segunda-feira, agosto 10, 2009

Um minuto de palmas


[3292]

Quando eu era pequenino, ensinaram-me que um minuto de silêncio era uma manifestação de pesar pela passamento de alguém e uma forma de recolhimento perante essa perda. Pesar e recolhimento consubstanciados naquele curto período de silêncio pesado, afinal um tributo ao falecido, em forma de solene respeito.

Ainda ontem observei um minuto de silêncio num estádio de futebol, um minuto em que umas dezenas de milhares de pessoas observaram rigoroso silêncio pela morte de alguém cuja identidade me passou. As pessoas silenciaram-se e aguardaram respeitosamente o apito do árbitro. Não, não foi cá. Foi em França onde, ao que parece, o silêncio é silêncio e palmas são palmas. Mas não em Portugal. Por qualquer razão que me escapa, de há uns tempos para cá que todos os minutos de silêncio em estádios de futebol são minutos de aplauso.

Os portugueses são originais e quando se esquecem como sê-lo, inventam. Agora é a moda das palmas. Há qualquer coisa que não bate certo em dar o significado das palmas ao silêncio, mas a nossa originalidade não tem limites. Ainda anteontem, no jogo Benfica vs Milan, no minuto de silêncio a Raul Solnado a multidão irrompeu numa ruidosa salva de palmas, para espanto dos nossos visitantes. Como de costume, afinal.
.

Etiquetas: , ,

11 Comments:

At 12:40 da tarde, Blogger Dulce Braga disse...

Há 12 meses atrás, pega de surpresa, contive minhas mãos num enterro, qdo desciam o caixão à sepultura e uma saraivada de palmas interrompeu o silêncio.
Depois me arrependi de não ter tb aplaudido a excelente violinista que estava sendo sepultada.

 
At 2:56 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga

Provavelmente não me expliquei bem. Nada tenho contra as palmas nas condições e circunstâncias que referes. Pelo contrário, acho que é um tributo bonito. Mas isso é diferente de um minuto consagrado especificamente ao silêncio, normalmente em espectáculos públicos, como um jogo de futebol,em que os espectadores e paricipantes são convidados ao silêncio e recolhimento durante um minuto. Exactamente aquilo que os portugueses de repente descobriram que não conseguem fazer, desatando tudo a bater palmas. Espero que me tenha expressado melhor, agora.

Bjs

 
At 1:01 da manhã, Blogger Dulce Braga disse...

Apesar de loira tinha entendido muitissimo bem (gargalhadas sonoras), por isso a mensagem subliminar, da minha amiga ser violinista e assim como Raul Solnado ter tido as palmas como o troféu maior durante toda a sua vida profissional. Garanto que se ao ilustrissimo falecido fosse possivel escolher ele optaria pelo tributo que lhe conferiram, embora quebrando o protocolo.
Quem está dizendo isto é uma adepta diária do Yoga e da meditação...apesar de loira (mais gargalhadas!!)

 
At 6:57 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Fui suficientemente polido para dizer que sou eu que me expresso mal em vez de te camar loira :)))))))
Apesar de dares sinais evidentes de que, apesar de tudo, me parece que não «me expressei» ainda suficienrtemente para te transmitir o meu conceito que diferencia as palmas do minuto de silêncio. Em lnguagem mais «morena»... um falecido pode muito bem acomodar um minuto de silêncio à partida de um jogo de futebol e uma salva de palmas na descida aos «30' under» (arrisco esta por saber que há loiras que falam inglês ) :))))))))

Bjs

 
At 11:01 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga

No comentário anterior, onde se lê "... em vez de te camar loira..." deve ler-se, naturalmente, "... em vez de te chamar loira..."
Desculpa.

 
At 12:41 da tarde, Blogger Dulce Braga disse...

Ok...OK...Ok...não vamos mais falar nisso que as loirisses e morenices já te estão a fazer trocar e comer muitas letras :))))
Bjs

 
At 3:24 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Está bem, não falamos. Mas que fiquei sem perceber se percebeste, tens de perceber que fiquei :))))))

 
At 5:11 da tarde, Blogger Dulce Braga disse...

Calma, sem stress, vamos lá: eu percebi, que ficaste sem percerber se eu percebi e percebi que não percebo porque é que queres perceber se percebi. Acho melhor parar de trabalhar e ir comer uns percebes...percebes?!?

 
At 6:03 da tarde, Blogger Sinapse disse...

... primeiro, a gargalhada ... lol! looool lol!

... depois, entro em stress patriótico ...

 
At 8:43 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga
Está percebido :)

 
At 8:44 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse
O teu olho aqui é muito diferente do olho do facebook...
:)

 

Enviar um comentário

<< Home