terça-feira, julho 19, 2005

Ah Faneca...



[478] - O sabor salvífico de três fanequinhas fritas (muito bem passadas, assim com as espinhas quebradiças de tanto fritar…) deitadas num ninho de arroz de grelos e salada, salvou-me o dia.

Eu acho que os portugueses são os únicos terráqueos que gostam de fanecas. Diria mais, qual Dupont interessado ou Dupond atento, que as fanecas só podem ser gostadas por portugueses. Sabem a mar, sabem a lodo, sabem a pexinho pró gato, têm aquele ar salazarento dum jaquinzinho em cima de fatia de broa, aquele cenário, enfim, de português pós guerra mundial que não entrou na guerra mas que era feliz por ser infeliz e estar, felizmente, a coberto das infelicidades dos outros.

Eu não andei na guerra mundial, que ainda estava a fazer tijolo, mas, por qualquer razão que me escapa, sofro alguma recorrência deste tipo de cenário – um português a comer um jaquinzinho, feliz por ter nascido na desgraça e a rezar a Nossa Senhora para que não chova e que afaste as doenças.

A faneca é um peixe brega, feioso e podia muito bem representar o Estado-Novo, com alguma vantagem elítica sobre o jaquinzinho. Mas que tem um sabor divinal, mesmo sendo o tal sabor de que os portugueses gostam, tem. Há muito que não comia fanecas e hoje foi dia delas. Comi-as todas (eu sou assim, não deixo nada a meio…) e deliciei-me com aquele gostinho que nos fica nos dentes a óleo de fritar e a espinhas quebradiças.

Uma alemã gorda e um alemão magro, ambos com cara de apple struddel do Pingo Doce e de levar ao microondas, comiam um vulgar bitoque com ovo a cavalo. A alemã olhou descaradamente para o meu prato, pensando talvez como é que um homem apessoado e de gravata estava a comer "aquilo", cheio de espinhas e restos e, ainda por cima, terá pensado ela, com cara de quem estava contente. Perante olhar tão embevecido, lá lhe expliquei que peixe saboroso só havia um, a faneca e mais nenhum, que aquele era um peixe típico das águas portuguesas, que não era como aqueles halibuts insípidos de Hamburgo ou percas despersonalizadas do Rhür. Fiz tal apologia à faneca que ela não resistiu e eu passei-lhe um lombinho do meu prato (aqui tenho a impressão que o alemão magro não gostou muito, mas eu sou homem de intenções límpidas e não lhe liguei, aliás a dita alemã não suscitava pensamentos ou intenções que não fossem platonicamente decentes…). E aqui foi o fim. A alemã gorda exultou. Os olhinhos iam-lhe saltando das órbitas papudas enquanto dizia "verrrrry gud, I eve no vords. Exksselent".

Fiz assim a minha acção de escuteiro. Publicitei a faneca e os bons sabores de Portugal.

"Ze prrrroblem vuass zat afterrrr lonch she came to me and zaid: Zorrry misterrr, vere is the enktrance to the basilíííca? E eu disse… é mesmo aí, a sua frente, cinquenta metros daqui. Ao que ela me responde: "Nain, zorrrrry, hize no open". Espreitei e vi que a alemã gorda tinha razão. A Basílica estava fechada. Não sei se para almoço dos padres ou se é mesmo assim. O que sei é que a alemã gorda já não deve ir fazer propaganda das fanecas portuguesas para Frankfurt, ou lá de onde ela é e que os padres fecham as basílicas quando é a hora do almocinho!

22 Comments:

At 3:53 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Espumante
Imaginei a cena e achei-a uma delícia... Alemã a comer faneca. Warum nicht? Lembrei-me do espanto de uma inglesa quando soube que ervilhas se podiam comer com ovos e "bacon". E adorou! A propósito, que tal raia com molho de pitau, prato típico da Figueira?
Beijinhos

 
At 7:05 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

O Espumante volta em grande estilo. Para quem andava enfastiado, não está mal :)))
Leitora Atenta

 
At 7:28 da tarde, Blogger Cláudia disse...

Desculpa mas não consegui ler tudo até ao fim...
Mas a faneca é o meu peixe preferido e vai ser o meu jantar hoje!!! e exactamente 3 fanecas!! como é que adivinhaste?!

 
At 9:30 da tarde, Blogger Hipatia disse...

Por causa de uma treta qualquer chamada fósforo que parece que o meu corpo não gosta muito, fui já obrigada a engolir tanta faneca que há muito não as posso ver nem ao longe.

Sorry, Espumante: eu hoje não olhava para o teu prato, mesmo que já não comesse há 15 dias. Tenho um duradoiro e persistente ódio a fanecas. Mas o jaquinzinho já marchava :)))

 
At 7:32 da manhã, Blogger lilla mig disse...

Muito bem, espumante, há que converter estes estranjas às maravilhas do peixe! Os alemães então, com excepções, claro está, pensam que nós somos uns aliens loucos que comemos tudo o que mexe e tem um ar estranho... Bem que eu comeria isso ao almocinho hoje... Suspiro... Beijinhos

 
At 8:05 da manhã, Blogger Madalena disse...

Conta-me: onde é que tu foste buscar a inspiração que ainda ontem andava perdida??? Trouxeste toda? Não deixaste lá um niquinho para mim? Fizeste como à faneca, isto é, rapaste o prato?
Beijinho grande e vou confessar que eu é mais carapau... acho que nunca provei faneca. Onde é esse restaurante?

 
At 10:16 da manhã, Blogger Cláudia disse...

ó incompetente, a minha mãe diz que no verão as fanecas não são tão boas, não têm tanto sabor, por isso não vale a pena a pescaria.

 
At 10:56 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

É mesmo, Madalena, o poder que tem uma faneca!... viste a criatividade que suscita? Se calhar, é isso de que padece o português actual: de faneca!, ora toca mas é a pôr de lado salsichas alemãs e hamburguers, fechar o padre com a alemã e, tal como o espumante, voltar a apreciar uma boa faneca lol - beijo aos dois, IO.

 
At 1:05 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Laura Lara

Molho de pitau??? Há sempre um molho desconhecido! Quando pensamos que já sabemos tudo na vida, aparece um pitau a borrar a escrita :)))
Boa estadia por aí, com pitaus e tudo :)

 
At 1:06 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Nónio

Somos dois... e obrigado pela informação porque já tinha ido pelo menos dez vezes à farmácia... !
:)

 
At 1:07 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Leitora Atenta

O anonimato em grande estilo... ou nem por isso? :)
Obrigado pela simpatia

 
At 1:08 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Cláudia

Isso de ler só meios posts é o que dá :)) E espero que o Inc tenha seguido a tua dica.

 
At 1:10 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Hipatia

Corpos a precisar de fósforo é o que mais há por aí :)) E "amuei" ao dizeres que nem olhavas para o meu prato. A Alemã olhou...
Beijinho e parabéns pelo template

 
At 1:14 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Incompetente

O teu comentário suscitou-me algumas dúvidas, a saber:
pelo texto, depreendia-se bem que a alemã gostou da faneca, salvo seja :)) por outro lado eu não dei no cravo nem na ferradura. Gosto de fanecas, period, independentemente do significado político que ela possa ter :)) finalmente, a parte final do teu comentário manteve o suspense aé ao finzinho sobre se gostavas da beleza natural, da bronzeada pele, fina e resplandecente e do inusitado sabor, da alemã ou da faneca. Vi, depois, que era da faneca e fiquei mais descansado :))
Um abraço fanecal

 
At 1:15 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lilla Mig

E não somos????
:)))

 
At 1:19 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena

Não acredito que nunca tenhas comido faneca. No Índico não há, eu sei. Mas depois de tantos anos em Lisboa???? É o mesmo que me dizeres que nunca comeste goiabas enquanto andaste pot Moçambique.
Quanto aos restaurantes... aqui por onde trabalho há um boa dúzia de restaurantes que têm habitualmente fanecas. É só dizeres e apareceres e eu como uma faneca contigo. Mas como não há almoços grátis, ficar-me-ás a dever uma efeméride daqui a um ano. Qualque coisa do género: - Completa-se hoje um ano em que comi uma faneca com o espumante etc., etc.,
:)))

 
At 1:21 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

"Aquela" alemã, acho que nem um padre inventaria razões para se ir confessar a seguir :)) E daí, há padres para tudo.
Obrigado pelas tuas palavras, simpáticas como sempre.

 
At 3:06 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO

Este último comentário era para ti. Faltou o IO...
:)))

 
At 8:13 da tarde, Blogger Hipatia disse...

Não amues :) Pensa que estava antes a olhar para os teus olhos. Assim fica mais bonito, não fica?

Beijinho e obrigada :)

 
At 10:59 da tarde, Blogger A. disse...

É só para dizer que hoje grelhámos 2 fanecas cá por casa!

 
At 8:01 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Hipatia
Se é para os meus olhos fico muito mais descansado e já não amuo.

Estás mais bem dispostinha??
:)

 
At 8:02 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Luna

O tei silêmcio lá pelo "Horas" está explicado. Andas a comer fanecas...
:)

 

Enviar um comentário

<< Home