domingo, agosto 09, 2009

Sou um optimista, é o que é


[3291]

E é quando ando de mais ou menos bem com o meu país que estas coisas me acontecem. Há alturas em que me convenço que somos um povo normalzinho da cabeça, com os defeitos e virtudes do resto dos povos. Eu sei que há a insistência trágica da nossa comunicação social em fazer reportagens em directo e escolher os entrevistados a dedo, entenda-se, de bigode, gordos, calinos e boçais, no caso «deles» e feias, desdentadas e doentes dos ossos e com dores nas costas, no caso «delas». Mas, que diabo, lá está, dá-se o desconto à profundidade da nossa comunicação social e acreditamos que os directos são meramente circunstanciais e que não representam a grei. E entramos, por isso, num período de conforto e gozo das coisas boas que temos e tolerantes, contemplativos e até participativos da gente que somos. Mas depois, vem um grunho qualquer e borra a escrita. Que é quando, por exemplo, nos dão uma batida no carro. E dar-nos uma batida no carro é isso mesmo, é irmos sossegados na nossa faixa (na da direita, ainda por cima) em velocidade reduzida, mesmo porque ensanduichados pelo trânsito que nos precede e procede e apanhar com um idiota que se cansou de ir atrás do eléctrico e resolveu mudar de faixa. Parados os carros e disposto a submeter-me ao flagelo de estrear o colete (o meu carro tem um anito e meio…) e ao preenchimento da declaração amigável, oiço de imediato um f…-se, c…… então bócê entra-me assim pelo lado? Olho para o energúmeno e diluí a raiva na tristeza de ter me confrontar com esta gente, sobretudo se, como era o caso, usam um bigode farfalhudo, barba de anteontem, mãos de sapo e a cheirar a canos, e a conduzir um carro com matrícula começada por K (ainda há destas matrículas, para quem não saiba…) e a gasól, está bem de ver.

Pondo de lado as c......das com que o nosso tuga iniciou o diálogo, passámos ao preenchimento dos papéis. Era flagrante a dificuldade do homem. Aparentemente ele lia muito bem, mas claramente não percebia patavina do que lá estava escrito. Ajudou-o a mulher, mais calma, e ele lá atamancou a coisa o melhor que podia, não sem ter feito três esboços diferentes do choque, qualquer deles mostrando claramente que ele é que mudava de faixa, e indicando facilmente a culpa no acidente. Mas teve de fazer três desenhos, em cada um o carro avançava mais uns metros e foi preciso eu dizer para parar, porque daí a pouco ele estaria a desenhar a viatura dele á frente da minha, só faltando depois dizer que eu lhe batera por trás, mesmo tendo a ele a parte dianteira direita amachucada e eu as duas portas do lado esquerdo.

É a grandeza da nossa pequenez ali estampada num episódio tão insignificante como uma batida de carros. O português não tem culpa, nunca tem culpa, a culpa é sempre do outro, mesmo que a culpa que tem seja tão evidente como as nuvens negras anunciarem tempestade. Articula a sua «Chico-espertice» como se de inteligência se tratasse e termina o acto com a última palavra e com a expressão de que levou o outro no bico.

É por estas e por outras que tenho de desconfiar sempre dos períodos demasiadamente longos sem batidas no trânsito de Lisboa e sem directos das nossas televisões que é quando a massa crítica da minha análise introspectiva começa a ceder com a luz de Lisboa, com o clima, com o 25 dos Prazeres, jardim da Estrela, Chiado, Tejo, marginal, comida e outras delícias. Até um grunho qualquer me raspar as duas portas do carro e sair de baioneta calada aos berros de f…-se c…… Já me f..eu o BMW, f…-se, então bócê entra-me assim pela faixa, c......?

Nota: Faltou apenas referir que o valentão tinha um metro e meio, calçado, era rubicundo como um globo terrestre que o meu paí me ofereceu como candeeiro de quarto quando entrei para a escola e usava calças de bombazine verdes.
.

Etiquetas: ,

9 Comments:

At 11:08 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

sabe que eu, desde que apareceram esses coletes canarinhos, cheguei à conclusão que a sua invenção permitiu nivelar os sinistrados da estrada: ficam todos fardados de igual quais meninos de colégios...
margaridacf

 
At 12:03 da manhã, Blogger Dulce Braga disse...

Vc bate, ou batem no seu carro e tem que vestir um colete amarelo?!?!? Me explica isso que tenho que estar preparada qdo aí for...vai que o barrilzinho de bigode passa por mim!!!:)))

 
At 7:43 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

margaridacf

Todos temos essa sensação e, na essência, concordo com a medida. Se bem que me custe ser nivelado ao grunho que me bateu no carro :)

 
At 7:45 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga

Sim, Dulce, são uns coletes reflectores obrigatórios por lei e que temos de colocar sempre que parados por motivo de acidente. E a polícia é muito rigorosa nesse pormenor. Um dia alguém do governo brasileiro se vai lembrar de levar a moda para o Brasil ...
:)))

 
At 7:55 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Havias de bater no Porto eheheh

 
At 6:13 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

..pois...mas de facto quem passou por vós nivelou-os...aliás, acrescento que esse ritual post-"choques" tem uma função além da logística legal. Repare que o homem saíu do carro em palavrões mas teve de acalmar para preencher a declaração dita amigável, reduzindo-se à sua insignificância de grunho agravada pelo facto de ter necessitado de ajuda da "esposa".
..e as mãos cheiravam a canos? eheheh mas deu-lhe um passou bem?? E reparou se a unha do mindinho estava crescidinha? lolol
Voltei a ler o post e voltei a sorrir,não só pela assumida snobeira que eu partilho integralmente.
Que as seguradoras sejam eficazes é o que lhe desejo e que continue a estar em paz com esta terra...
margaridacf

 
At 7:13 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

margaridacf
Ou seja, sou embatido por um energúmeno que se a grunhice pagasse imposto estaria todo carimbado e ainda levo uma rodada de snobeira, mesmo que assumida :))) Está bem, para a próxima vou «buber» um copo com a besta, em vez de me pôr para aqui a escrever posts.

 
At 6:04 da tarde, Blogger Sinapse disse...

f…-se, c…… então bócê entra-me assim pelo lado?

... em Lisboa também se trocam os v's pelos b's?

;) ;) ;)

 
At 8:47 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

O homem era de Zinde, carago, de Ermesinde, mas tu num bês?
Quanto a entrar-me assim de lado... da única vez que me entraram de lado foi para me tirar o apêndice :)

 

Enviar um comentário

<< Home