quarta-feira, janeiro 06, 2010

Os superiores interesses não sei das quantas


[3568]

Por uma vez, e sem exemplo, me manifestarei sobre o «casamento», que não é casamento, entre um «casal» do mesmo sexo, que também não é casal, quanto mais não seja por definição. É uma questão de abrir o dicionário. Mas adiante, que a reflexão não é esta. É tão só a desprezível hipocrisia que sustenta o tema, sobretudo atentando na forma como é justificada a proibição de um “casal” do mesmo sexo adoptar crianças. E porquê? Por causa dos superiores interesses da criança. Donde, tanto quanto a literacia me permite entender, o casamento entre dois indivíduos do mesmo sexo não se enquadra numa moldura compatível com os superiores interesses da criança. Não sou eu que digo, dizem eles, os da lei.

Isto parece meio kafkiano, senão kafkiano por inteiro. O Partido do Governo promete agendar o casamento gay para a legislatura corrente. Depois leva o assunto ao Parlamento, «contratando» mesmo um conhecido gay para deputado, expressamente para as cortesias do evento, mas depois proíbe a adopção. No superior interesse das crianças. Supõe-se, assim, que o casamento gay, aos olhos das crianças, seja uma malfeitoria sem nome, ou então andamos todos a brincar à apanhada.

É a chamada conversa da treta. Infelizmente o assunto é demasiado sério e delicado para ser tratado com tamanha irresponsabilidade. Nada, afinal, que surpreenda com o governo que temos.
.

Etiquetas: ,

7 Comments:

At 4:28 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Amigo Espumante,
Também já escrevi sobre o assunto no meu, e noutros blogs, e estou perfeitamente de acordo.
Contudo e como sou picuínhas - não se pode ser perfeito -, um casal não é só aquilo que disse, mas também o nº3 disto.

Abraço,

 
At 8:37 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Paulo
Não será o caso indicado por si, mas em várias fontes onde aparece a definição contida no Priberam, consta a frase mágica edição actualizada. Eu não sei bem qual é ou mesmo se há algo ou alguém que consagre e monotorize o conteúdo dos dicionários. Aqui, por exemplo, a definição de casal é muito clara e não consta a possibilidade de um casal compreender dois indivíduos do mesmo género. Um casal de burros subentende um burro e uma burra, ou, noutro exemplo, um pombo e uma pomba. Dois burros são dois burros e dois bois são, quando muito, uma junta de bois e não um casal. Mas quem sou eu para discutir a língua portuguesa? Mantenho, apenas, uma reserva clara quanto às definições apressadas que contemplam dois macacos como uma casal de macacos ou dois galos como um casal de galos, ou um casal de coelhos como um casal de coelhos. Pressinto uma entativa clara de adaptação às "necessidades" do momento.
Um abraço para si, sempre.

NR

 
At 8:41 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Ainda Paulo

Esqueci-me de fazer o link em "Aqui por exemplo".... Aqui fica ele:

Aqui, por exemplo, a definição de casal, etc.

 
At 9:34 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Espumante, leia a possibilidade nº4 do dicionário que indicou: «par, parelha».... :) Bom dia!

 
At 11:00 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Paulo

Paulo, já tinha reparado. Tinha lido. Mas isso vem de encontro exactamente ao que que afirmo em cima e que me parece ser o que eu chamaria de uso de conveniência para o fim em vista, fazendo actualizações.
É comum dizer um par de galos, uma parelha de bois, mas nunca ouvi um agricultor dizer que ia pôr a canga a um casal de bois, ou que o "terceiro touro da corrida tal, tinha um casal de cornos muito fechados que dificultava a pega" :))))
Ou ainda, que a pega foi bravíssima porque o forcado tinha um casal de t..... que só visto. Que alguém tenha dado um casal de chapadas a alguém...
Podia estar aqui um casal de horas a citar exemplos.
:)

Abraço

 
At 6:41 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Veja o nº3 do "seu" "desactualizado" dicionário: «conjunto de duas pessoas casadas ou que mantêm uma relação amorosa ou íntima, vivendo ou não juntas»... Aquele ou significa que "casal" também significa "conjunto de pessoas que mantêm uma relação amorosa ou íntima, vivendo ou não juntas".

Por maior que seja o seu casal de t..., não vai dizer que estou errado...! :))) Clarinho como água; é só tirar o "pré" do "conceito", Jesus!

Tenho a certeza que não leu bem este nº3, só pode :P

Abraço,

 
At 9:14 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Paulo
Antes de ler o nr 4, que me sugeriu, já eu tinha lido o nr 3.
Confesso que não vislumbro de onde é que a leitura do que lá está lhe dá razão a si. Mas... não vamos fazer disto uma long story. Um dia tomamos um café e discutimos estes detalhes :)))))
Abraço

 

Enviar um comentário

<< Home