sábado, outubro 14, 2006

Treze anos...


[1260]

Não há muitos anos atrás vi o filme “Perfume de mulher” no grande ecrã. Lembro-me perfeitamente de, na altura, ter feito uma observação do género “…ui, como o Al Pacino está velho!”. Esta manhã, fruindo a preguiça de um Sábado, revi o filme em DVD. E a primeira coisa que me veio à cabeça foi “…ui, como o Al Pacino aqui estava mais novo!” Depois penso melhor e reconheço que já lá vão 13 anos…

Eu acho isto de uma gravidade tremenda. Ainda por cima não faço filmes… vejo-me todos os dias ao espelho e, se estou mais velho, não dou por isso. Mas depois deitamo-nos a pensar que se Al Pacino me tivesse visto na plateia do cinema em 1993 e me visse hoje na sala a ver o DVD era capaz de ter dito “…ei, como este espumante está mais velho!”

Al Pacino é um dos grandes actores de cinema de sempre. Tem uma filmografia extensa e é difícil seleccionar o melhor ou os melhores. Por mim, que os vi quase todos, retenho especialmente dois.
Insónia (2002, com Robin Williams and Hilary Swank), um filme poderoso em muitos aspectos e com um cenário esmagador e uma comédia deliciosa já de 1991 (Frankie & Johnny), em que ele se apaixona pela Michele Pfeiffer (coisa que não parece muito difícil, aliás), sua colega num café novaiorquino.

15 Comments:

At 6:33 da tarde, Blogger MJ disse...

Pois... o tempo não perdoa. Mas todos caminhamos para lá. E na verdade, sorte de quem já chegou a velho :)
Quanto ao Al Pacino também gosto muito do actor que ele é!
Beijinhos

 
At 7:14 da tarde, Blogger Teófilo M. disse...

Adoro a sua representação no Advogado do Diabo bem como a sua fidelidade à famiglia n' O Padrinho (aí é que ele era novo)

 
At 7:19 da tarde, Blogger Passada disse...

Utilizando um termo do teu post "poderoso" é ele, na sua voz, na sua expressividade. Faz esquecer que é faz de conta. Dos meus preferidos, novo ou velho, este é um actor de respeito.13 é o número de anos em que quase estou a fazer desde que para aqui voltei!!! Bjos

 
At 8:11 da tarde, Blogger Carlota disse...

Estou de acordo quanto à grandiosidade do actor. É um dos meus favoritos, juntamente com o Robert De Niro. Mas há tantos bons actores norte-americanos...
Quanto ao tema que abordas no segundo parágrafo ("não damos por envelhecer"), ando HÁ MESES a pensar como abordá-lo num post. Porque ainda não consegui transformar em palavras o que sinto sobre o assunto. Até já tentei falar sobre isso, para ver se a troca de impressões me ajudava, mas a verdade é que para os meus interlocutores também não foi fácil explicar o que sentem, não obstante terem compreendido aonde é que eu queria chegar. Enfim, um verdadeiro desafio com o qual tenciono acabar assim que tenha um tempinho... :)
Beijola.

 
At 9:24 da tarde, Blogger Hipatia disse...

A mim, resta-me a consolação de me sentir muito melhor comigo mesma hoje do que há 13 anos atrás. É que isto de caminhar para balzaquiana tem tido encantos insuspeitos ;-)

Mas como podes esquecer os melhores, citando apenas esses? E o The Godfather? E o Serpico? E o Sea of Love? E o Scarface? E Glengarry Glen Ross? E o Angels in América?

 
At 9:45 da manhã, Blogger C_mim disse...

Sim Senhor... Alpacino é grande mesmo. Assim como DeNiro e Nicholson entre outros

Os filmes deles são sempre poderosos!!

 
At 10:29 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

mj

Caminhamos e não damos por isso :)

 
At 10:30 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

teófilo m
Já vi que você ressuscitou. Vamos ver se é desta que não pára
:)

 
At 10:31 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

passada

E parece que foi ontem, não é?
Beijos

 
At 10:33 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota
Claro que há mutos e bons. Falei neste por ter preguiçado uma manhã a rever o Scent of a Woman.
Fico a aguardar o teu post sobre o envelhecinmento. O melhor é escreveres já, se levares MUITOS MESeS, quando escreveres já estás velha...
:))))))))
Beijola de domingo

 
At 10:35 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Hipatia
Vi todos esse de que falas. Limitei-me a referir dois que facilmente me vêm à ideia quando me lembro de Pacino. Só isso :)))
Um dia hás-de mencionar-me um ou dois encantos suspeitos na via para balzaquiana :))
Beijinhos mouros

 
At 10:35 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

c_mim
Concordo. Lá em cima já disse porque é que referi Pacino.
Bom domingo

 
At 8:59 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Estamos um bocadinho nostálgicos...e o susto que eu levei quando comecei a ler o post! Pensei que ele tinha desencarnado e eu não tinha sabido, justamente porque na última vez que o vi, pensei que ele já estava maningue cocuana.
Beijinhos

 
At 8:56 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
O homem nasceu em 1940. Vai sendo um bocadinho...
:))
Beijinho

 
At 7:59 da tarde, Blogger Madalena disse...

Mas é que ele há velhices muito bem parecidas!!!!!!! Perfume de Mulher é sem dúvida um dos filmes que me marcou! Beijinhos para ti!

 

Enviar um comentário

<< Home