segunda-feira, junho 15, 2009

Grrrrrrrrrrr!


[3187]

Há um programa mais ou menos insuportável na SICN que dá pelo nome de Eixo do Mal e que eu considero uma espécie de “downgrade” do antigo Noites da Má-língua. Independentemente da qualidade dos intervenientes, na Noite da Má-língua falava-se um bocadinho mal de toda a gente e como as nossas gentes são pródigas em motivos para que delas se fale mal, a coisa resultava bem conseguida e bem-humorada. Já no Eixo do Mal não é bem assim. Tudo começa num registo mais ou menos equilibrado, mas apenas porque o moderador do programa se esforça por isso, para que poucos segundos depois os participantes se entreguem a sovar o PSD, que parece ser o móbil único do programa. Assim mesmo, sem tirar nem pôr. O Bloco é superstar, mas mesmo o PS, alvo de várias críticas, sobretudo após o desastre eleitoral recente, acaba por ser acomodado no cantinho da bonomia e simpatia em que este partido, por artes que me passam ao lado, é anichado. Clara Ferreira Alves, então, é intragável. Ressuma verdadeiro ódio por tudo o que cheire a PSD, é uma coisa assim a resvalar para a patologia, e chega a perder-se no que diz, como se vagueasse numa floresta cheia de trilhos de maledicência, onde todos vão dar ao mesmo destino.

Clara Ferreira Alves merece referência especial porque até Daniel Oliveira consegue ser simpático nas suas críticas, quando comparado com a escritora/cronista/crítica literária e co-star dos programas do Dr. Mário Soares no Canal 1. Porque a sua verrina resulta de um estado quase apoplético (é verem o programa e repararem nas veias do pescoço) caldeado numa dose muito forte de ódio pelo PSD e por Santana Lopes. Curiosamente, no programa de ontem Clara desviou-se um bocadinho do azimute habitual quando, a propósito da brincadeira em que se tornaram as empresas de sondagens no nosso país, o seu comentário sobre o assunto foi que para Portas só contavam as agências que forneciam Jaguares. Por aqui se vê da superficialidade e falta de estofo com que Clara se mete a fazer crítica política na televisão. Em vez de, como lhe foi pedido, emitir a sua opinião sobre o falhanço das previsões, conhecido de toda a gente, lembrou-se de ir buscar a história do Jaguar. História que, tanto quanto me lembro, teve a ver com o facto de Portas ter tido um acidente com um carro da empresa (uma coisa mais ou menos corrente com pessoas que dispõem de carros de empresa) sem que isso tivesse a ver propriamente com manipulação de resultados.

Clara é muito pequenina. Um dia destes ganha lugar, por direito próprio, no Portugal dos Pequeninos do João Gonçalves.

.

Etiquetas: ,

7 Comments:

At 8:42 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Já não vejo o EdM há muito tempo - com a partida do Mexia e mais tarde do Júdice -, mas quanto a CFA, ela é duplamente pequena, tanto nos ódios como nos 1,45m que tem.

Abraço

 
At 10:56 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

CFA é uma cabeça brilhante e tem dado amplas provas de imparcialidade. Também é dona de uma cultura invulgar.

 
At 8:45 da tarde, Anonymous Portista Vieira disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 9:26 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 9:57 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

JoãoG
E não perde nada. Sério. É de virar as tripas...

 
At 5:22 da tarde, Anonymous DeVante disse...

...E o outro que não suporta o PS?
Acho Clara melhor que ela.
Por falar em SICN, e a Quadratura do Círculo onde TODOS se desancam no PS? Não lhe merece nenhum comentário???

 
At 7:19 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

DeVante

A Quadratuutra do Círculo tem uma elevação que impede, sequer, comparar os dois programas.

 

Enviar um comentário

<< Home