Sem tirar nem pôr
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«O grau de proselitismo político na nossa comunicação social está tão embrenhado, é tão denso e tão habitual, a começar pela questão "americano-bushista-israelo-palestiniana-iraquiana", que já é difícil imaginar como seriam as "notícias" sem ele. Seriam certamente mais notícias. Exemplos: silêncios sobre o que se passa e é necessário fazer no Darfur, resultado de não se querer integrar o noticiário sudanês no contexto dos conflitos de origem islâmica; indiferença perante atentados como o de Mombai, também descontextualizado; conflitos húngaros entre o primeiro-ministro e a "extrema-direita", forma de diminuir a reacção contra um governante socialista; omissão do conteúdo do documento dos serviços secretos americanos publicado para mostrar como eram de má fé as fugas parcelares realizadas, etc., etc. Fecho rápido de assuntos, de tudo o que contraria as teses dominantes, ao mesmo tempo que se estica até ao limite tudo o que as reforça. É intencional? Muitas vezes nem sequer isso é. É como quem respira. Sempre o mesmo ar.»
JPP no seu Abrupto (O bold é meu)
8 Comments:
Também não tiro nem ponho mais nada. Perfeito. Beijinho
Este post é um saco de evidências. Qualquer um podia tê-lo escrito...
... porque pões uma espécie de caricatura do MEC a acompanhar o post? ...
Beijinhos, confusos,
Sinapse
125_azul
Então, olha. Não tires nem ponhas e bebe mais um copo :)))
Beijinho
Carlota
Para muitos não será um saco de evidências. Será uma divagação idiota da direita.
Beijola
Sinapse
Então, vou esclarecer-te, não te quero confusa, sobretudo em vésperas de seguires para NY, terra natal de Alfred Newman, a personagem cuja caricatura enfeita o meu post e que é a imagem de marca do Mad Magazine, para mim o mais inteligente, cáustico e absolutamente hilariante comic magazine do mundo. O Mad Magazine foi meu companheiro insubstituível em muitos aviões, deu-me uma notável ajuda no conhecimento da pop culture norte americana e ainda hoje o leio, quando ocasionalmente (muito ocasionalmente) o encontro em Lisboa. Tenho a certeza que o vais conhecer em NY. Sobre a caricatura (cuja semelhança com o MEC é evidente) :))))) retiro do Wikipedia esta rápida resenha:
The image most closely associated with the magazine is that of Alfred E. Neuman, the boy with misaligned eyes, a gap-toothed smile and the perennial question "What, me worry?" Mad first used the boy's face in November, 1954, on the cover of the comic book's first reprint collection, the Ballantine paperback titled The Mad Reader. He appeared for the first time on a Mad cover with issue #21 (January, 1955).
The original image of an unnamed boy with a goofy gap-toothed grin was a popular humorous graphic for many decades before Mad adopted it. It had been used for all manner of purposes, from U.S. political campaigns to Nazi racial propaganda to advertisements for painless dentistry. Decades ago, the magazine was sued over the copyright to the image, but prevailed by producing similar ones predating the claimant's, dating back to the late 19th century.
Harvey Kurtzman first spotted the image on a postcard pinned to the bulletin board of Ballantine Books' editor. "It was a face that didn't have a care in the world, except mischief," recalled Kurtzman. The name "Alfred E. Neuman" was derived from the 1940s radio show of comedian Henry Morgan which included a running gag trumpeting the imminent arrival of Hollywood composer Alfred Newman, which was supposed to create intense excitement, after which Newman would appear for mere seconds, then vanish. According to Kurtzman, Morgan used "the name Alfred Newman for an innocuous character that you'd forget in five minutes." Later, Morgan was a contributor to Mad.
The boy's face is now permanently associated with Mad. With the "What, me worry?" motto, Neuman has often appeared in political cartoons as a shorthand for unquestioning stupidity.
In recent years, Alfred E. Neuman's features have frequently been merged with those of George W. Bush by editorial cartoonists, including Mike Luckovich and Tom Tomorrow. The image has also appeared on magazine covers (notably The Nation), and in numerous Photoshop images and GIF files in which Neuman's face morphs into Bush's. A large Bush/Neuman poster was part of the Washington protests that accompanied Bush's 2001 inauguration. The alleged resemblance between the two has been noted more than once by Hillary Clinton. On July 10, 2005, speaking at the Aspen Institute's Ideas Festival, she said, "I sometimes feel that Alfred E. Neuman is in charge in Washington," referring to Bush's purported "What, me worry?" attitude.
In 1958, Mad published letters from several readers noting the resemblance between Neuman and England's Prince Charles, then nine years old. Shortly thereafter, an angry letter arrived at the Mad offices reading "Dear Sirs, NO, it isn't a bit-- not the least little bit like me, so jolly well stow it! See! Charles P." The letter was authenticated as having been written on triple-cream-laid royal stationery bearing an official crest, and having been mailed within a short walking distance of Buckingham Palace.
For many years, Mad sold prints of the "official portrait" of Alfred E. Neuman through a small house ad on the letters page of the magazine. A female version of Alfred, named Moxie, appeared for a very brief time in the late 1950s.
Se estiveres interessada na história do aparecimento do Mad Magazine, vai aqui.
Beijinhos pedagogos para ti
:))
Sinapse
No comentário anterior escrevi erradamente Alfred Newman. A grafia correcta é Alfred Neuman.
... coitadinho do MEC, ainda bem que ele não lê os nossos ilustres blogues! ... ia ficar sentido com esta história da caricatura ...
MEC, mate, se passares por aqui ... olha, não ligues ... tu já sabes que te prestas imenso a caricaturas ... e tens de reconhecer que a caricatura escolhida pelo Espumante tem algumas semelhanças com algumas das caricaturas que de ti se fizeram noutras épocas ... mas fica a saber que eu sou do Clube de Fãs do MEC! Super fã!
Beijinhos, a dividir pelos dois,
Sinapse
;D
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