sexta-feira, junho 12, 2009

€ 94 M - E depois?


[3183]

Cristiano Ronaldo passou a noite com Paris Hilton em LA e, segundo as más-línguas, acabou em casa da irmã (dela). É o que dá ter graça e saber contar anedotas.

Já quanto aos 94 milhões, não percebo qual é o problema. O dinheiro é deles, ninguém me veio ao bolso por causa da transferência, ninguém me congelou contas de banco por causa disso. Por outro lado, num país como o nosso em que o Governo é tu cá tu lá com milhões e milhares de milhões, onde meia dúzia de pareceres jurídicos com meia dúzia de fotocópias facilmente atingem importâncias mais ou menos obscenas, deveríamos ser os últimos a estar preocupados ou escandalizados.

Por último. Há uma coisa que eu gostaria de enfatizar. CR, um rapaz modesto, madeirense, espoletou uma transferência milionária e vai ganhar qualquer coisa como €25.000 por dia (and change, por via de uns contratos de publicidade). Vem de uma família modesta, tem uma irmã gorda e Kátia e que aparentemente canta pimba, vivia numa casa em que um galo de plástico daqueles que mudam de cor com o tempo tem honras de bibelô. Vai daí, veio para Lisboa e sem padrinhos, amigos, lóbis, “jotas” nem “lambebotismos”, licenciaturas domingueiras, projectos de gosto duvidoso, sem mentiras nem demagogias, sem esbirros nas bancadas a dizer “muito bem” de cada vez que metia um golo ou fazia uma jogada mais vistosa, sem beijinhos nos mercados (pelo contrário, teve a ousadia de levantar o dedo médio a uma assistência completa do estádio da Luz), sem qualquer destes acessórios, dizia eu, atingiu o cume do sucesso. Por si próprio, pelo engenho que mostrou em fazer qualquer coisa. No caso, pontapés na bola, mas engenho. O que é isto senão mérito? Espere-se que o cume que atingiu não seja o de Dante e não se dê uma erupção que arrase tudo á volta. Mas até nisso parece que o jovem é bom. Em gerir a sua própria fortuna, sem precisar que lho façam por ele.

.

Etiquetas: , ,

6 Comments:

At 7:36 da manhã, Anonymous Cátia Vanessa disse...

Alguma coisa contra o nome Kátia?

 
At 8:21 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Os europeus são muito avessos aos self-made men. É coisa de american dream... dizem, preconceituosos. Já os portugas têm inveja mesmo. Incomoda, acham obsceno. Mas isso já é coisa de pequenino...

Abraço, amigo Nelson, ou Reprezas, Ou Espumante...? (complicadinho, heim? :)

E poramordeDeus, meta uma cor nos comentários: demora 15 segundos...

 
At 10:29 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Cátia Vanessa
Nada contra, Cátia. Por quem sois. O António Variações é que tinha a mania de embirrar. Mas era só com a Vanessa...

 
At 10:33 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Joãog

É tal e qual, amigo. Quanto aos 15 segundos para meter uma cor ns comentáriods... long story. Eu "meti" uma cor. Mas a cor, pura e simplesmente não sai. Talvez tenha a ver com o facto de a cor dos textos dos posts lá para trás estarem a azul e eu os pintar de preto. Não sei... até já pedi ajuda a um amigo, mas esse prestável amigo é do Benfica e você sabe como eles são preconceituosos. E como lhes dá gozo ver um leão às apalpadelas :)))))

 
At 11:40 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

CR é bom no seu "métier".
Enquanto criança, tinha tudo o que era preciso para dar errado: fracos recursos financeiros, pai alcoólico, família disfuncional.
Se não tivesse habilidade para a bola, não seria o ensino público que faria dele gente. Bem pelo contrário.
Então há que lhe reconhecer, para lá do tal jeitinho, a capacidade de conseguir contornar dificuldades bem mais sérias que o tornaram capaz de fazer mais e melhor que os demais.
Fizessem todos, nos respectivos ofícios, o que se lhe reconhece ter feito e não teríamos, por exemplo, ocupações de empresas anteriormente geridas por "banqueiros de sucesso", que todos desconhecemos com quanto se "abotoaram".
A inveja, sentimento muito nacional, cega além de ser de uma mesquinhez sem medida.

 
At 11:46 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

anónimo

Assino por baixo, sim senhor!

 

Enviar um comentário

<< Home