segunda-feira, outubro 16, 2006

Empenhei o meu anel, de rubiiiii...


[1262]

Trinta cio-
sos (no bom senti-
do) da cul-
tura e do espectá -
culo em Portugal ocupam o Rivoli des-
de ontem, protestando contra, pareceu-me, a entrega do teatro à iniciativa privada.

Deixo as contas e os considerandos económicos ao JCD, que é um especialista, para explicar os intrincados meandros da exploração de um teatro e atenho-me à felicidade de viver num país onde o ecletismo cultural dos meus compatriotas permite que em cada acto politico exista sempre um porta-voz devidamente habilitado. O porta-voz tipo é jovem, com uma razoável expressão oral para o nível da paróquia e percebe imenso de iniciativa privada e gestão da coisa pública. Trate-se de teatros, transportes municipais, retalhista de charcutaria ou moda. Eles estão lá, fazem as despesas da conversa e debitam as patacoadas que vão ainda causando algum impacto nesta terra abençoada.

No caso vertente apareceu um porta-voz bem apessoado com cara de quem percebe imenso de teatro e dá uma mãozinha à claque dos dragões nas horas vagas, que entre meia dúzia de tiradas onde couberam as palavras democracia, gestão, cultura, gestão democrática e um inflamado “o Rivoli é nosso”, demonstrou por A+B que Rui Rio é uma besta quadrada e a ministra da Cultura é uma desocupada. Penso que pôr o presidente da Câmara e a ministra no mesmo saco foi um erro de casting, mas também não se pode exigir tudo!

O porta-voz lá está e já foi entrevistado pela RTP, SIC, SIC-N, TVI (ainda não há sangue nem estupro, mas não se perca a esperança…). A RTP-N também deve ter falado na matéria mas continuo a esquecer-me. E enquanto acabo este post, lá está (desta vez uma mulher) alguém a dizer que estão a pensar em retirar (a fominha deve estar a apertar), mas que vão fechar o teatro e que este problema não é só da Câmara, é também do Governo. Ora toma.

12 Comments:

At 10:57 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Decididamente, não se ama alguém que não ouve a mesma canção...
Então eles foram para essa manif e não levaram umas sandes, uma bejecas,sei lá? Não têm experiência de manifs, é o que é. Beijinhos

 
At 1:07 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

"O porta-voz tipo é jovem, com uma razoável expressão oral para o nível da paróquia e percebe imenso de iniciativa privada e gestão da coisa pública. Trate-se de teatros, transportes municipais, retalhista de charcutaria ou moda. Eles estão lá, fazem as despesas da conversa e debitam as patacoadas que vão ainda causando algum impacto nesta terra abençoada."

Se não tivesse lido o post todo era capaz de jurar que está a falar de si, Espumante!!! :)

"Não têm experiência de manifs, é o que é."

E no seu comentário nota-se um profundo conhecimento do assunto!!!

 
At 3:06 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Acabou-se a "mama" destes senhores subsídio-dependentes! Viva!
Esses elitistas que vão trabalhar, mas trabalhar mesmo, não é só angariar "tachos".
Desde a recuperação do Rivoli, a programação era feita de/e para estes senhores e seus amigos. Tanta intelectualidade inalcansável para a maioria dos mortais... Mesmo quando ia assistir, sentia-me muito mal, tal era o "clube".
Não sei se o Rui Rio está certo, mas assim é que não podia continuar.
Disfarçam muito mal para as coberturas notíciosas a tentarem fazer de conta que os actores e os espectadores se barricaram... Que espectadores? Só os actores e os seus amigos. A porta-voz, supostamente espectadora, a meio engana-se e começa a falar em nome dos actores. Já não conseguindo disfarçar mais, deixa de fazer de conta. Assumam! Ficam mais credíveis!
E falta questionar porque é que esta manifestação se realiza depois do fim-de-semana... Primeiro fizeram a exibição da sua peça, depois foram curtir a noite e à hora em que toda a gente inicia a semana de trabalho, e como estes senhores ficam sem nada que fazer, é que se viram para as manifestações.
O seu maior castigo vai ser ninguém lhes ligar nenhuma...
E nem pensem em comparar-se à causa do Coliseu!

 
At 8:10 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Humm ... hum-hum! ... não me lembro de ver um post sobre a manif que se fez na capital em frente a um teatro qualquer ... estavam lá os actores todos, em vigília ... foi pr'aí ... olha, nem sei ... há uns bons meses ... já não me lembro dos detalhes ...
...
... humph!, que discriminação é esta, hein??!?

;))))

 
At 8:12 da tarde, Blogger Sinapse disse...

oh dear, quase me esquecia ...

... beijinhos, muito teatrais!!
Sinapse

 
At 11:33 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Sem ser fã do "economista" Rui Rio, tiro-lhe finalmente o chapéu.
Era altura de pôr esses pseudo intelectuais no seu devido lugar.
Se são tão bons e têm tanta valia, porque não concorrem á gestão privada do "nosso" Rivoli ?
Apenas lhes interessa viver á custa dos orçamentos Municipal e Estatal. Porque não arriscam e se tornam "empresários" do espectáculo ? Que mostrem as suas capacidades de gestão.
Os dinheiros mal gastos no Rivoli certamente fazem mais falta na Assistência Social da população local.
Tenho dito
Lit

 
At 11:48 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul

Não levaram, tu vê-me bem :))) Mas a ministra, que é da tribo, já lhes deu conforto moral. Lê um pequenino post que vou transcrever sobre o "partido dos jornalistas".
NOTA: Não achas que "os 25" poderão necessitar de acompanhamento psicológico? Sempre fazias uma perninha...:)
Beijinho e "mataste-me" com aquela do "não têm experiência de manifs, é o que é"
:)

 
At 11:49 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

joaninha voavoa

Não conheço esta joaninha mas que ela voa com determinação, voa :))))

 
At 11:51 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

"Prontes", lá tás tue, carago. Mas coisa tem alguma a ber cu Puarto, carago?? A "tribo" tánto existe na Inbicta cumo em Lisboa, carago :)))
Veijinhos vrilhantes
:))

 
At 11:55 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lit
Não se trata de ser fã ou não do Rui Rio. Trata-se da "enormidade" da situação. Vale a pena ler o post do Abrupto de hoje sobre a queatão...
:)

 
At 11:56 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

Volto aqui para te agradecer os beijinhos teatrais que, julgo, devam ser beijinhos seguidos dumas boas "pauladas" de Molière...
:)))))

 
At 8:38 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Bem lembrado: vou lá, levo as sandes e vejo se posso ser útil. E alergra-me verificar que agora temos um "inimigo" comum. Uma vida de consensos é uma chatice pegada!
Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home