domingo, fevereiro 17, 2008

Kosovo



[2331]

Hoje tornei-me mecenas de um novo país. Reclama esse país ter estado sob o jugo dos turcos durante 500 anos e cerca de 100 integrado na Sérvia. E tornei-me mecenas porque a minha quota parte em impostos como cidadão europeu vai lá parar.

No mais, não conheço bem a história para me alongar sobre o assunto. Mas do que conheço, parece-me mal. É tudo muito confuso. E porquê o Kosovo? Cadê os outros?

NOTA: Espantei-me com a precisão com que um general português estacionado no Kosovo afirma que dos 30 mil milhões de Euros enviados para o Kosovo apenas 20% foram para benefício das populações. Os outros 80% (24 mil milhões, portanto), tinham ido direitinhos para empresas multinacionais de consultadoria. Para além de me espantar com o conhecimento exacto que os militares têm destas coisas (com esta precisão só me recordo do vagomestre da minha companhia que lá fazia as contas dele e conseguiu comprar uma casa na terrinha e ninguém passou fome no quartel),
espanta-me como é que com números destes não há uma "investigaçãozinha"? Havia de ser cá na terra que eles haviam de ver como elas mordiam. E logo multinacionais.
.

Etiquetas: , ,

15 Comments:

At 10:43 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Ah pois era! Estão aí o Jardim Gonçalves e descendência que não te deixam mentir, bem como a história do Casino do Parque das Nações, o túnel do Marquês e etcs.
Fosse cá, era a doer. Lá fora, já se sebe, é sempre a mesma bandalheira!
Beijinhos, dia feliz, apesar de tãaaao molhado.

 
At 9:34 da tarde, Blogger António de Almeida disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 9:34 da tarde, Blogger António de Almeida disse...

-É ver já as declarações do presidente do governo basco, afirmando que deste processo devem resultar exemplos. Abriu-se a caixa de pandora, para criar um país que nunca será viável. A não ser que as forças internacionais por lá fiquem ad eternum. Porque não mais um estado da união? Os EUA ficavam com mais uma base, e os kosovares não se importariam de ser americanos. Acho tudo isto um disparate.

 
At 11:30 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Concordo. É um disparate.

É um disparate 2.594.100 indivíduos quererem a separação constitucional, de irmãos, pais, tios, cunhados e primas. Estes Kosovares estão loucos: separarem-se das primas??? Não estão bons da cabeça.

É um disparate um soldado graduado da nossa pátria saber, ao cêntimo, o quanto foi pago aos consultores internacionais. Será esta a educação que a queremos para os nossos soldados? Julgo que não.

Hoje perguntei a um empregado meu, nascido e criado na Moldávia, o que achava da declaração de independencia do Kosovo, ao que o homem respondeu: " Kósovo?? Independencia? Senhor, não vai dar certo porque muita tropa russa do lado de lá dos Balcanes! Eles ter muitos soldados, tanques, helicópteros, aviões que levantam do chão de bunkers, com vôos directos para o Japone e muita, mesmo muita, munição!".

Fiquei com vontade de ir passar uma temporada ao Japone. Para esquecer o que está por vir.

 
At 11:47 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Admito que a independencia unilateral do Kosovo não seja uma solução brilhante : a hostilidade da Sérvia ; o problema com a minoria sérvia ; a dependencia da ajuda externa ; o efeito de contagio a outros territorios "independentistas", etc, etc...
Mas qual é a alternativa ? Entregar de volta o Kosovo e os 2 milhões de kosovares a uma Sérvia ainda muito marcada pelo nacionalismo e que, não nos esqueçamos, ha poucos anos foi impedida em cima da hora de levar a cabo o que poderia ter sido a enésima limpeza étnica nos Balcãs ?
Manter o "status quo" actual, isto é, um territorio formalmente pertencente à Sérvia mas com um governo independentista eleito pela maioria albanesa ? Neste caso é que seria mesmo necessario manter "ad eternum" as foças "tampão" internacionais !
Se calhar, nas condições actuais, esta independencia, por problematica que seja, ainda é o menor dos males !!...

 
At 8:34 da manhã, Blogger 125_azul disse...

A sério que não sabes o que é descarrego?
Homem é assim uma espécie de exorcismo colectivo. Digamos que é algo que se resultasse, seria urgente ali para as bandas de S. Bento...
Beijinhos

 
At 8:47 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

azulinha

Ainda bem que me compreendes. Havia de ser aqui :)))) Quanto ao descarrego, confesso a minha incultura na matéria. De exorcismos não entendo, não quero entender e ia dizer que tenho raiva a quem entende mas depois lembrei-me de ti e sabes que és a última pessoa a quem eu quereria ter raiva :)
beijinhos exorcizados e descansa que hoje já não chove

 
At 8:48 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

antónio de almeida

Eu também acho um disparate e, sobretudo, perigoso. Mas, repito, não conheço bem a história, os antecedentes.
Esperemos que o tal efeito dominó não nos traga graves turbulências.

