Emulação socialista, versão Século XXI
[1210]
E quando eu julgava que já éramos tratados como as pessoas, aparece Sócrates a “guterrar” e a anunciar um prémio para o melhor professor, seja o que for que isso signifique.
Há tiques que remanescem, por muitas reciclagens a que o socialismo e os socialistas se esforcem para se submeter. Este prémio de Sócrates remete de imediato para as célebres “emulações socialistas” (muito usadas entre professores, aliás) que distinguiam os melhores. Claro que os melhores eram, quase sempre, aqueles que punham as criancinhas a cantar mais vezes e mais solidariamente uma série de cânticos revolucionários, solidários e internacionalistas, independentemente do ensino em si.
Os tempos mudaram, eu sei, mas como não estou bem a antever os critérios que irão nortear a apreciação do melhor entre muitos milhares de professores nem quem é que sobre isso vai decidir (uma comissão?) a única coisa que me ocorre é os lambe-botas militantes, os natural born oportunistas, a movimentarem-se em conformidade. O preenchimento de um “boletimzinho” de adesão ao Partido poderá até ser uma estimável condição.
E depois há a maioria (silenciosa?) de gente decente e competente que continuará a exercer o seu mister com dedicação e proficiência, imunes a estas tretas, ensinando os jovens e transmitindo-lhes, quiçá, uma noção de mérito que não tem a nada a ver com esta edição revista e actualizada das emulações socialistas.
Felizmente. Valha-nos isso.
10 Comments:
Acho justo e correcto que os professores sejam avaliados...
Mas concordo com o que diz, que provavelmente este vai ser mais um prémio de cunhas, mais uma comissão para dar emprego aos abrutes politicos que existem neste pais...
Eu cá, antes mesmo de terminar a leitura do teu post, ocorreu-me logo um "olha, a Educação MacDonalds ... a promover o empregado do mês!" ...
Para quando o prémio para o melhor Juíz, o melhor Médico, o melhor funcionário da Repartição das Finanças? ...
Valha-nos algum deus ou santo que tenha mão nisto! Valha-nos São Cricalho, por exemplo!
Beijinhos, com prémio,
Sinapse
Falam todos muito bem porque não são professores e não imaginam o que se está a passar nas escolas. O que passa na TV não é!!!!!
Mesmo magoada, beijinhos!
Este anónimo espuma tanto que se vai afogando a pouco e pouco no rol de idiotices espumadas que lhe vão saindo pelas "sinapses" como ele próprio diz.
O que tentei no comentário acima foi ser engraçadinha, mas está visto que o tema não está para engraçadices (passe a tentativa de neologismo) ... principalmente quando as sinapses não estão inspiradas para o cómico ou para a graça.
Então, com toda a seriedade, e sem intenção de magoar ou ofender, eu pergunto: a que propósito é que os professores terão de ser distinguidos de outros funcionários públicos ou de outros cidadãos debaixo do mesmo Estado?
Eu não vejo televisão. Até concedo (de mim para comigo) que a situação possa estar difícil para os professores. Mas conceda-se também que a situação está e é difícil para muitas pessoas tanto no sector público como no privado.
No sector privado ... é a lei da selva. Vou abster-me de fazer comparações com o sector público.
No sector público ... vou limitar-me a uma única interrogação (para ficar pela rama ...) ... Porque é que os professores terão de ser mais ou menos que outros funcionários públicos?
Ou agora vão instituir-se prémios para todas as funções?
Foi essa a interrogação que motivou o meu comentário.
Um beijinho, Madalena,
e os costumeiros beijinhos para o Espumante,
Sinapse
Eu não sou socialista, sou boa pessoa. Antes que esperneiem, não estou a afirmar nem a insinuar, sequer, que os socialistas não sejam boas pessoas, só a afirmar que eu sou. Funcionária pública, trabalhadora decente e preocupada. Comigo e com o bem estar alheio. Sabes que a nova modalidade de avaliação dos funcionários públicos prevê quotas para excelente, muito bom, etc?, proporcionais à quantidade de funcionários de determinado serviço? Sabes que esse excelente e etcs é que vão determinar a progressão das carreiras? Sabes que não pensaram em que categoria "enfiar" os psicólogos e então somos avaliados juntamente com os funcionários administrativos? Tenho o maior respeito pela senhora da secretaria, que cola selos nas receitas mais depressa e eficientemente que eu, de certeza e faz um monte de outras coisas fantásticas que eu ignoro; preocupa-me é o critério que a chefe dela vai usar para me avaliar. É que eu nunca colo os selos...
Beijinhos para os professores decentes, que se esforçam para que os nossos filhos aprendam e sejam felizes. Em nome da Madalena, que eu sei que se preocupa.
brottas
O sentido do post vai mais nos tiques remanescentes de uma prática que até há bem poucos anos legitimava a qualificação das pessoas por escrutínios políticos em vez de mérito. No fundo foi isso que quis dizer.
Um abraço
Sinapse
Realmente, o anónimo das 6:32 caba por ser confuso e não se percebe se me quer ofender a mim ou a ti. Não sei porque perdes tempo com idiotas deste quilate.
E é evidente que a tua reflexão tem toda a lógica, apesar de eu te querer cjamar a atenção para o facto que menciono na minha resposta acima ao brottas.
Beijinhos MacDonalds
:)
Madalena
Há quase dois anos que te vejo magoada... no fundo não se passa nada que se não passe com outras classes. Mas eu entendo que magioa mais quando nos bate à porta, não é?
Mas olha...
E depois há a maioria (silenciosa?) de gente decente e competente que continuará a exercer o seu mister com dedicação e proficiência, imunes a estas tretas, ensinando os jovens e transmitindo-lhes, quiçá, uma noção de mérito que não tem a nada a ver com esta edição revista e actualizada das emulações socialistas.
Beijinho muito amigo para ti.
125_azul
Sempre desconfiei que eras uma desgraça a colar selos...
:)))
Remeto-te para a mesma observação que fiz à Sinapse e ao brottas quanto ao sentido do meu post.
Beijinho
Enviar um comentário
<< Home