segunda-feira, agosto 06, 2007

10 filmes, 10 cineastas

[1928]

Ora aqui está uma corrente interessante e que vai bem com as férias e com o Verão. Aparentemente iniciada no blogue do crítico Lauro António, veio parar-me às mãos pela Ana, que agora tem blogue novo. Vamos lá a isso. Duas ressalvas apenas:

A – Procurei fugir dos clássicos antigos, tipo Casablanca, Citizen Kane e similares porque toda a gente gosta, porque toda a gente conhece, porque são filmes de sempre. Achei melhor centrar-me em filmes mais recentes, apesar de ter incluído o Deliverance, de Boorman (1972), porque me marcou muito e a Ultrapassagem, do Dino Risi (1963), porque achei a interpretação do Vitorio Gassman absolutamente genial. Os outros filmes que seleccionei são mais ou menos recentes, mas todos eles me marcaram, fosse pela magnífica interpretação dos actores, pelo tema, pela realizaçao;

B - Resolvi não pensar mais. Porque se revejo a lista, lembro-me logo de outros, de dezenas de outros filmes que me apeteceria incluir e como o regulamento é de 10 filmes apenas... não pensei mais e ficam estes. Assim e por ordem de datas:



A Ultrapassagem (1963)
De : Dino Risi
Com: Vittorio Gassman, Jean-Louis Trintignant e Catherine Spaak




Viagem Fantástica (1966)
De: Richard Fleischer
Com: Stephen Boyd, Rachel Welch e Donald Pleasence



Deliverance (1972)
Talvez o mais alucinante de todos os filmes que vi
De: John Boorman
Com: John Voigt, Burt Reynolds, Ned Beatty e Ronny Cox



Shining (1980)
De Stanley Kubrick
Com: Jack Nicholson e Wendy Torrance



A Casa do Lago (1981)
De: Mark Ridell
Com: Henry Fonda, Katherine Hepburn e Jane Fonda



Tootsie (1982)
De: Sydney Pollack
Com: Dustin Hoffman, Jessica Lange e Bill Murray




Um Peixe chamado Wanda (1988)
De: Charles Crichton
Com: Jamie Lee Curtis, John Cleese, Kevin Kline e Michael Paline



As Pontes de Madison County (1995)
De: Clint Eastwood
Com: Clint Eastwood, Meryl Streep e Jim Haynie



Insónia (2002)
De: Cristopher Nolan
Com: Al Pacino, Robin Williams, Hillary Swank e Martin Donovan



Simone (2002)
De: Andrew Niccol
Com: Al Pacino, Rachel Roberts e Winona Ryder


Falta o mais difícil - passar a corrente a outros dez. Serão eles:
A Sinapse
O RAF
A Cristina
A Isabella
A Hipatia
O Beckx
O Torquato da Luz (eu sei que ele não gosta mas pode ser que se comova...)
A MargaridaV
A C-mim
O LNT

Pode ir acompanhando as escolhas no Os 10 da minha vida, um blog criado especificamente para o efeito.

.

Etiquetas: ,

15 Comments:

At 10:14 da tarde, Blogger mulher disse...

obrigada! e um geladito no santini ou nos golfinhos?

 
At 12:24 da manhã, Blogger Hipatia disse...

Isso quer dizer que não sou "obrigatória", antes assim tipo a segunda escolha, como quando a sala está cheia para o filme que querias realmente ver?

:P

 
At 7:48 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

ana
Sim, já é Verão outra vez :))) Santini para mim está bem. Ou nos Golfinhos... dispõe. Tenho muito prazer nisso.

 
At 7:51 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

hipatia
Não, quer dizer que és a blogger mais refilona da blogoesferea. Mas eu gosto de ti assim.
E sabes? Tens um bocadinho de razão. Não por ti, que estou farto de te convidar para 1000 coisas. Mas é uma incorrecção e que vou corrigir, já.
Beijinhos.
Que seria de mim sem a tua sensibilidade para estas coisas?
:))

 
At 8:31 da manhã, Blogger Torquato da Luz disse...

Caro Espumante:
Não se trata de não gostar, porque gosto. Tão-pouco de me comover, porque me comovo sempre com gestos de generosidade.
As características do "Ofício Diário" - que pretendo manter - é que me impedem a participação. Só isso.
Mais um forte abraço deste seu leitor e admirador, sempre grato.

 
At 3:01 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Acho que foi o New York Times que colocou o Deliverance na lista dos 100 melhores filmes de sempre.

 
At 7:25 da tarde, Blogger Cristina disse...

:) acho que já respondi ha tempos a uma coisa destas.. mas vou-te dizer quais são os meus, xame pensar ;)

beijinhos

 
At 11:13 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

torquato da luz
Entendo perfeitamente. Pensando melhor, realmente não faria sentido nenhum.
Um abraço

 
At 11:14 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

anónimo
No Wikepedia, refere-se os melhores 1000.

 
At 11:15 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

cristina
Agora que falas nisso, tenho uma ideia de já teres seleccionado filmes, sim.
Fica à vontade
Beijinhos cinéfilos

 
At 2:51 da manhã, Blogger Sinapse disse...

Isto faz-se a uma blogger que acabou de dar férias ao blog?!

... sim, que o dito cujo até com sindicatos me ameaçou ... se eu não lhe desse as tais das férias de Agosto! Cedi ... e então é isto, eu aqui a trabalhar e o blog a laurear a pevide!

... pode ser que o convença a abrir umas horitas, para falar de cinema ...
Logo se verá ...

...

Beijinhos, realizados por
Sinapse

 
At 1:01 da manhã, Blogger Luís Novaes Tito disse...

Isto agora está mal para responder a correntes, caro vizinho.
Tempo curto e férias à vista.
De qualquer forma as minhas escolhas não andam muito longe daquelas que vejo neste Post.
Um abraço agradecido pela lembrança e lá para Setembro fica marcado um corte de borla na Barbearia da Moda.
Um abraço

 
At 5:16 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Que vergonha, espumante, só agora vi.... isto com a casa a triplicar nem dá para ver os blogs dos outros. Mas vou responder, prometo, até ao fim da semana.
Um beijo, Isabella.

 
At 9:00 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Done! :))

 
At 11:52 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Já 'tá!
http://chuinga5.blogs.sapo.pt/32352.html

beijo, IO.

 

Enviar um comentário

<< Home