Temos de mudar as mentalidades
[1220]
Temos de mudar as mentalidades e fazer com que os pais comecem a levar os filhos ao dentista a partir dos seis anos. Temos que mudar mentalidades para evitar tantos acidentes de trânsito. Temos que mudar mentalidades para evitar a violência no futebol. Temos que mudar mentalidades…
Eu por acaso concordo que temos de mudar mentalidades. Mas talvez começando pelas nossas em vez de acharmos (sabiamente) que temos de mudar as mentalidades dos outros. É que é um pretensiosismo total a manutenção de uma pretensa elite que se sente mandatada para escrutinar a mentalidade do próximo e isto é um fenómeno cada vez mais arreigado no sector lúcido (?) da sociedade portuguesa. No que é ajudada por uma dinâmica natural a partir dos órgãos de comunicação social, discursos de políticos, professores, intelectuais e, até, cronistas desportivos. Mudar mentalidades é uma forma politicamente correcta de alguns iluminados acharem que poderão transformar Portugal num país moderno. Ora esta forma de entender, julgar e pretender mudar muito do que a nossa situação tem de mal enferma á partida de um autêntico aleijão de mentalidades, qual seja o reconhecimento implícito de que há uma dicotomia nítida entre os de “correcta mentalidade” e os de “mentalidade aleijada”. Haverá aleijão maior?
Enquanto se mantiver o actual estado de coisas em que qualquer cidadão se sente autorizado ou mandatado para poder cometer as maiores tropelias sempre que um pai não gosta do risco ao meio de um professor, do local de uma instalação de uma fábrica, do traçado de uma estrada e qualificado para berrar ao microfone de uma TVI qualquer, as mentalidades não mudam coisa nenhuma e vamos caindo cada vez mais numa sociedade que é assim uma mistura de general Tapioca com uma claque de futebol brasileira e com uns Louçãs, Rosas e Boaventuras adventícios que vão deliciando a esquerda do nosso contentamento.
Surja (por milagre?) um grupo de políticos que, estritamente dentro dos mais puros cânones da democracia, consiga estabelecer o equilíbrio entre o voto popular e o respeito por aqueles que o voto elegeu e que, bem ou mal, têm os destinos na mão por força do próprio voto (e por um período determinado de tempo) que lhes demos e as mentalidades mudam-se. Por si. Sem necessidade de iluminados que acordam todos os dias a pensar quantas mentalidades vão mudar. Em vez de perceberem que deviam mudar a sua.
10 Comments:
Perfeitamente de acordo!!
Sempre disse que o problema de Portugal actualmente não é económico ou estrutural... É sim um problema de cultura social e cidadania...
Este pais está a ficar chato de tanta falta de senso, juízo e responsabilidade...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Li, com gosto.
Está pretty much tudo dito.
:)
Beijola.
Já vi que fui injustamente acusada, no post que precede este, de ter impedido a 125 Azul de comentar no blog da Miss Spring. Tudo isso porque alguns confrades decidiram ser betinhos!
Lavro aqui o meu protesto!
Primeiros, que eu saiba, a Miss Spring nunca me visitou lá no Lote 5, pelo que não foi lá que tomou conhecimento da betice.
Segundos, ainda que assim não fosse, eu apenas dei a conhecer a beta novidade. Não a aconselhei a ninguém.
Prontos!
Agora vamos ver quem é que é o último a pedir desculpas: se tu a mim, se o Papa aos muçulmanos!
:))
Beijola.
Ai, credo, tava eu já de dicionário na mão para ver o que vem a ser uma "mentalidade" para saber se tenho uma e, se a tiver, se é o caso de a mudar ou não e apanho-te e á Carlota no meio de uma entifada! Vá, pede lá desculpa, a Miss Spring diz no blog dela que leu não sei onde que ia haver isso dos Betas e resolveu ser moderna e ela mudou antes de a Carlota ter feito o post sobre a "beatice".
Explicado? Agora vou buscar o dicionário. Beijinhos
c_mim
Concordamos plenamente
Carlota
Ok, eu peço desculpa mas que a culpa foi tua foi :)))))))
E tu vê-me se escreves, saxafavor :))
Beijolas
125_azul
Já me retractei, já pedi desculpa à Carlota, as que a culpa foi dela, foi
:)))))
beijinho
Carlota
Volto aqui só para te dizer:
Já reparaste bem na canção linda que tens no Lote?
:)
beijola
riverside aproviders linkages budapest identifies viability swallows infringed encoded wald reserve
semelokertes marchimundui
Enviar um comentário
<< Home