sexta-feira, agosto 31, 2007

A Festa



[1983]

Vai por aí um “ai Jesus”, de novo, com a vinda de uma representação das FARC à Festa do Avante. Em boa verdade me custa perceber este bru-á-á. De há muito que me habituei a considerar os comunistas como gente ardilosa, não-fiável, mentirosa e com uma total ausência de escrúpulos nos métodos, na forma e na substância em tudo o que se refira à preservação das suas doutrinas e interesses. Sobretudo os comunistas portugueses, agarrados a uma ortodoxia que só pode medrar pela ingenuidade e atraso de muita gente, boa e bem intencionada, que continua a ser usada e manipulada no folclore da festa do Avante. Há que juntar também algumas personagens de bom tom que acham “girérrimo” ir lá comer uma febra ou ouvir os “Xutos” ou o Luís Represas, mas isso é outro "departamento".

Não percebo, assim, porquê tanta admiração com a
vinda, outra vez, dos terroristas colombianos à festa do Avante e, muito menos, com o espanto pela habitual inoperância cúmplice das autoridades portuguesas. Para além da alusão recorrente à imagem da Ingrid Betancourt, havendo tantos outros exemplos de rapto de cidadãos portugueses. Feitos, em curso e por fazer.

É muita hipocrisia junta para a minha vesícula e é por estas e por outras que eu nunca fui à “festa”.Tive “festa” que chegou.
.

Etiquetas:

6 Comments:

At 1:44 da manhã, Blogger cristina disse...

ardilosa, não-fiável, mentirosa, sem escrúpulos, ingénua, boa gente, bem intencionada, "girérrima",...

Estou a tentar escolher... Acreditando que sou boa gente e bem intencionada, parece que tenho, inevitavelmente, de acrescentar a ingenuidade... :) Mas é claro que também é montes de giro passear pelos concertos só para marcar presença... Fica bem no currículo! :)

Olha lá, não dá para criticar posições partidárias sem entrar no insulto generalizado?!... Humm... Se calhar não...

 
At 10:12 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

cristina
Não creio que tenho insultado, muito menos generalizadamente.
Limito-me a reflectir sobre matéria factual, já que para o bem ou para o mal tive uma experiência muito viva sobre comunistas no poder. Aqui, sim, estou a generalizar, ou a passar um pouco pela rama, porque é irrelevante esmiuçar porquê e como tive essa experiência.Apenas que foi fora de Portugal.
Nessa experiência, apercebi-me da autêntica fraude política que é aplicada àqueles que genuinamente acreditavam e acreditam no comunismo como regime político. Por isso, e em relação a esta matéria, há duas coisa que particularmente me repugnam. Uma é a retórica que transmite uma ideia falsa dos diregentes partidários (estou a falar objectivamente do PCP), já que não tenho um milímetro de dúvidas sobre o regime que defendem. Porque o vivi de perto e assiti a episódios (vivi mesmo alguns deles) absolutamnete inimagináveis e inaceitáveis. A outra é que eu não consigo, por exemplo tratando-se da festa do Avante, participar numa festa que serve de frontespício a um regime que ainda hoje não se inibe de prender alguém só porque pensa diferente, ou mesmo executar só porque foi apanhado com moeda convertível e muitas outras coisas que não caberia aqui enumerar. Aliás, os regimes comunistas que sobrevivem são um exemplo vivo do que digo, estão aí para o exemplificar bem.
Admito que a minha linguagem possa resvalar um pouco para aquilo que te parece um insulto. Não é. Tenho amigos comunistas e sou um profundo crente na liberdade e no pluralismo de ideais. Mas isso é exactamente, a liberdade e o pluralismo de ideias, que me faz renegar um sistema que para além de consabidamente representar uma utopia, foi responsável pelo extermínio de milhões de pessoas e continua a ser responsável pela tragédia de alguns milhões de outras.
Por último, o girérrimo... é uma forma de expressão, como direi... se há alguém curioso por coisas e pessoas sou eu, mas neste caso da festa do Avante esbarro realmente com este preconceito. Ir comer um pastel de bacalhau e uma cerveja no seio de terroristas... não, não faço, não vou, não quero, não pactuo. Talvez porque já vi terroristas demais na vida. E sim, conheço muita gente aqui pela minha "paróquia" que diz que foi à festa e que foi girérrimo.
Very last thing. Eu critico posições partidárias com a mesma tolerância que espero daqueles que criticam as minhas. Mas dos comunistas, sei que não espero tolerância nenhuma. Daí a minha forma irredutível de pensar em relação a eles. Chegou. E foi, até, demais.
Espero que não me julgues mal. Sou livre, prezo e adoro a liberdade e respito profundamente as opiniões dos outros. Uma razão já de si bastante forte para reagir com veemência ao facto de pela segunda vez em dois anos vir um grupo de terroristas a Portugal, com a inaceitável complacência das nossas autoridades, com quem supostamente vamos partilhar uma bifana...
Um beijinho e tive muita pena de não me ter sido possível comparecer no almoço da Ericeira, mas já apresentei formalmente as minhas desculpas ao André.
beijinho... se não estiveres demasiadamente zangada comigo :)

 
At 3:26 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Mentirosos são os partidos todos, ou não são?

 
At 5:38 da tarde, Blogger cristina disse...

Eu não estou zangada! :) Só divergimos pontos de vista - não é novidade! :) E aqui nem é a situação que está em causa, porque, como é evidente (?), também à partida não subscrevo a "visita" nem a previsível passividade que a rodea. Mas eu, para já, fico-me pelo "não percebo como" enquanto que tu admites já ter percebido há muito. Ingenuidade - e também bastante de ignorância minha - não nego! No entanto, acho difícil não ver no teu post um insulto generalizado... Foi só isso que eu disse, até porque não tenho por hábito falar do que não conheço... Dizes que não... Só te fica bem, mas...

 
At 10:39 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

cristina
Fiz-te um comentário no teu post do GR

 
At 10:40 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

anónimo
São

 

Enviar um comentário

<< Home