quinta-feira, abril 12, 2012

Mas as crianças, Senhor...

[4623]

Se é consabido que fumar faz mal e, factor não menos despiciendo, a profilaxia das doenças pulmonares nos traz poupanças nos custos da saúde pública, já esta medida me parece tingida pela preocupação dos zelotas do costume, em uso corrente na pífia paróquia do nosso descontentamento.

Andámos anos a alimentar as criancinhas a sopas de cavalo cansado ou a fazê-los homens criando-lhes a ideia de que um bagacinho de manhã lhes evitava as gripes. Agora, exercitamos o nosso pós modernismo explicando aos pais estouvados que fumar nos carros ao pé dos filhos faz mal à saúde.

Não fosse este zelo estremado dos nossos mandantes e as nossas criancinhas estariam destinadas a fazer enfizemas, bronquites e cancros por causa do cigarrito no automóvel. Felizmente que as crianças vão crescer sãs e robustas para enfrentarem com vigor o desemprego que as aguarda à saída da universidade ou a incerteza das reformas gerada pelos ultra-liberais. Mas isso é secundário. O que interessa é que os pais não fumem no carro (que é deles) para cima das criancinhas (que também são deles, espera-se).

Há umas décadas atrás, a esta obsessão intrusiva na vida das pessoas chamava-se fascismo. Agora, não sei.
.

Etiquetas: