segunda-feira, junho 22, 2009

Rabos de fora


[3202]

Luanda é irresistivelmente única. De cada vez que cá venho há moda nova. Depois do «prédio dos cus», assim chamado porque os inquilinos de um luxuoso prédio de sete ou oito andares no topo da Luis de Camões, ao Quinaxixe, defecavam do topo do prédio pela singela razão de que as casas de banho estavam entupidas, originando o espectáculo único de a qualquer hora do dia um cidadão olhar distraidamente para cima e poder ver uma bateria de rabos cumprindo laboriosamente a sua função, depois do «Kuduro» e respectivos «kuduristas», eis que mais um termo faz jus à incontornável pertinácia dos luandenses em se lembrarem do rabo, por tudo e por nada. É assim que ontem me sugerem, para uma determinada deslocação, que apanhasse um rabo de fora. Por força da minha expressão inquisitorial, disseram-me que era um taxi. Ilegal, mas taxi. E como é que se distingue o tal táxi dos outros carros? Fácil, disseram-me, quando visse um minibus cheio e um rabo de fora da porta, era um deles. A questão tem a ver que toda a gente é livre de entrar mas para sair, só pagando. E pagando tem de ser ao cobrador, mais concretamente à cobradora, que para o efeito se coloca à porta do veículo, de pé, empurrando literalmente os passageiros. Só fica... o rabo de fora, pose que mantém ao longo de todo o percurso.

Não precisei de um rabo de fora. Mas cismo com esta predilecção, pertinente, repito, do luandense pelos rabos. Deve ser coisa dos trópicos. Mas a verdade é que em Moçambique a cena é idêntica e os veículos são, de forma ensossa e sem imaginação, chamados de «chapas». Ilegal por ilegal, venham de lá os rabos de fora. Por muito escondidas que estejam as cobradoras.
.

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 10:38 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Ilegal por ilegal...porque não com humor! Acabo de descobrir algo mais que os escravos angolanos trouxeram para o Brasil.
Dentro do tema do seu post, leia o post de 17/junho deste blog:
http://angodebates.blogspot.com
A tradução para o português está no primeiro comentário.
Obs:comia maboques no planalto central.
Bjs
Dulce/BR

 
At 9:21 da tarde, Blogger António Torres disse...

EHEHEHEHEHEEHEH!!!
Que post altamente...
Bué de divertido.

 
At 3:14 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce/Br

Ainda há maboques :)) E estive no Huambo ;)

 
At 3:15 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

António Torres

Mandei mail

 

Enviar um comentário

<< Home