sexta-feira, junho 08, 2007

Jacarandás


[1796]

Com mais frequência do que em anos anteriores, os jacarandás da minha cidade têm sido este ano mais ternamente cantados que em anos anteriores. Lisboa está realmente deslumbrante com centenas destas magníficas árvores desfazendo-se em campânulas de veludo lilás.

Duas
conceitadas bloggers ainda há pouco se referiram à beleza das flores dos jacarandás, com a sensibilidade própria de quem sabe gostar das coisas bonitas. O que elas não sabem é que eu tenho um jacarandá à porta de casa e nesta altura do ano tenho ramos e ramos cobertos de campânulas lilases encostados aos vidros da janela do meu quarto. Sem prejuízo da vertente romântica que, sem dúvida, poderá constituir o facto de dormir com flores de jacarandá encostadas aos vidros das janelas, que fique aqui o registo de que cada flor daquelas me deixa uma área lambuzada de um líquido viscoso de cerca de 1 cm2 por flor. Considerando que há dias de vento e que as flores nao param quietas, há a acrescentar ainda dois factores de importância. Factor 1 é que, com o vento, as flores roçam no vidro (abstenhamo-nos de considerações românticas, de novo...) e em vez de 1 cm2 passo a ter 10 cm2 de superfície viscosa. Factor 2, ventos superiores a 10m/s já têm efeitos mais indesejaveis, quais sejam os de as flores se apartarem dos troncos e ficarem pura e simplesmente coladas aos vidros.

A minha fiel e laboriosa ucraniana que me vai mantendo a casa habitável é parteira... sendo parteira e porque já vai tendo uns assomos de humor português (até já diz “é assim”...) vai-me dizendo que tem ali um parto dificil. Leia-se manter os vidros limpos, isentos daquilo em que, num dia de maior crispação, já chamei de “nhanha jacarandeira”, que é um nome feiíssimo mais foi aquele que me pareceu ilustrar melhor o estado em que tinha as janelas.

Prezadas confrades. Mais uma palavra sobre os jacarandás de Lisboa e eu "deslinco-vos". Sem piedade!

Bom fim de semana para todos.


A magnífica foto acima é da Mackenzie St, num subúrbio residencial de Pretoria, para Leste a caminho do "SABS". Pretoria é conhecida pela Jacaranda City. Pela foto percebe-se porquê. Sobretudo se se "clicar" em cima dela, para ver melhor.


.

Etiquetas: ,

6 Comments:

At 10:09 da tarde, Blogger mulher disse...

eu posso continuar a falar do meu jacarandá, ele não é de Lisboa é de Caxias. :))))))

 
At 10:36 da tarde, Blogger Sinapse disse...

que lindo cenário!! os jacarandás em flor! nunca reparei neles em Lisboa!!

 
At 7:42 da manhã, Blogger LurdesMartins disse...

Vergonha, eu sei, mas eu não sabia o que eram jacarandás!
O que eu gostava de morar assim numa rua... ai, ai!!!
Beijinhos

 
At 7:19 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Ana
E o meu é de Cascais mas tem goma como os outros...
:)

 
At 7:21 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse
Tu só reparas no Campo Alegre, Foz e Castelo do Queijo...
:))))
A sério, Lisboa está cheia de jacarandás lindíssimos. Muita gente não repara porque a época de floração é muito curta e depois tornam-se árvores banais, diria até que feiotas.
Beijinhos lilases

 
At 7:22 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lurdes
Mude-se para Lisboa. Há imensos
:))

 

Enviar um comentário

<< Home