terça-feira, fevereiro 02, 2010

O saber não ocupa lugar – post dedicado


[3622]

A voçoroca, boçoroca ou ravina é um fenómeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não protege o solo, que fica cascalhento e susceptível de arrastamento por enxurradas. Pobre, seco, e quimicamente morto, nada germina naquele meio laterítico destinado, alguns milhares de anos depois, a tornarem-se em minério de ferro.

Em Angola é frequente o aparecimento de voçorocas (curiosamente, o termo parece ser brasileiro mas era de uso corrente em Angola), no Planalto Central, dado a elevada queda pluviométrica, intensidade de chuvas e terrenos de arenito, facilmente arrastados pelas torrentes, abrindo-se, naturalmente, as voçorocas. Este fenómeno era mais frequente nas províncias do Huambo e do Bié.
.

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 8:13 da tarde, Blogger Dulce Braga disse...

Tssss....tssss....o que se aprende neste Blog!!:)))
Biena grata***

 
At 8:25 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga

O saber não ocupa lugar, aprendi eu nos primórdios da minha vida quando o meu avôzinho achava que eu devia ler as Selecções do Reader's. Outra coisa: Nunca pensaste ser oriunda (oriunda... que vocábulo mais rebuscado, deve ser uma autêntica voçoroca da gramática...)de uma região tão atreita a voçorocas. Ele há regiões para tudo, não desanimes! ...
:))))

**

 
At 8:26 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Mais uma coisa:
Esse biene grata é uma sobremesa não é? Qualquer coisa gratinada, presumo :))))

 
At 9:41 da manhã, Blogger Dulce Braga disse...

Mas que rapaz inteligente!
Na mosca Espumante...a sobremesa chama-se "Bem Querer"...:))))))

 

Enviar um comentário

<< Home