Kurikutela
[3200]
Amanhã sigo para mais uma viagem de trabalho. Uma semana em Angola.
Conheço (dei-me ao trabalho de ir ao mapa contar, agora mesmo) 29 países em África, contando com o Reino do Lesotho e isso, de certa forma, permite-me afirmar convictamente que Angola, do meu ponto de vista, como é claro, é aquele onde as pessoas têm a mais perfeita articulação entre a estética e a espiritualidade, donde a música, a dança e a expressão oral são o exemplo vivo da minha convicção. Que me perdoem os moçambicanos (em cujo país vivi alguns anos).
Por isso e porque estou preguiçoso para escrever sobre seja o que for, deixo aqui uma canção, velhinha, lindíssima e com um significado especial para todos aqueles que, como eu, conheceram o «cama-couve». Aquele comboio que ligava a Zâmbia a Benguela, de luxuosas instalações para dormir e comer por entre a estarrecedora beleza do percurso (cama) e de apropriadas instalações para carga (couve) e, desconfio hoje, alguns passageiros sem posses para a cama fofa de lençóis de linho e para os ovos mexidos com bacon, scones, café e sumo de laranja servidos cedo, nas manhãs muito frias e luminosas, ali pela verdura do Cuma, Longonjo e Lépi, antes de chegar ao Huambo.
Já estão chegando na terra
Toda a gente leva pressa
Para chegar na sua terra
Estão os parentes à espera
Kurikutela (comboio)
Bom fim-de-semana
.
Etiquetas: angola, fim-de-semana, viagens
9 Comments:
Boa viagem à minha terra! Se puder coma maboques por mim. A unica fruta que não achei no Brasil para matar saudade.
Bjs
Dulce/BR
Que tudo corra bem e dê notícias.
Caála, Lépi, Longonjo, Cuma, Alto-Catumbela, Ganda, Cubal, Caimbambo, 75 e Benguela. É isso?
:)
não conheço África, com muita pena.
Boa viagem e bota aíos retratinhos. :)
Dulce/BR
O maboque dá no sul e no Verão. Não estão, assim, "reunidas as condições". Mas deixo lá um beijinho seu.
JoãoC
Um abraço
Anónimo
É. Pelo menos do Huambo para baixo :)
Cristina
É difícil falar de África sem cair um bocadonho na lamechice. Mas como de cada vez que lá vou há sempre umas histórias de verdadeiro tratamento ao fígado, procurarei cingir-me a essas :)
À margem: As madeixas actuais beneficiaram consideravelmente o Contra-Capa :))
Obrigado pela lembrança dessa viagem, hoje já mítica para quem a fez inúmeras vezes, sem saber que a paisagem estarrecedora (compreendo, e adorei o termo)que o colava várias horas à janela acabaria por se tornar o sonho distante de uma criança que teve a felicidade de crescer por ali.
Creio que se esqueceu, no meio dos scones e dos ovos com bacon, das mãos enluvadas dos criados fardados ao mais puro estilo inglês, uma antecipação de espanto que me fez sorrir de reconhecimento saudoso no deslumbrante África Minha.
Tenha uma boa viagem. A inveja (neste caso saudável)fica comigo.
Enviar um comentário
<< Home