sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Todos pela liberdade


[3648]

Fui a S. Bento. Porque tenho um blogue, porque assinei a petição e porque me sinto cada vez mais embaraçado por ter o primeiro-ministro que tenho, com todos os episódios adjacentes, mantidos e adubados por boys a ganharem €2,5 M/ano. Fui.

Sabia que não veria massas vociferantes nem carradas de manifestantes frenéticos, camisas do Che, bandeiras vermelhas, nem punhos erguidos. Mas esperava, isso esperava, ver “rapaziada” da minha idade. Tinha mesmo lido, algures que o João Gonçalves, um rapaz da minha idade, lá estaria. Não estava. E é assim que me vejo submerso por uma onda de juventude, de fato, sim, e com ar de quem tinha um cliente para visitar às 15:00, mas com ar escovado, de conversa interessante, num cenário reconfortante de jovens determinados. Aquela que amanhã irá tomar conta dos destinos deste país cansado de relíquias de Abril. Poetas, pensadores, lutadores da liberdade, exilados, honoráveis desertores, internacionalistas, intervencionistas, amigos das esquinas, igualitários, distribuidores da riqueza (dos ricos, pois, que se saiba, não se produziu muita mais para além da que já havia), intelectuais, artistas, gente, enfim, cheia de reserva moral e intelectual mas que, tudo junto e somado, não ajudou muito a que Portugal enveredasse pela via da convergência em relação aos seus parceiros europeus. Porque nos últimos cerca de 30 anos, os nossos líderes pensaram muito, lutaram pela liberdade, acabaram com a tropa e já não precisam de desertar, internacionalizaram a revolução, intervencionaram, nacionalizaram, foram encontrando os amigos das esquinas, igualizaram e distribuíram riqueza enquanto houve alguma, perderam-se em supremas tertúlias intelectuais e artísticas mas, lá está, tudo junto e somado, conduziram-nos a uma divergência profunda em relação aos índices de desenvolvimento e progresso da Europa a que pertencemos.

Neste momento, uma clique de novos-ricos da política ignoram os meios, saltam por cima da ética (à “vara” se preciso for), afastam os pruridos, perdem-se em conluios, tramam, entrelaçam cumplicidades e conspiram para manter um status que lhes garanta a subsistência (a maior parte deles não sabe fazer mais nada e tem muito pouco mundo…). Nessa óptica, “atiraram-se” à comunicação social, que pretenderam controlar, fazendo tábua rasa de quaisquer valores éticos e mesmo sem respeito pelo dinheiro de todos nós, usando-o em episódios tão imorais como o aluguer de jatinhos expressos para “ir a Madrid e já venho “, assinar um contrato para pôr” um gajo na rua”.

Voltando a S. Bento, foi essa onda de juventude que vi. De fato para cliente das 3:00, como disse a Felipa (não desmerecendo das calças dela que não deslustrariam numa reunião de conselho de administração, so to speak…) mas senti que há ali substrato para dar a volta a “isto”. Depois de extirpadas as relíquias do regime, como é óbvio. E dos oportunistas de percurso, como é o caso flagrante do nosso primeiro-ministro em exercício. E olhar aquela juventude alegre e determinada fez-me bem. Mesmo que um pouco nostálgico e desesperadamente procurando o João Gonçalves que ia, mas não foi, como faixa etária de inserção.

Portugal ainda “cumprirá o seu ideal”, lá dizia o Chico Buarque. Mesmo que o ideal cantado pelo Chico não tenha nada a ver com o que a realidade de hoje exige.

P.S. Aconteceu-me uma aparição profusa na SIC Notícias, uma entrevista que veio três ou quatro vezes para o ar. Se algum dos meus confrades conseguir o link, antecipadamente agradeço que mo envie para a caixa de comentários ou por mail.

.

Etiquetas: , ,

14 Comments:

At 5:20 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Apareceste na SIC Noticias? quero esse link!
Viste/conheceste o RAF?

 
At 6:11 da tarde, Blogger poolshark disse...

Acho que a entrevista não foi 3 ou 4 vezes para o ar... eu é que estava sempre a rebobinar e a por de novo :)

 
At 6:58 da tarde, Anonymous A Mais Nova disse...

Rebobinar, que termo tão datado! hoje já não se rebobina, faxavor, manda-se a box sofisticadamente andar para trás.

 
At 7:06 da tarde, Blogger Torquato da Luz disse...

Caro Nelson, ao vê-lo na televisão, lamentei ter perdido (por falta de reconhecimento...) a oportunidade de, "in loco", lhe dar um abraço. Fica para a próxima. Bom fim-de-semana!

 
At 7:49 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Muito interessante o que escreveste.
Gostei muito de visão que tens em relação aos JOVENS que substituirão as "relíquias" de Abril.
Realmente o que faz falta é uma boa "mangueirada" que lave este País de Norte a Sul.
Ainda bem que foste!
xx

 
At 11:35 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 11:37 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

poolshark

Eu devia desconfiar... eu já andava com esta do poolshark na ideia, mas a do rebobinar acendeu-me a luz. E tens razão. Acho que o teu futuro poderá mesmo ser "rebobinador" de serviço. Encaratado e ajuramentado.
Um abraço para ti

 
At 11:39 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

A mais nova

Bom, depois de reconhecer o Poolshark, tornou-se fácil reconhecer "A mais nova". Sobretudo pelo sentido crítico, pelo rigor da ideia e pela rejeição dos termos datados :)))
Beijinho

 
At 11:41 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Torauto da Luz

Meu caro Torquato, mas que pena mesmo eu não o ter detectado... fica para o lançamento do seu segundo livro. Quando vai ser?
:)))
Um grande abraço

 
At 11:42 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Assertiva, com sempre :)))
Bom fim de semana para ti

 
At 11:47 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

Vou repetir o comentário, porque o anterior estava cheio de erros de caligrafia (não te rias,este "erros de caligrafia" ouvi mesmo, numa televisão) :)))

Apareci, minha amiga. Estive quase para pedir que me deixassem mandar beijinhos para a minha prima na França, para os meus padrinhos na África, para a Carlota naquela cidade que não me arrecorda o nome mas tem um menino a fazer xixi e onde está o Durão Barroso e assim, para a minha tia que está a trabalhar num hotel da Suíca e, claro, para a sináptica criatura que loves NY :))) Mas depois não me deram mais tempo de antena e só pude dizer: - Mãããããe! Estou na televisão :))) E não, não vi o RAF. Éramos poucos mas também não tão poucos assim que desse para ver toda a gente.
beijinhos

 
At 9:10 da tarde, Blogger Torquato da Luz disse...

Caro Nelson,

Não resisto a dizer-lhe que me surpreende a sua referência ao meu "segundo livro", quando já publiquei mais de uma dezena (e, que eu saiba, o meu amigo tem pelo menos dois...).
Mais um forte abraço.

 
At 10:21 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Torquato da Luz

Mas que perfeita estupidez... claro que sei de muitos e tenho dois, sim. Aquele "segundo" foi uma forma preguiçosa, descuidada e indesculpável de me referir ao "seguinte", ou seja depois daquele acujo lançamento não pude ir, nem me lembro bem já porquê... mas o fio da coisa era esse. Aquele segundo, deveria ser próximo.

Peço desculpa pela incorrecção e um grande abraço

NR

 
At 9:05 da manhã, Blogger Torquato da Luz disse...

Não tem de que pedir desculpa, compreendo perfeitamente.
A propósito, o próximo chama-se "Espelho íntimo" e deve sair por altura da Páscoa.
Mais um abraço amigo.

 

Enviar um comentário

<< Home