domingo, fevereiro 01, 2009

Respeitinho


[2911]

Torna-se cansativo a frequência com que ouvimos a apologia da presunção da inocência. Não há ninguém que o não afirme. Gosto sobretudo daqueles que com ar compenetrado e com o lastro social que acham que devem ostentar de cada vez que falam para as câmaras, acabam por dizer exactamente o mesmo que o mais anónimo dos anónimos, sem lastro nenhum, repete à exaustão. Dou o exemplo de Manuel Alegre que do alto do seu sobretudo e cachecol, expressão grave e barba hirsuta olhou para as câmaras e acabou a dizer, sobre o caso do Freeport: - É preciso que tudo se resolva rapidamente. E até lá todos são presumidos inocentes. Fiquei informado. E muito mais descansado. Alegre fez bem, que eu já andava esquecido e preparado para uma chacina de carácter e a congeminar urdiduras negras, muito negras e cheias de objectivos muito escuros e poderes muito ocultos. Tudo isto com uma insídia danada, que é um termo que andava meio puído na minha memória mas que o frenesi recente da blogosfera reavivou.

Mas se toda a gente é presumida inocente, ninguém é suspeito, não há arguidos, porque carga de água algumas figuras de proeminência inegável na nossa praça se desmultiplicam em entrevistas em defesa (engenhosa) de um primeiro-ministro que não é suspeito nem arguido? E porque carga de água eu sinto uma forma reverencial de se falar nos factos que Sócrates acha serem o fruto de campanhas ardilosas e urdiduras e de poderes ocultos (e quando Santana Lopes era sovado de hora a hora porque se vitimava?), por parte de comentadores, políticos e, frequentemente, anónimos cidadãos? Ainda ontem no "Eixo do Mal" as alegadas travessuras de Sócrates foram tratadas com pinças. Clara Ferreira Alves, surpreendentemente, ia quase conseguindo passar todo o programa sem mencionar o nome do PSD ou de Santana Lopes. Mas, já em período de descontos, não resistiu a deixar-se envolver na tese da urdidura e teve de mencionar os imbecis do PSD, mesmo chutando para canto dizendo ter sido uma designação de Pacheco Pereira no seu blog. A senhora respirou fundo, por fim!

.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

At 10:01 da tarde, Blogger António de Almeida disse...

De facto todos têm direito à presunção de inocência, Fátima Felgueiras, Valentim Loureiro, Avelino Ferreira Torres, Isaltino Morais, Oliveira e Costa, Dias Loureiro, e claro, José Sócrates...

 

Enviar um comentário

<< Home