quarta-feira, outubro 13, 2010

Ser humano


[3933]

Não há como nem porque ignorar a profunda emoção que tenho sentido no decurso da operação de salvamento dos trinta três mineiros encurralados a cerca de setecentos metros de profundidade. Emoção pelo regresso daqueles homens à vida e uma sensação muito gratificante pelo reconhecimento do engenho admirável do homem, quando submetido a situações especiais de exigência e que lhe fazem vir ao de cima as suas extraordinárias capacidades e as suas virtudes inatas de solidariedade, espírito de sobrevivência, inteligência, vontade, coragem e bravura. Só o conjunto destas virtudes poderia possibilitar o rigor e a eficácia com que a operação se tem vindo a efectuar, ao lado de, repito, uma enorme coragem (não é pêra doce uma pessoa «entalar-se» numa cápsula de meio metro de diâmetro e pouco mais alta do que ela para transpor cerca de setecentos metros de rocha em cerca de vinte minutos).

Uma lição de humanismo, uma lição de engenho, uma lição de coragem. Provando que o homem, quando quer e precisa é um ser extraordinário de inesgotáveis virtudes, de entre elas a sua capacidade intelectual para se adaptar às exigências e vicissitudes em que a vida, aqui e ali, nos faz tropeçar.

Vídeo com o aparecimento à superfície do primeiro mineiro. Ver aqui.

.

Etiquetas: ,

8 Comments:

At 6:07 da tarde, Blogger Margarida V disse...

voltei aos blogs, tinha saudades de passar por aqui

 
At 7:58 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Foi sensacional!
Também me comovo e admiro com a resistência e coragem deles.
Bem podem pensar que RENASCERAM!

 
At 8:21 da tarde, Anonymous IL disse...

absolutamente fantástico

IL

 
At 1:17 da manhã, Blogger Dulce Braga disse...

Espumante
há momentos como este, um verdadeiro "parto" do´"útero" da terra, em que me emociono com o que o ser humano é capaz quando trabalha pelo e para o bem.
***

 
At 7:13 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Margarida V

E seja bem vinda. estaca casa está sempre aberta e se te-se privilegiada com a visita :)

 
At 7:14 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Foi comovente, reconfortante, emocionante!!!

 
At 7:16 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

IL

Estou a ver se me consigo lembrar da última vez que fizeste um comentário sem te rires, sem uma graçola, um gracejo ou uma ironia!!!! Foi preciso um episódio desta natureza :)))
E concordo contigo. Boi absolutamente fantástico!

 
At 7:19 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce

Tentei ilustrar o meu sentimento perante a magnitude desta operação no meu post. Curto, mas muito genuíno. Foi, na verdade, uma grande vitória do homem!
***

 

Enviar um comentário

<< Home