quarta-feira, dezembro 05, 2012

Gato por lebre...estou a precisar de mais férias!




Restaurante Galeria - Rua Afonso Sanches (rua da PSP) Cascais 

[4815]

Como frequentemente num restaurante aqui em Cascais, com o improvável nome de Galeria, posto que nem lá dentro nem cá fora vejo galeria alguma. Cá fora há um cavalete em ardósia com a indicação do prato do dia, há um lugar de fruta, uns metros abaixo a PSP e, quase em frente, a Segurança Social. Lá dentro há uma dúzia de mesas frugais, um jovem louro a servir e que é filho do senhor Gato, o dono, marido de uma senhora que, na cozinha, faz verdadeiros milagres que nos mimam o palato com os pratos do dia.

O senhor Gato é um homem curto, rápido e de poucas falas e nunca o vi sorrir uma vez que fosse, enquanto atende eficientemente as mesas. Por razões que não descortino, mesmo sem rir acaba por se tornar simpático, aquele tipo de pessoa que a gente gosta não sabe bem porquê e que acaba por fazer parte do inventário, sem esforço nem cunha.

Ontem entrei, sentei-me, vi apenas o jovem servindo. Do senhor Gato, nada. Estranhei. Pela primeira vez ele não estava presente. Deve estar doente, pensei eu. Morreu. Teve de ir às Finanças. Fugiu com uma ucraniana… enfim, coloquei-me mentalmente uma série de hipóteses até que o moço chegou ao pé de mim para me perguntar o que é que eu queria comer. Antes de escolher, perguntei:

- Onde pára o senhor Gato?

Nesse preciso momento, a cozinheira entrou na sala com uma travessa na mão que colocou na mesa de um cavalheiro ao lado da minha, cumprimentou e perguntou-me se eu queria o prato do dia.

- E o que é? Perguntei eu:

- Coelho assado no forno. E apontou para a travessa que acabara de trazer.

Olhei, mirei bem o leporídeo, assado entre batatinhas e diabos me levem se não vi ali mesmo o senhor Gato, esturricado, lançando-me um olhar lancinante. Engoli em seco e pedi uma posta de peixe-espada grelhada. Devo andar a ver muitos filmes de terror!
.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

At 10:37 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Falam do cozido da Malveira. Este não lhe fica atrás.
JT

 
At 1:00 da manhã, Blogger Dulce Braga disse...

:))))...gato, lebre, coelho, leporídeo, mas afinal cadê o sr Gato?
Um dia ainda vou a Cascais, só pra comer nesse Galeria e saber do sr Coelho...ops...Gato...:)))*

 

Enviar um comentário

<< Home