sexta-feira, agosto 31, 2007

Dez anos?


[1982]

Há dez anos, a minha filha tinha onze anos. Na praia dos pescadores em Cascais, onde costumávamos caminhar nas noites de verão à espera do fogo de artifício, até a minha filha me substituir, sumariamente, por um namorado, dou com ela a correr na areia e a escrever Diana, I love you.

Pensei na força do mediatismo que levava uma miúda a escrever aquilo sobre uma mulher que ela jamais conhecera. Hoje, já não penso muito nisso, penso mais que esta cena parece que foi ontem. Lembro-me em detalhe do dia, das pessoas na rua, das pessoas que encontrei, das pessoas com quem falei, lembro-me que estava calor, o céu estava limpo, havia umas obras ao pé do Hotel Baía, lembro-me até de que o fogo de artifício se atrasou uns minutos nessa noite. E, todavia, já lá vão dez anos. Diz a rádio, diz a TV, diz a Internet.

Há-de haver uma razão qualquer para que a vida me tenha levado uma eternidade a passar ente os dez e os vinte anos e esse período de tempo perpasse, num ápice, nos tempos de hoje. Tem de haver uma base cósmica para a coisa, é impossível que os segundos agora não sejam mais curtos, ou então sou eu que agora reparo menos na vida. Sigo em velocidade de cruzeiro reparando menos nos dias, no cenário, caminhando mecanicamente para a estação de chegada. Que, ironicamente, será a estação de partida para outra viagem qualquer. Isto para aqueles que acreditam em viagens extra que eu, nesse capítulo, nem milhas da TAP tenho vindo a coleccionar….

Dez anos! Meu Deus!
.

Etiquetas:

4 Comments:

At 4:18 da tarde, Blogger cristina disse...

Dez anos?!!! De facto, também não me tinha dado conta que já tinha sido há tanto tempo. Também tenho muita coisa presente... Por momentos até pensei que vinhas dizer que imprensa se tinha enganado na contagem temporal... Dez anos!...

 
At 5:24 da tarde, Blogger LurdesMartins disse...

Ouvi há pouco tempo na nossa abençoada TV, um senhor (do qual não me lembro o nome mas parece que era entendido no assunto), que de facto o tempo está actualmente a passar mais depressa. Ou seja, não é só impressão nossa. No entanto, 10 anos é muito tempo mas também eu parece que lhe perdi a noção...

Beijinhos (isto é que foi produzir durante a minha ausência!)

 
At 10:14 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

cristina
Penso que pouca gente deu por isso. Talvez por ter sido um episódio muito mediático...

 
At 10:15 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

lurdes
É o que dá não ter férias em Agosto. Mas acompanhei as tuas, lá pela aldeia :)

 

Enviar um comentário

<< Home