segunda-feira, junho 08, 2009

Sondagens???




[3175]

Já no rescaldo dos resultados das europeias, o que é para mim claro (estou aberto a desmentidos) é que as sondagens funcionam mais como um instrumento eleitoral do que como uma ferramenta de análise de opinião pública, cientificamente sustentada. O que se passou nestas últimas eleições é um indício claro de que não só as sondagens (as que temos) são um instrumento político, como um instrumento objectivamente ao serviço do Partido Socialista. Fica a dúvida se o tratamento dado ao Bloco de Esquerda releva também de uma estratégia política ou se é apenas porque lhe acham graça e é modernaço.

Os factos mais evidentes destas últimas eleições são, sem dúvida, o badalado empate técnico entre o PS e o PSD, mas onde nunca o PSD apareceu como possível vencedor (salvo erro, isso aconteceu uma única vez, vantagem desconstruída no imediato) e onde o CDS-PP é enxovalhado (é o termo) e enviado para uma espécie de logradouro, onde deixou de entrar nas contas.

Finalmente, a decisão da SIC em dar a conhecer a já célebre sondagem feita há cinco dias antes das eleições, anunciando uma vitória estrondosa do PS e de Sócrates SE as eleições para as legislativas fossem hoje. Pode ser mau feitio meu mas “isto” cheira a António José Teixeira. Mas pode ser mau feito, mesmo. António Barreto e Pacheco Pereira ainda esboçaram um protesto, mas nada de grande monta. Por mim, achei a atitude da SIC de uma total falta de vergonha. E de nível.
.

Etiquetas: ,