quarta-feira, março 14, 2007

Muito obrigado senhor engenheiro



[1619]

É de mim, ou a forma como a RTP tem vindo a noticiar a recuperação da bebé raptada em Penafiel tem uma “pontinha socrática” do conforto e da segurança que o regime (este regime, este governo) nos garante?

Ainda bem que a criança apareceu mas, sem embargo do eventualmente meritório trabalho da Polícia Judiciária, percebe-se que o aparecimento da bebé se deveu a um caso fortuito, mais propriamente uma zanga entre marido e mulher que terminou com aquele a denunciar esta. Um caso absolutamente fortuito, pois.

Daí o reparo na forma enfática como a notícia da recuperação da bebé é dada num descarado exercício de propaganda por parte da nossa televisão estatal. Mas eu tenho para mim que isto de propaganda é assim mesmo. Basta começar, o processo ganha depois uma dinãmica muito própria que, sem esforço, vai atingindo os fins em vista. Fenómeno particularmente visível nas sociedades do tipo da nossa. Melhor do que isto só quando Nossa Senhora de Fátima nos livrou da guerra e explicou aos pastorinhos os porquês do que ia fazer.

Como já morei numa avenida Kim Il Sung, onde todos os anos um grupo de cidadãos ia polir os amarelos da placa toponímica quando o Grande Líder fazia anos, faz-me impressão este sentimento crescente de que o que os portugueses gostam é disto mesmo. A sacralização da figura protectora de alguém que vele por nós. Nestes caso, José Sócrates que até tem polícias que recuperam bebés, mesmo quando a recuperação surge a partir duma denúncia de um marido que acordou mal disposto com a mulher.


.

Etiquetas: , ,

9 Comments:

At 9:03 da manhã, Blogger Carlota disse...

Tens toda a razão!
Sem tirar o mérito aos investigadores da PJ, a verdade é que este caso, como, aliás, muitos e muitos outros, só foi resolvido por causa de uma denúncia!
O aproveitamento político de circunstâncias é uma coisa comum, mas neste caso torna os aproveitadores nuns estúpidos demagôgos. E só leva poeira nos olhos quem quer!
Beijola.

 
At 10:26 da tarde, Blogger Cristina disse...

claro que foi acidental...lol

olha, muitos parabens pelas visitas, continua por muito tempo!

beijinhos

 
At 12:06 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

carlota
estúpidos demagogos. É o termo exacto.
Beijola

 
At 12:07 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

cristina
Às vezes farto-me um bocadinho. Mas não é assim com tudo?
:)
Beijinho

 
At 11:55 da manhã, Blogger cristina disse...

Sim, a contínua repetição da notícia também me pareceu uma espécie de louvor de mérito questionável. Mas o meu primeiro contacto com a notícia suscitou-e outros pensamentos... Ouvi a noticia na Antena1, onde logo a propósito entrevistaram um sociólogo, ou psiquiatra, ou qualquer coisa do género (peço deculpa pela falta de rigor), interrogando-o sobre se a criança iria ter memória dos acontecimentos, ficando com uma experiência traumática. Mas que raio de exploração da notícia?! Parecia que queriam trazer para a rua um novo caso social depois daquela história do pai e do padrasto da outra criança (de quem já não me lembro do nome)!

 
At 12:35 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

carlota
Nem toda a gente é atenta, Carlota. É por isso que a propaganda é uma arma é eficaz...
Beijola

 
At 12:38 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

cristina
Obrigado pela tua simpatia.
Nota. O que vale é teres foto, que este post tem comentários de duas Cristinas. Uma pessoa distrai-se e ainda diz à Cristina o que deveria dizer à Cristina e depois vê que se enganou e pede desculpa à Cristina por ter dito à Cristina que não era para a Cristina, mas simara a Cristina... Hummm, perdi-me, mas não faz mal. Pela foto, vai-se lá :) :))

 
At 12:41 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

cristina do GR
Já baralhei isto tudo. Afinal já tinha respondido à Cristina :))
Sorry.
De qualquer maneira estamos a falar de um caso deprimente, não é? Beijinho

 
At 8:45 da manhã, Blogger cristina disse...

Sim, deprimente, sem dúvida!

[cristina do GR] =)

 

Enviar um comentário

<< Home