sábado, julho 09, 2011

Soares anda «aflito»




[4345]

A insistência dos nossos jornalistas em pedir opiniões a Mário Soares de cada vez que chove ou faz sol, raia o paroxismo. A gravidade maior desta idiotia é que me metem a criatura em casa com aquela expressão de misto de autoridade e bonomia tipo pater familias, uma coisa que me faz recordar que pater familias só tive um, o meu e mais nenhum. Mas somos pródigos neste tipo de atitude. É coisa, assim mal comparado (ou bem?) a um Kim il Sunguismo, para que os portugueses parecem ter uma tendência genética.

Mais complicado ainda é a ideia de que de cada pum solto na atmosfera portuguesa ficamos pendentes da opinião do senhor, ainda que eu não saiba bem porquê. Vestem-lhe as roupas do moralismo e da ética, fardam-no de impoluto e o senhor disserta a seu belo prazer sobre as malfeitorias do mundo, não poupando mesmo o seu próprio partido e respectivos correlegionários, o que dá um ar saudável à coisa.

Desta vez Soares mostra-se aflito e zanga-se imenso com Cavaco Silva que poderia ter feito muito mais acerca da traquinice da Moody’s. Não diz o quê, mas fica no ar a ideia de que com ele as coisas seriam diferentes. A avidez com que alguns jornalistas vão bebericando as opiniões de Soares chega a ser patética e a forma como as relatam, vindas do histórico socialista, chega mesmo a tinir a luxúria.

Confesso que mais do que me irritar, este estado de coisas me desgosta. É preciso termos um acervo muito pobre de nomes e figuras para solicitarmos Soares por tudo e por nada e, pior, ficarmos todos contentes e reconfortados com isso. Não tenho qualquer sentimento de gratidão ou especial admiração por este homem, por razões que por várias vezes explicitei já e guardo mesmo sérias reservas quanto à imagem impoluta que faz passar, desde o salário que exigiu para Maria Barroso, sua mulher, quando ele aderiu ao PS (nunca desmentido) até um rosário de situações que, para além de mal explicadas, foram claramente esbatidas no tempo e pulverizadas na poeira dos acontecimentos, e nem vale a pena repeti-las por serem do conhecimento geral (duas repugnam-me particularmente, i.e. a colonização exemplar e cerca de dois milhões de Euros que Guterres, patrioticamente e com aquela habilidade que tinha em gastar o dinheiro dos outros, achou por bem atribuir para a sua Fundação, baseado em pressupostos não se sabe bem quais). Vistas bem as coisas, nada difere muito da recente conduta do inenarrável Sócrates de fresca data. Com a diferença de que Soares tem muito mais jeito. E Sócrates, pelo menos por ora, anda calado. Enquanto Soares não se cala. O homem não se cala mesmo. Ou tem jornalistas a bater-lhe no ombro para lhe fazer perguntas, ou plumas caprichosas para lhe fazer entrevistas, ou o povo dos bons costumes agradecido porque ele, Soares, um dia, na Alameda, deu um murro na mesa e uns gritos e pôs os comunistas na ordem.

Por mim, a criatura já me cansa e me alimenta o sentimento perene que tenho de quão pífia é esta sociedade. Mas, admito, a culpa não dele. É só ele vir à rua para se ouvir o concerto de chocalhos de jornalistas a ver quem lhe chega primeiro para lhe perguntar o que é que ele acha da cor da blusa que a senhora Merkel usava ontem.
.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

At 4:13 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

"Opiniões" é que pedem a toda hora a toda a gente e por tudo e por nada!
Acho um exagero e um despropósito.
Quanto ao teu post, concordo em absoluto.
xx

 
At 10:21 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Chega a enervar, papoila!!!

 
At 3:50 da tarde, Blogger LurdesMartins disse...

Eu acho que, relativamente às senhoras da plítica, ele tem mais jeito para dar opiniões acerca dos aventais...

 
At 8:20 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lurdes

Essa, as pessoas não vão esquecer...

 

Enviar um comentário

<< Home