quinta-feira, setembro 14, 2006

Valha-me Deus


[1212]

O reboliço era grande à esquina da minha rua. Uma pequena multidão e um polícia de giro tentavam acalmar um homem corpulento que invectivava uma frágil mulher, encostada a um carro descapotável com a capota aberta.

O homem corpulento dava voltas ao carro, soltando imprecações mais ou menos ininteligíveis, ao mesmo tempo que parecia tentar fechar a capota que, por força de uma qualquer avaria aparentemente provocada pela mulher, não subia.

Pelo insólito da situação (provavelmente porque as circunstâncias ambientais começam já a fazer-me abrandar o carro para “ver bem” o acidente na faixa contrária da estrada ou indagar bem das razões de uma altercação pública – resumindo começo a ser mais português) fui-me aproximando do grupo e lá vi a mulher, frágil e temerosa, olhando para o homem (marido??) que desenvolvia todos os esforços para fechar a capota.
E eis que às tantas, o homem pára, volta-se para a mulher e diz:

- Deus queira que não chova, porque se chover, reza para que eu esteja bem disposto.

Percebendo que estava em face de um perigoso religioso fundamentalista, estuguei o passo e afastei-me. Deus Nosso me perdoe, mas custa-me ver a violência, Deus queira que tudo acabe em bem e que Nossa Senhora proteja a pobre mulher que estragou a capota.

NOTA: Acho que com episódios destes, acabando nós (os ocidentais, olaré) por cair na mesma ortodoxia de gestos e atitudes, temos que ser bem mais compreensivos com a religiosidade dos outros. Aceitá-la e, inclusivamente, ajustá-la aos nossos costumes decadentes que até invocamos o santo nome de Deus em vão quando a mulher nos estraga o descapotável. Por exemplo, eu acho que
é um exagero uma mulher ter de apresentar quatro testemunhas oculares masculinas para provar que foi violada e que se não apresentar, será condenada e, eventualmente, lapidada por adultério, mas o que é que se há-de fazer. São lá os costumes deles, o Profeta lá saberia o que estava a fazer. Deus Nosso Senhor os perdoe e ilumine e vai-se a ver, as mulheres hoje são umas oferecidas e capazes de tudo.

Via O Insurgente

2 Comments:

At 6:35 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Estava a correr tudo bem até ao último parágrafo. Aí lembrei-me do telemóvel da Lili e enervei-me...

 
At 7:47 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azukl
Essa da Lili está-te no goto...
:)

 

Enviar um comentário

<< Home