quinta-feira, julho 31, 2008

Trabalho de casa - Redacção


[2607]

Aí vem mais uma revoada de computadores. 500.000, ao que parece. Se, numa primeira análise, a medida tende a colocar-nos em "mode" encomiástico, por outro preocupa-me o facto de os portugueses não saberem falar. Breve chegará a altura em que os nossos miúdos tenham uma ideia do que é manejar um computador na “óptica do utilizador” mas não tenham a mínima ideia do que acabaram de dizer.

É absolutamente confrangedora a forma como a esmagadora maioria das pessoas se expressa nos meios de comunicação social de cada vez que são chamadas a dar uma opinião sobre isto sobre aquilo. Um incêndio, uma rixa, um acidente, uma tempestade ou o estado do trânsito merecem dos respectivos comentadores um amontoado de vocábulos sem nexo, mais ou menos ininteligíveis, sem concordância sintáctica, fonética hilariante e mesmo aplicação de neologismos do momento, só possíveis na nossa cabecinha e que poderiam muito bem constituir um “case study” para linguistas, antropólogos, sociólogos e, porventura, psicólogos. Se pensarmos que esta geração que não sabe falar tem filhos e esses filhos são criados no seio deste cenário aterrador em que as pessoas pura e simplesmente não sabem comunicar, dá para estimar como falarão os filhos desta tal geração que já não sabe falar.

Não sei como é que estas coisas se fazem. Não sou professor, nem pedagogo, sociólogo nem linguista. Mas que alguém devia pensar no assunto, devia. Muito antes de deixarmos Sócrates á solta por aí a distribuir computadores de cada vez que acorda bem disposto. A menos que eu esteja a exagerar e que esteja a sobredimensionar um fenómeno. O da iliteracia e da virtual impossibilidade de comunicarmos uns com os outros em português escorreito.

.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 9:52 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Concordo em absoluto com este "post".
Chegada de Moçambique, no ido ano de 79, uma coisa que me chocou - de tal forma que ainda não esqueci - foi um anúncio num jornal diário, onde um pai pretendia um(a) explicador(a) de português para o(s) seu(s) filho(s) "acima da mediocridade habitual".
Por razões que não são para aqui chamadas, assisto, durante a noite, à programação da brasileira Globo - curiosamente, um dos dois únicos canais da TVCabo que falam português durante 24 horas*.
E não é que os nossos irmãos brasileiros, por mais humildes e/ou até mesmo quase analfabetos que sejam, conseguem articular um português quase perfeito?!

* o outro canal é a TV Record, igualmente brasileira!

 
At 8:05 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

anónimo
Concordo com a sua reflexão

 

Enviar um comentário

<< Home