 
At 8:51 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

muxanga

Sempre te achei imprevisível, mas juro que não te estava a imaginar a contar kosovares com essa precisão :)))
Esperemos que não nos estraguem a sopinha, o quentinho do Verão, o programazinho da televisãozinha e não nos risquem o carrinho
:)

 
At 8:53 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

fernando samp

Como disse lá em cima não conheço bem os factos históricos que poderão estar por de trás desta decisão. E também não sei qual seria a outra opção. Sei que depois da guerra e durante a guerra fria não havia opções nenhumas e a Jugoslávia era um país razoavelmente desenvolvido e o mais independente da esfera soviética.

 
At 12:31 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Espumante,

Eu também não sou nenhum especialista e não tenho grndes certezas. Muito menos relativamente ao futuro do Kosovo.
A Jugoslavia de Tito foi de facto um pais relativamente independente da esfera soviética. Mas também o eram, até mais, a Albania de Enver Hotcha e a China de Mao. E não deixaram por isso de ser dos piores totalitarismos.
No fim de contas a Jugoslavia tinha um sistema comunista que não era muito diferente dos outros. Falou-se então muito de uma certa forma de "auto-gestão socialista", uma espécie de “terceira via” entre o capitalismo e o comunismo. Mas sabemos hoje que era mais propaganda do que realidade.
Como pais a Jugoslávia tinha sobretudo as vantagens da dimensão (um território e uma população 2 vezes e meia superiores às de Portugal) e da inclusão de algumas regiões tradicionalmente industrializadas do antigo império autro-hungaro (Eslovénia e Croácia).
Mas quando o regime caiu viu-se que era um país de dominação sérvia, que mantinha artificialmente juntas comunidades diferente, e que tinha os mesmos problemas e as mesmas dificuldades da generalidade dos outros países comunistas. Com a particularidade de ter regiões periféricas, como partes da Bósnia-Herzegovinia, o Montenegro, a Macedónia e o ... Kosovo !), num estado de fortes dependência política e sub-desenvolvimento económico.
A rapida e violenta desagregação da ex-Jugoslávia revelou então a verdadeira fragilidade daquele país.
É uma situação com que a “comunidade internacional”, ou pelo menos uma parte dela, tem vindo, pior ou melhor, a lidar ao longo de mais de duas décadas.
O problema do Kosovo é apenas um dos muitos.
Surpreende-me que se fale muito na independência do Kosovo como um precedente, supostamente perigoso. A verdade é que as diferentes regiões "étnicas" da ex-Jugoslávia se foram tornando progressivamente independentes da Sérvia : a Eslovénia, a Croácia, a Bósnia-Herzegovinia, o Montenegro, a Macedónia. Algumas têm inclusivamente, como o Kosovo, minorias sérvias importantes.
Tenho visto insistir muito nos inconvenientes e nas dificuldades da independência do Kosovo. Não nego nem desejo minimizar todos esses aspectos.
Mas talvez conviesse refletir igualmente sobre as consequências que poderiam adevir da manutenção da situação anterior, isto é, um território formalmente pertencente a um país que é detestado e recusado pela esmagadora maioria da população !....
(as minhas desculpas por voltar ao assunto com um comentario tão longo)

Parabens pelo Blogg, que visito de tempos a tempos, sempre com prazer.

 
At 12:34 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Correcção :
"ao longo de quase duas décadas."

 
At 10:22 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Óptimo comentário Fernando Samp. Obrigado. Ficamos, todos, a saber um pouco mais sobre a história daquele povo.

Se me permitem, não sei porque mas este primeiro dia do resto da vida do povo do Kosovo, faz-me lembrar uma nação ainda mais distante: o Ruanda. O Ruanda dos Hutus e dos Tutsis. Alguém ainda se lembra? Morreram mais de 800.000 pessoas entre Tutsis e Hutus moderados.

Para terminar, não se admirem se, daqui a algum tempo, o U.S. Secretary of Defense (actualmente o Mr.Robert Gates) exclamar: " Many people on this Continent may not comprehend the magnitude of the direct threat to European security". Ao que nós, europeus, como é hábito, responderemos: " The U.S. administration reacts, again, to crisis situations in Kosovo with its stereotypical call for an extension of military operations".

Resta saber se os europeus voltarão as costas novamente.

 
At 11:44 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

fernando samp
Não tenho nada que desculpar. Eu é que agradeço as considerações que aqui tece sobre a matéria.
Obrigado.
E obrigado pelo cumprimento, também

 
At 11:46 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

muxanga
estaremos todos cá para ver. Espero. A menos que as tuas estatísticas estejam falseadas
:)))

 

Enviar um comentário

<< Home