domingo, fevereiro 01, 2009

Esta gente deve dormir mal...


[2910]

Não sou médico, conheço uma meia dúzia deles, uns, amigos, outros, porque me trataram da saúde (literalmente) do par de vezes em que tive de me deitar numa marquesa. Menos ainda percebo dos meandros das políticas de saúde deste país, para além de ter consciência de que vivo num país de hipocondríacos militantes que afunilam as urgências e de poucos médicos porque, segundo o que julgo saber, o número clausus da admissão à faculdade de medicina era mais apertado que o rabinho daqueles que pela primeira vez se sujeitam a uma palpação de próstata. E depois, também sei que se vivo num país que prima pela falta de rigor, pelo desenrascanço, falta de profissionalismo e consciência cívica, não vejo nenhuma razão para que o serviço de saúde não sofra dos mesmos males. Tudo isto sem embargo, já se vê, dos doentes mesmo doentes e dos médicos zelosos e competentes que, felizmente para os doentes, existem e desenvolvem uma actividade séria e, espera-se, profícua, porque todos nós temos de pagar a TV Cabo ao fim do mês.

Tudo isto para referir um dichote da actual ministra da saúde, Dr.ª Ana Jorge, que depois de um tempo em que, julgo, a maioria dos portugueses se esqueceu que ela existe, achou que devia dar sinal de vida. Como? Simples. Tratou de nos informar que aumentou as cirurgias em oftalmologia e concluiu que os médicos são uns mercenários.

Sonho com o dia em que esta gente deixe de acordar com o social na boca e introverta um verdadeiro sentido de cidadania e serviço público. Ou que as escolhas dos portugueses recaiam em quem se preocupe genuinamente com a melhoria das condições de vida de todos nós, em vez de fazerem do jargão político e do bafio das tiradas sobre os interesses instalados a sua razão de existirem. Mas não parece ser fácil. Um dia destes acordamos a comer interesses instalados, grande capital e capitalistas. Se, entretanto, não tiverem desaparecido todos, claro. E aí, bem pode acontecer ficarmos todos a falar sozinhos.

.

Etiquetas: ,