quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Magistrados "Petromax"



[2310]

Antigamente havia uns candeeiros a petróleo que o vulgo, por razões que me escapam, chamava “Petromax”. Quem tenha vivido ocasionalmente no mato de África, sabe do que estou a falar. Aquilo era um pouco complicado e requeria alguma perícia. Tinha a chamada camisa, uma coisa muito frágil e que se tornava incandescente por força da pressão que se dava ao petróleo injectado na camisa, proporcionando a iluminação pretendida. Acontece que os "petromax" tinham tendência para perder pressão. Ao fim de um par de horas de funcionamento contínuo era necessário dar á bomba ao "petromax" para aumentar a pressão e reavivar a luz.

Por qualquer razão, a notícia que acabei de ouvir segundo a qual Maria José Morgado vai investigar hipotéticas luvas que Pinto da Costa terá recebido pela transferência de jogadores fez-me estabelecer algum paralelo com a história dos "petromax". De cada vez que a luz de MJM fenece, alguém vem dar umas bombadas no "petromax" da senhora. No caso vertente, para além de se evitar que a sua luz se apague fica-se a saber que Pinto da Costa poderá ter recebido umas comissões o que, como se imagina, poderá estar na génese de todos os males do futebol português.
.

Etiquetas: ,

9 Comments:

At 2:03 da tarde, Blogger Madalena disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 4:09 da tarde, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Petromax é uma fábrica alemã de candeeiros a petróleo, que ainda produx, apesar da concorrência chinesa.
Agora já sabes.
Um abraço

 
At 4:09 da tarde, Blogger António Chaves Ferrão disse...

...produz...

 
At 10:37 da tarde, Blogger Madalena disse...

A minha mãe diz que eu nasci à luz de um petromax.... Já não ouvia falar de petromaxes há um ror de tempo.... Beijinhos!!!!!

Era meu e fui eu que apaguei o primeiro comentário... erro muito inadmissível... gralha? lapso? Erro!!!!

 
At 11:39 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

madalena
Não sei se haverá alguém que tenha nascido ou passado em Moçambique que não saiba o que é um Petromax :)))
Beijinhos

 
At 11:40 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

antónio chaves ferrão
Agora já sei e obrigado pela informação :))
Um abraço

 
At 1:42 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

O candeeiro Petromax deve ser (é de certeza!) primo chegado da bomba de Shelltox. Não há memória de uma qualquer mosquita, a ovular, que tenha resistido a uma boa dose de Shelltox no quarto dos putos. Qual Malária qual carapuça ! Viva o Shelltox !

 
At 10:17 da manhã, Blogger Torres Mboa disse...

mas como surge mesmo o candeero petromax?
como se descobriu que aquela invensao podia dar a luz necessaria nas nossas casas?
sera que essa invensao tem relacao com a ciencia? qual e?

 
At 10:23 da tarde, Blogger VMV disse...

PETROMAX era/é uma marca que acabou por se confundir com o produto... Acontece que a origem da marca PETROMAX destes candeeiros a petróleo é alemã. Talvez se lembrem da marca de radios e televisores GRAETZ... No início foi para produzir candeeiros a petróleo que a fábrica foi fundada e posteriormente evoluiu para a fabricação de rádios e mais tarde aparelhos de televisão. Resumindo, a produção dos PETROMAX transitou para Portugal onde segundo a Wikipedia existia uma fábrica. Existia porque actualmente esses candeeiros a petróleo são fabricados na China...

 

Enviar um comentário

<< Home