sexta-feira, setembro 26, 2008

O direito à indignação e o mau gosto na boca


[2688]

Juro que não é anedota, que não recebi por mail nem é conversa de café. Ouvi eu na TSF, exactamente às 11:28. Desta vez tive o cuidado de registar o tempo.

O forum de hoje era sobre a qualidade dos produtos que compramos e o programa terá sido inspirado na recente crise do leite chinês. Então, entre várias reclamações sobre produtos à venda nas lojas chinesas, desde sapatos a chocolate, passando por chinelos, ouvi este telefonema (vou procurar ser fiel no discurso, tanto quanto possível):

- Bom dia ao forum e parabéns pelo programa. Olhe, era só para dizer que outro dia comprei um baton na loja dos chineses e depois quando usei, dum lado dizia baton, do outro dizia lipstick. Do lado que dizia baton tudo bem, mas cada vez que punha do lado que dizia lipstick ficava com os lábios inchados e mau gosto na boca. Portanto era para lançar este alarme.

Não sei se o alarme era para ninguém comprar mais baton nos chineses ou se era para se ler bem as instruções antes de se meter na boca seja lá o que for. Sobretudo se na extremidade de alguma delas tiver “lipstick”. Incha os lábios e dá mau sabor.

Nota: Ouvi no Fórum, verdadeiras pérolas reclamando sobre os produtos chineses. O que é marcante é a cultura da queixa que nós cultivamos como um canteiro privilegiado do nosso jardim das desgraças. Foram muitos anos de fado da coxinha, da esgraçadinha no gamanço a trabalhar pro pai tuberculoso e, num passado mais recente, do direito à indignação que Mário Soares nos ensinou a ter, nos intervalos em que ele próprio se indignava e insultava polícias, por exemplo. O resultado está à vista. Um povo queixinhas. Queixinhas e desgraçadinho. Queixinhas, desgraçadinho e indignado. Ele é o baton dos chineses, o crédito dos bancos, os timeshares, tudo coisas, enfim, que achamos que somos obrigados a aderir. Ainda ninguém se lembrou de começar a explicar aos portugueses que só compra lipstick e pede créditos pessoais quem quer. Ninguém é obrigado. Mas isso é uma história que dava para o resto da manhã...

.

Etiquetas:

9 Comments:

At 12:58 da tarde, Blogger Carlota disse...

LOL!

Eu acredito no que os teus ouvidos registaram. E agarro-me à cadeira a rir.

Bom fim-de-semana!

 
At 3:03 da tarde, Anonymous IL disse...

já me fizeste rir. Ou chorar... já nem sei!

 
At 5:27 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Eu sabia! ;))
... eu sabia que se esperasse com paciência haveria de aparecer um post TSF! e o que já me ri!!


Beijinhos simples ... e bom fim-de-semana!
Sinapse

 
At 5:46 da tarde, Blogger Lurdes disse...

Alguém me pode explicar o que quer dizer "lipstick"?! é que se calhar também foi este o problema da ouvinte... lá por serem produtos chineses, não deviam vir com instruções em chinês. Tenho dito!
E ainda bem que há programas desses para as pessoas se queixarem!
Beijinhos e bom fim-de-semana.

 
At 3:05 da tarde, Blogger espumante disse...

carlota
Há coisas que contadas não se acredita. Ouvidas... fazem-nos quase bater no carro da frente
:))
Bom fds para ti também

 
At 3:06 da tarde, Blogger espumante disse...

IL
estou a fazer progressos...
:)

 
At 3:07 da tarde, Blogger espumante disse...

sinapse
Continuas a ser a pessoa de quem mais inveja tenho. Não é por seres uma mecinha bonita e afinada, mas pela vida que levas. Tenho de ir ao "Postais" ler aquilo tudo outra vez
Beijinhos complicados
:))

 
At 3:08 da tarde, Blogger espumante disse...

Lurdes
Eu sabia que havia de aparecer um comentário com mais graça que o post...
:))))

 
At 9:30 da tarde, Blogger ILL JOACA disse...

gosto muito do blog.
POR FAVOR PRECISO DE SABER O NOME DO FADO DO DESGRAÇADO K ANDA NO GAMANXO PRO PAI TUBERCULOSO!! MUITO MUITO URGENTE! MUITO OBRIGADO E PARABENS PLO BLOG

 

Enviar um comentário

<< Home