quarta-feira, agosto 01, 2007

Magia africana



[1921]

Desafio para aqueles que conhecem Angola.

Este pico rochoso é visível da estrada que liga o Huambo a Luanda. Mais uma ajudinha: é ali para os lados de uma pequena e simpática povoação onde quem vinha do Huambo podia seguir em frente a fita dos 525 km de asfalto que faltavam para Luanda, via Cela, Quibala, Dondo e Catete ou virar à esquerda e seguir a fita dos 300 km de asfalto que faltavam para o Lobito, via Balombo, Luimbale e a magnífica Pousada das águas do Cota-Cota. Ora então, como se chamava a tal povoação pequena e simpática? E como se chama o pico rochoso visível da estrada?

Nota: Foto de 2005, tirada por um jornalista brasileiro, amanhã faço o link que agora estou a sair do computador.

Etiquetas:

17 Comments:

At 10:34 da manhã, Blogger james stuart disse...

Caro amigo...
Alto Hama
Bailundo
´
Conheço bem esse rochedo, passei por ali algumas vezes entre o percurso Bié - Huambo - Wako-kungo (antiga Santa Comba).

 
At 10:39 da manhã, Blogger james stuart disse...

Reli a sua mensagem e decidi re-comentar.
Esse rochedo existe antes de passar pelo rio Keve (veja fotos de Angola no meu Blogue).
Mas... que asfalto?
Deve estar a referir-se à Angola província ultramarina Portuguesa?
Pois que no momento dessa foto, nao existe isso de asfalto (as estradas nao duram tanto, mesmo tendo sido muito bem construídas, é um facto, por isso ainda existem bocados de estrada de quando em quando).
A pousada já nao existe... ou seja, como pousada nao existe.

 
At 11:15 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Alto Hama
Pico Livuri

 
At 3:24 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Pico Liburi, com "b"

 
At 8:14 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

james stuart
Quanto ao facto de não haver asfalto agora... digamos que o registo da minhas memória é asfaltad :)

 
At 8:15 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

anónimos
Confesso quwe não sei se é Liburi ou Livuri.
E é Alto Hama sim.

 
At 11:24 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Não me lembro do pico porque provavelmente seguia outra estrada para fazer o caminho entre Novo Redondo e as termas do Cota-Cota, ou então, as memórias da infância já estão diluídas. Mas obrigada por me ter feito lembrar das termas, sítio onde todos os anos íamos passar uma(s) semana(s) para mudar de ares e de onde guardo memórias da excelente piscina que todas as madrugadas era cheia com a àgua termal quase a ferver.

Helena

 
At 7:33 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Meus caros,
O meu nome é Tânia Faria, neta de Deodoro Faria, um dos fundadores e proprietário das termas do Cota-Cota.
Muito me apraz saber, que muita gente não esqueceu a beleza daquilo que é unico, da pureza de uma agua.
Resta-me contar-vos que o renascimento do Cota-Cota, já não está longe. Lutamos diariamente, mas perto iremos conseguir , erger os braços e reerguer um grande orgulho de angola.
Ate lá
mtas saudades
com os meus respeitosos cumprimentos
Tânia Faria

 
At 7:34 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Meus caros,
O meu nome é Tânia Faria, neta de Deodoro Faria, um dos fundadores e proprietário das termas do Cota-Cota.
Muito me apraz saber, que muita gente não esqueceu a beleza daquilo que é unico, da pureza de uma agua.
Resta-me contar-vos que o renascimento do Cota-Cota, já não está longe. Lutamos diariamente, mas perto iremos conseguir , erger os braços e reerguer um grande orgulho de angola.
Ate lá
mtas saudades
com os meus respeitosos cumprimentos
Tânia Faria

 
At 10:10 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Também eu conheci o Balombo e o cotacota entre 1964 a 1968 e depois as férias que lá passavamos todos os anos. O meu Pai foi o administrador João Gouveia, que asfaltou o concelho e toda a gente com electricidade e àgua

 
At 6:47 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Meus Amigos

Essa Pedra não Liburi nem Livuri.
É Lubiri.
Andaram perto.

 
At 4:18 da tarde, Blogger Pedro Reguengo disse...

Caro Amigo
Sou arquitecto e estou a realizar um projecto de requalificação urbanística de Balombo e das termas do Cota Cota. Se sober de alguem que tenha fotografias ou outro tipo de material que me possa ser util para o desenvolvimento do trabalho, agradecia que me contactasse.
Pedro Reguengo
pedro.reguengo@mcavias.co.ao

 
At 1:27 da manhã, Blogger Unknown disse...

Fiquei contente pelos comentários feitos ao Cota-Cota. Fui eu o meu marido que abrimos a Pousada. Quem lá esteve lembra-se certamente do casal Rapagão ele responsável pela parte do engarrafamento das águas e eu pela Pousada. Que saudades...

 
At 12:17 da manhã, Blogger Unknown disse...

Olá Pedro Reguengo!

Ficou de aparecer para ver fotos do COTA-COTA, continuo disponível, para quando cá vier.

Um abraço para a nossa Angola!!!

Maria do Carmo Rapagão

 
At 5:03 da tarde, Blogger Paulo Daniel disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 12:15 da manhã, Anonymous Alberto M. F. R. disse...

Olá a todos.
Recordações divertidas tenho eu do Balombo, do sr. Deodoro Faria, de sua esposa D. Aurora, de uma ou duas das suas filhas cujos nomes já não recordo, de umas estatuetas à escala humana, muito coloridas, que existiam num Parque Municipal (?) e representavam o Pateta, o Zé Carioca, o Mickey, o Pato Donald, ... ... !
Estive lá +/- com sete anos, em 1964 e 1965, talvez por uma semana ou dez dias em cada ano.
Lembro-me de ficarmos alojados no Hotel ou Pousada e de, diáriamente, ir-mos ao local onde as águas termais brotavam, bastante quentes, e tomar uns encantadores banhos de lama ...!, no corpo todo. Com o calor a lama secava relativamente depressa, em pouco tempo, e então todo o corpo endurecia e começava a descascar...!
Eu acho que o Hotel não dispunha ainda de água canalizada ou mesmo que o Balombo não possuía rede de abastecimento. E porquê que acho? Porque me lembro de haver uma junta de bois que traccionavam um carro que transportava 4 ou 5 grandes barris e que durante o dia fazia várias viagens desde o hotel até ao rio (?) para carregar água. E eu passava os dias a disfrutar dessas "quigozas", sentado no carro de bois e a abanar as pernas dependuradas.
Há imagens que são nacos da nossa infância.
Longa vida ao Balombo e a todos que o conheceram ou conhecem.
Alberto.

 
At 6:57 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Olá, boa tarde. Conheci é frequentei o cota-cota e gostaria de saber dum ex-funcionario, o Tozé Martins.
Marcos Casquinha
Tlm 934201968

 

Enviar um comentário

<< Home