sexta-feira, novembro 23, 2007

Mentiras



[2155]

"...O candidato a secretário-geral do PS José Sócrates acusa o Governo de promover o "maior ataque fiscal à classe média portuguesa" através da sua política económica e prometeu que vai combater as medidas anunciadas pelo ministro das Finanças..."

"...Para José Sócrates, Bagão Félix "confirmou esta semana que a política económica dos últimos dois anos vai ser paga pelos suspeitos do costume: os trabalhadores por contra de outrem, a classe média portuguesa". "Este é o maior ataque fiscal à classe média portuguesa e o PS vai-se opor a estas medidas porque são injustas..."

"...e comentou que a possibilidade de cobrança de portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT), como é o caso da A23, que serve a Covilhã, é um erro porque, neste caso, a A23 "não tem um verdadeiro perfil de auto-estrada" e que "não há alternativas..."

Estas pérolas não são de há muito tempo. Tenho pena, por vezes, de não ser jornalista o que me permitiria ter registos e arquivos de tudo isto. Vale-nos gente como a Helena Matos que sopram o pó de velharias não tão velhas assim e nos recordam estas maravilhas.

Sócrates não é um mentiroso, na expressão puramente semântica do termo. Sócrates é um mentirososito que não fez mais do que aplicar aquilo que aprendeu nas cartilhas de um partido que nasceu do pregão de ideologias populistas e de uma doutrina marxista e que pouco a pouco foi emprateleirando os pregões e as doutrinas, se quis ser poder. O problema é que emprateleirada a utopia não resta muito mais que extrair destes profissionais da política, mesmo quando no pleno uso das suas prerrogativas partidárias conseguem licenciaturas através de cartões de visita.

Sócrates é um exemplo acabado deste tipo de gente. Arguto e impreparado, seguiu os trilhos das jotas e anda agora deslumbrado com viagens e gentes em tudo diferentes das boas gentes beirãs e transmontanas. Para lá chegar, berrou enormidades como as que aparecem lá em cima, enganando tudo e todos. Até ele próprio. A mentira das SCUT, então, é insuportável, talvez porque lembre mais o fatídico Guterrismo.

Quiçá um dia as pessoas percebam melhor o logro de um partido como o PS. Até agora, porém, têm vindo a ser ludibriadas, há cerca de três décadas. O que me faz pensar que muito provavelmente, temos os mentirosos que merecemos.
.

Etiquetas: , ,