sábado, março 31, 2012

O conforto do acompanhamento psicológico

[4608]

Antes de eu perceber bem o que se passara com o jovem que caiu de uma varanda em Llorett de Mar, já eu lia por tudo o que era jornal, ou ouvia pelas várias televisões, que os colegas e familiares do infeliz estudante já estavam a receber acompanhamento psicológico.

Numa sociedade oficialmente declarada doentinha e carecida dos cuidados de um big father a quem devemos permanecer atentos, veneradores e obrigados, esta ladainha do acompanhamento psicológico vulgarizou-se ao ponto de parecer que se alguém dá um espirro algures, do Estado salta um batalhão de psicólogos, sociólogos, psicanalistas, assistentes sociais, assistentes, coadjuvantes e outros funcionários para nos acompanhar com competência. A coisa adquire contornos graves quando muita gente acorda de manhã a pensar que têm de acompanhar crianças deprimidas, como neste caso, aqui referido pela Helena Matos.

É evidente que não se discute a necessidade do acompanhamento psicológico em certas situações de grande dramatismo, mas muitas vezes, se em vez de acompanhamento psicológico a posteriori se promovesse o acompanhamento preventivo a muitas situações causadoras de tragédias, fazer-se-ia muito melhor figura. Talvez alguns psicólogos fossem para o desemprego, mas se calhar morria menos gente e não se balizava a psique nacional pelo conforto de sabermos que nos pode morrer alguém por incúria de um qualquer responsável por qualquer coisa mas, graças a Deus, a seguir somos psicologicamente acompanhados.
.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 10:34 da manhã, Blogger Antonio disse...

Verdade. Por outro lado, já viste as estatísticas dos suicídios em Portugal? não viste, pois não se publicam, nem se anunciam.

 
At 12:20 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

António

Eu não discuto a necessidade do acompanhamento psicológico. Apenas me eriço que ele seja usado como ferramenta política para que se instale na sociedade a ideia do «Estado paizinho»

 

Enviar um comentário

<< Home