quinta-feira, maio 26, 2005

Bignoniacea jacaranda mimosifolia ( gelatinosum idioticus que nem de lineu é...)



[389] - Tenho um jacarandá mesmo à porta de casa.

Há dias em que acho que é uma árvore lindíssima. O lilás das flores é único. O porte é nobre, não sei bem que utilidade possa ter para além da beleza das suas flores, mas tudo bem, que é que isso interessa, a árvore é magnífica e até me faz recordar Pretoria, a capital administrativa da África do Sul, conhecida por «jacaranda city», com as suas avenidas floridas com a beleza do lilás na primavera austral, sobretudo se olhadas do topo do Union Building. Como dizia, há aqueles dias em que estou em «mode enter», adoro os jacarandás mai-las suas flores lilases blá blá blá.

Há outros dias em que estou em «mode delete», acho a árvore inestética, esgalhada, «raisparta o pau» e o lilás das flores é mortiço e depressivo. Sobretudo quando, por preguiça, deixo o carro à porta de casa, mesmo debaixo do jacarandá que lá está e este me salpica o carro duma gelatina que exige pelo menos duas lavagens de escova para sair...



Pretoria

10 Comments:

At 10:29 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Oh espumante, os homens e os carros. São o seu brinquedinho. O que é que tem uns pingos de gelatina na pintura?
;=)

 
At 10:31 da manhã, Blogger Pitucha disse...

E hoje em que dia estás? Ou melhor, estacionaste onde o carro (se é que já voltou da garagem!)?
:-)

 
At 11:02 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Não são só os jacarandás que sujam os carros e deixam tudo pegajento. E quando as árvores são abrigos nocturnos de pássaros e transformam os nossos carros em sanitas? Qual a razão por que as árvores em África são mais bonitas do que cá (buganvílias, jacarandás, cevadilha, etc.)? O que levou os pombos de Lisboa a emigrarem para os Olivais? Parece uma praga de ratos com asas! E também sujam os carros. Hoje estou muito reclamativa (esta palavra não existe, pois não?) e nada disto tem a ver com o teu escrito. Deve ser do défice. Mas cheer up, no final do ano já estará só em 6,2, seja lá o que isso significa em termos de bem- aventurança.
Beijinhos e tá-tá

 
At 12:49 da tarde, Blogger Passada disse...

Não vejo as fotos deste poste, mas verei os jacarandás ao vivo em Pretoria este fim de semana. Beijos e que venhas a escrever sobre as acácias, até porque a tua, ali plantada na Av. Kim Il Sung continua a crescer. Beijos

 
At 9:31 da tarde, Blogger Guarda-factos disse...

Apesar dos pingos, olhe que seria bem mais inestético um embondeiro - ou baobá ou melambeira, nomes diversos para a mesma árvore - ao pé de casa...
Está a vê-los, bem...? :/

Abraço

 
At 9:42 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Anónimo
Tem o mesmo que um comentário anónimo :)
A diferença é que os pingos, com a lavagem, saem...
:))

 
At 9:45 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Pitucha
Eu ontem já tinha dito que se não me entregassem o carro no dia eu não responderia por mim.
E por acaso não fui eu que estacionei o carro de baixo da árvore. Foi uma adolescente de 19 aninhos, recém-encartada. Claro que comecei o feriado a dar-lhe um beijinho de ralhete. Sou um coração de gelatina... de jacarandá
:)))

 
At 9:48 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Laura Lara
A minha mãe mora no B da Encarnação. Aliás, onde nasci. Não dei por isso, mas foi lá que nasci. E ainda hoje quando lá vou almoçar com ela, costumamos almoçar no jardim e não é que até melros lá passam? Para desespero da minha velhota que diz que lhe comem as nêsperas!!!... Mas acho extraordinário aquele ar campestre em lisboa...
:)

 
At 9:49 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

mmicr
Boa viagem filhota. E não me esqueço da acácia, claro. Ainda há pouco tempo quando aí fui, lá fui visitá-la...
Vauis de carro?

 
At 9:51 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

JoãoG
Embondeiro ou baoba tree são a mesma coisa. Já mulembeira é uma árvore diferente. Curiosamente, mais comum na costa ocidental de África. Não tenho ideia de mulembeiras na costa oriental...
Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home