sexta-feira, agosto 01, 2008

Horror film faces


[2610]

Aceito sem dificuldade que a expressão do professor Cavaco Silva nem precisaria de grandes retoques de make-up para ser usada num filme de terror de segunda categoria. Um Fred contra Jason, um Halloween para adultos ou uma sequela de um Pesadelo em Elm St. Devia ser fácil. Nem grandes enredos nem grandes efeitos especiais. O realizador só precisaria de mostrar o fácies do nosso presidente a ler uma comunicação ao povo português e o êxito seria garantido.

O problema com Cavaco Silva para aqueles que não gostam dele ou acham que todos os que medraram fora do eixo Lisboa-Cascais não reúnem condições natas para serem presidentes de república é que ele tem quase sempre razão. Como teve ontem na comunicação que fez aos portugueses sobre uma questão muito séria e que, aparentemente, estava a passar ao lado de muita gente que tinha obrigação de o perceber. E sobre isso ocorre-me duas questões de fundo: - Uma, a de que pasmei com a quantidade de preclaros comentadores políticos da nossa praça que acharam a comunicação do nosso presidente muito densa, muito complicada, que o povo não a teria percebido, achando-a enfadonha e mais ou menos ininteligível. Curiosamente, muitos desses comentadores são os mesmos que berraram "aqui d’el rei" que o referendo ao tratado de Lisboa era absolutamente essencial, porque o povo não é estúpido. Outra, a de eu ter percebido que a legislação que Cavaco Silva exprobrou e enviou para parecer do Tribunal Constitucional (que lhe deu razão em oito pontos)tinha "passado" tranquilamente por unanimidade.

Daqui retiro o reforço da ideia de que não conseguimos resistir a criticar Cavaco Silva mesmo que caiamos em contradições infantis sobre as capacidades do “povo”. Para além de cada vez mais me convencer que, de duas uma, ou os nossos deputados não têm a mínima ideia do que andam por ali a fazer, analisando os assuntos da Assembleia assim como quem arruma um carro por cima dos riscos num parque de estacionamento de uma grande superfície ou (e isso seria muito grave, mas não acredito, acho que é incúria e incompetência, mesmo…) estariam deliberadamente a torpedear a acção do Presidente.

Nota final: Honestamente direi que o tema abordado pelo presidente não me pareceu denso coisa nenhuma. Precisei apenas de o ouvir com atenção e com mais um par de explicações sobre a matéria, ficar a perceber exactamente do que se tratava.

.

Etiquetas: ,