terça-feira, fevereiro 19, 2008

Prós ha ha ha e ha ha ha Contras ha ha ha ha



[2333]

Foi impressão minha ou as graves consequências de uma noite de chuva na capital (incluindo um morto e um desaparecido, para além de avultados prejuízos matérias) foi o mote para uma sessão de galhofa no Prós e Contras de ontem? A apresentadora estava imparável e a juntar à sua habitual mania e irresistível necessidade fisiológica de não deixar falar ninguém, juntou ao cardápio uma espécie de humor (discutível) com umas pinceladas daquilo que ela achou deveriam ser umas ácidas críticas à acção de autarcas, governantes, construtores e especuladores. Fátima Campos Ferreira indagava, comentava e, realmente, criticava com aspereza, e um sorriso nos lábios de quem "a sabe toda", todos aqueles que ela acha que são responsáveis pelas desgraças da desordem da capital, sempre que chove qualquer coisa.

Foi… chato. Primeiro porque Fátima não tem graça nenhuma, apesar de que cada vez que ela dizia uma gracinha, a assistência ria imenso e ela não proibia as palmas, como costuma fazer. Depois porque não me pareceu (confesso que não vi tudo) que alguém tenha tocado nas verdadeiras razões pelas quais de cada vez que chovem uns pingos Lisboa se torna caótica. Ainda por cima estava lá o senhor Ferreira, aquele senhor careca da Quercus que todos os dias me diz na televisão para desligar o aquecimento e pôr uma mantinha, que a coisa melhor que lhe ocorreu foi dizer que a nova ponte vai trazer mais carros e isso não pode ser, este homenzinho quer toda a gente a andar a pé e de autocarro. Por causa das partículas, do efeito de estufa, da energia e mais não sei quê. Esta gente adormecerá a pensar nestas coisas?

Tudo junto e somado, sinto já um certo embaraço com este espectáculo, cada vez que chove por umas horas em Lisboa (porque é disto que se trata). Em muitas capitais europeias chega a chover semanas seguidas e nada disto acontece. Porque será?

.

Etiquetas: ,

12 Comments:

At 10:07 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Sabes que penso o mesmo? No dia em que tivermos uma tempestade a sério, como será?
E Fidel, o que achas?

 
At 12:38 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Não costumo ver, mas desta vi. A mulher não só fez gracinhas como quis meter medo a toda gente. Não há pachorra para essa fulana.

 
At 12:39 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Lá em cima sou eu :D
IL

 
At 5:50 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Não vi nada, não sei de nada.

 
At 5:51 da tarde, Blogger Sinapse disse...

... mas comento na mesma! ;D ;D ;D

 
At 8:36 da tarde, Blogger António de Almeida disse...

-A culpa é do aquecimento global e do George W. Bush. As teorias de alguma esquerda pelo menos andam lá perto, ordenamento territorial, prevenção e coordenação das autoridades de protecção, sabem lá o que é...

 
At 11:01 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Uma coisa não podemos deixar de dizer: Os políticos, engenheiros e arquitectos portugueses sempre foram consistentes nas suas decisões:

Luanda, quando cái uma chuvinha, como foi no domingo em Lisboa, também fica inundada. Os jipes, na marginal, ficam com água pelos vidros.

Maputo, quando cái uma chuvinha, é ver os carros a boiar à frente do John Orr's. Não é de hoje.

Qual problema qual carapuça, é uma marca registada portuguesa fazer as coisas ao contrário dos outros, ou seja, sem planeamento. Pobre país e pobre povo.

 
At 11:24 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

azulinha
Acho que se vão vender t-shirts como hot cakes
:)

 
At 11:24 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

anónimo
Não há...

 
At 11:25 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
Nem sabes o que perdes aí em NY...
:)

 
At 11:27 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

antónio de almeida
Chegaram a falar no aquecimento, sim. E gostei mesmo foi da obcessão do sr. Ferreira da Quercus em pôr o povo todo a andar de autocarro
:)

 
At 11:31 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

muxanga
Luanda é um caso atípico e as inundações em Maputo, vistas bem as coisas, limitam-se à 25 de Setembro. Sobretudo quando as chuvadas coincidem com as marés cheias e vivas...
No mais, se te lembrares, não há inundações. Porque se pensares bem, Maputo tem um ordenamento de longe superior à Grande Lisboa. A GL é simplesmente inenarrável nesse particular. Não deve ter paralelo na Europa. Pelo menos da Europa que conheço...

 

Enviar um comentário

<< Home