sábado, setembro 15, 2007

Porque hoje é Sábado. África do Sul - Tantos países num só ( 3 )


Cape Agulhas - Vista a partir da colina dominante . Note-se, ao fundo, o margo geodésico que assinala o ponto exacto do "southernest point" of the african continent!

[2012]

Cape Agulhas. – Na realidade o ponto mais a sul do continente africano, contrariamente à noção generalizada de que é o Cabo da Boa Esperança que detém esse título.

O Cabo Agulhas (nome dado pelos portugueses devido aos múltiplos recifes e rochedos que abundam naquela zona) situa-se a 34º49’ S e 020º00’E e marca realmente a divisão entre os Oceanos Índico e o Atlântico. É uma região de ventos fortíssimos e onde as águas frias da corrente circumpolar antárctica confluem com as águas mais quentes da corrente agulhas, oriunda do Canal de Moçambique, provocando tempestades frequentes e ondas gigantescas que segundo a crença popular podem atingir os trinta metros.

Cape Agulhas é uma pequena vila maioritariamente formada por pescadores. Apenas 6% da população é negra e imigrada dos territórios bantus mais a norte.

Cape Agulhas é ponto obrigatório de passagem para os privilegiados que fizeram ou farão ainda a célebre Garden Route, uma das estradas mais bonitas do mundo e que parte de CapeTown para Somerset West, Strand, Gordon’s Bay, Hermanus, Mossel Bay, Knysna, até à Wild (ou Skeleton) Coast.




Quem não desejou já ter uma casa na árvore como nas histórias de escuteiros?
Mala-Mala game reserve, bungalow.


Existem algumas dezenas de reservas privadas no Kruger Park, aquele pedaço de paraíso entre a África do Sul e Moçambique.

Conheci algumas e de todas a que mais gostei foi a de Mshlabanyhati mas, infelizmente, não encontrei qualquer registo na net.

De qualquer forma, Mala-Mala é talvez a maior e mais conhecida. Estende-se por 16.000 hectares e acompanha o Sand River por alguns quilómetros. Tem early morning e dusk safari em jipes abertos e guias experimentados. É uma região muito rica em carnívoros, sendo relativamente fácil assistir à caçada de um javali ou grande antílope por leões.

A uma hora de voo de Johannesburg e a meia hora de voo de Maputo e a preços razoáveis, Mala-Mala bem poderia competir com as Puntacanas do nosso descontentamento

Nota: Clicar em ambas as fotos para ver melhor

ADENDA: De Brisbane chega-me uma correcção. Uma amiga que conhece a RSA tão bem ou melhor do que eu chamou-me a atenção para o facto de a Skeleton Coast se situar no Atlântico e não no Índico. E eu, careca de saber mas cada vez mais descuidado na forma como descrevo coisas, agarrei na Wild Coast e na Skeleton Coast e meti tudo no mesmo saco. Um beijinho para a D e obrigado pelo cuidado.
.

Etiquetas: ,

6 Comments:

At 10:33 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Como sabem bem 'estes passeios' 'down memory lane'... Obrigada!
E ca quando vens?!
Beijinhos aqui das antipodas e saudades.
D

 
At 8:11 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Olha la...estava aqui a pensar...a 'wild coast' e' para um lado...a 'skeleton' para outro...estou enganada ou estas tu?! ;-)
Xis
D

 
At 9:22 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

D
E estou eu. E sem remissão. O mais grave é que eu sabia, mas o tempo, a distância e, provavelmente, a mente emboatada por muitas recordações, conduziram-me a este estúpido erro.
Um beijinho pela tua atença e já vou a correr fazer a cirrecção.

 
At 11:13 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Nao duvidei de que sabias/sabes...mas 'adorei' esse segundo ou milesima de segundo que sera o tempo que te leva a escrever de 'branco'...alem disso o meu pai tambem tinha notado...;-)e' o 'mal' de seres lido por muita gente em muitos lados do mundo!!!
Beijinhos.
D

 
At 5:12 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Belíssimo post, igual ao bonito e completo deslumbre que á a paisagem sul-africana! - um beijo, IO.

 
At 11:29 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO
Eu adoro a variedade deste país e acontece que o conheço muito bem, de Norte a Sul...
beijinho
P.S. Não me esqueco da corrente dos livros. Talvez amanhã

 

Enviar um comentário

<< Home