Fasten Your Seat Belts...
[338] - Pode ser um sentimento pateta, mas não consigo ficar indiferente a uma brisa de orgulho e vaidade por este extraordinário exemplo de ciência e de técnica.
Ao longo da minha vida profissional percorri muitos milhares de milhas em muitos aviões de muitas companhias. Sempre nutri uma especial admiração pelo Boeing 747, sobretudo a versão 747-400,aquele monstro que nos transporta na maior comodidade e segurança num tecto de 13.000 metros de altitude e à velocidade de 960 km/hora. Quando vi em directo a descolagem inaugural do A 380 e pensei que é 30% maior que o 747, que tem a envergadura equivalente à largura de um campo de futebol, a altura correspondente a um prédio de oito andares e que pode transportar até 800 pessoas, senti qualquer coisa parecida... com patriotismo. Isto numa altura em que andamos todos aos berros entre o sim e o não à Constituição Europeia.
Um brinquedo destes custa cerca de €250.000.000 e a Airbus tem 150 encomendas em carteira...
Lembro-me de, ocasionalmente, ver em alguns aeroportos da Europa uns aviões esquisitíssimos (salvo erro chamados de Goopies) com um formato de fuselagem apropriado ao transporte de partes das fuselagens dos próprios Airbus. Pergunto-me se será necessário fabricar novos Goopies para o transporte das partes destes novos monstros voadores.
É talvez o grande sortilégio da Europa. Ter empresas da dimensão da Airbus, ao mesmo tempo que nos perdemos em discussões académicas sobre se a CP compra ou não a Bombardier para fazer umas locomotivas. No fundo é um sinal inequívoco de liberdade e de grande capacidade. Acolhermos a intriga laboral e a politicazinha rasteira, defendermos políticas laborais na mais estrita observância dos direitos dos trabalhadores vis a vis com outros países em que esses direitos são letra morta para que possam competir nos mercados internacionais, lado a lado com grandes empreendimentos que demonstram a nossa extraordinária pujança. E trilharmos o caminho do sucesso, desenvolvimento e bem estar das populações. É a Europa, afinal...
4 Comments:
E eu que pensava que vinha aqui encontrar o gáudio do leão ameaçado eplos jogadores da terra dos moinhos e das flores, das vaquinhas e do leite, etc...
Afinal é mais aviões e muito positivismo, sim Sr Espumante.
Sabes há quanto tempo não ando de avião? Há 32 anos. Sou mesmo saloia! Quando voltar a entrar num avião não vou parar de me espantar certamente e toda a gente vai notar!
Beijinhos e parabéns eplo post e pelo teu clube! Já sei que podia ser melhor!
Madalena
As vitórias do Sporting vão-se tornando um hábito tão consequente como inconsequentes têm vindo a ser aqueles golos contra corrente que a equipa vai sofrendo de forma estúpida :)
Quanto aos aviões... 32 anos...humm... acho mesmo urgente um upgrade da coisa. Talvez uma ida a Maputo, quem sabe. Não irias de A-380, mas sempre operamos em A-340.Se fores em Navigator tens direito a tábua de queijos e pratos de loiça, espaço e ergonomia adequada. Se fores em turística...apanhas com as costas do parceiro da frente nos joelhos e um cotovelo ossudo de cada lado. Em qualquer dos casos são SEMPRE 11 (ONZE...) horas de vôo sem fumar, três filmes, um par de refeições de plástico e uma assistente avozinha ou um assistente nem por isso... :)))
Eu estava mesmo "distéclica", a trocar as teclas a torto e a direito!
Sem fumar, tudo bem! Já deixei há muitos anos. Mas um xanax é permitido, não é?
Fico mais descansada!
beijinhos
teste
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