quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Gato em pote de barro quente



[2307]

Ontem, salvo erro, a notícia era a de uma tradição carnavalesca algures no norte de Portugal, em que um gato é colocado dentro de um pote de barro. O pote é içado por umas cordas ao topo de um poste, na base do poste faz-se uma fogueira, após o que se lança fogo às cordas que suportam o pote com o gato lá dentro, as cordas ardem, o pote cai em cima da fogueira, o gato foge esbaforido, certamente chamuscado pela chamas da fogueira e a multidão urra de contentamento e acaba a beber uns copos, enquanto o gato deve ir lamber as feridas para outra freguesia.

Parece que se ilegalizou a coisa e os populares, iracundos e ofendidos pela eliminação das nobres tradições da nossa terra resolveram fazer o mesmo com um gato de peluche. Mas prometem que isto não fica assim. Vão até às últimas consequências para repor a verdade, entenda-se substituir o gato de peluche por um gato de carne e osso, que isto de peluches não tem graça nenhuma. Um dos populares dizia mesmo não entender tanta discussão á volta da coisa. Então também não se mata o porco? E depois não se come o porco? Enquanto que o gato ninguém o come, dizia ele para as câmaras.

Lógicas dos nossos Entrudos e isto é preciso é o povo feliz. Nem que seja a deixar cair gatos de vários metros de altura dentro de um pote de barro em cima duma fogueira. E depois… há as tradições.

Estou certo que Jorge Sampaio não soube da história do gato pendurado, senão tinha aberto outra excepção, juntamente com a matança de touros em Barrancos, em defesa das nobres tradições portuguesas. Acompanhado duma lágrima de comoção, como é óbvio.
.

Etiquetas: ,

6 Comments:

At 10:36 da manhã, Blogger Carlota disse...

Muito bem! Sobretudo o comentário do último parágrafo.

 
At 2:27 da tarde, Blogger Sinapse disse...

... vou arriscar ser do contra e expressar aqui alguma indignação ... mas porque carga d'água há-de proibir-se uma tradição em que um gato (que já se sabe que cai sempre nas 4 patas e que tem 7 vidas) é apenas chamuscado pela fogueira?

... admito nada saber sobre essa tradição, quais as origens e os significados, de que século data ...

... provavelmente data de há 2 décadas e não tem grande significado ...

... mas irrita-me o politicamente correcto que perpassa por todas as esferas da nossa sociedade, e isto cheira-me a politicamente correcto ...

Tenho (provavelmente mal) dito.


Beijinhos, e para o gatinho também,
Sinapse

 
At 9:13 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

carlota
Ainda bem que concordas. Vamos já fazer uma frente contra a Sinapse :)))

 
At 9:16 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
Na primeira parte do comentário tens razão. Mas supõe que amarram uma fatia de torrada com manteiga nas costas do gato e com a manteiga virada para cima? É que, como sabes, uma torrada barrada com manteiga quando cai, cai sempre com a manteiga para baixo.
Por outro lado, tu não estás a ver bem a coisa. O gato está pendurado a meia dúzia de metros do chão, uma fogueira enorme por baixo do pote, tudo a arder, o pote a cair dquela altura e o gato esbaforido e queimado a fugir dos humanos loucos. É, no mínimo, insano. Tu sabes bem que não sou politicamente correcto. É mesmo pena do gato e vergonha dos homens
:))
beijinhos felinos

 
At 2:31 da manhã, Anonymous Ana disse...

Tradições são cultura e cultura se muda. Burrice se muda.

 
At 4:37 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

É. PORQUE NÃO COLOCAR OS FILHOS DESTES DESVAIRADOS NO POTE? OU QUEM SABE A MÃE? QUEM VAI RIR OU VIBRAR???? QUEM????

 

Enviar um comentário

<< Home