domingo, fevereiro 17, 2008

Falta de tudo



[2329]

A minha reflexão de fim-de-semana vai para a reunião de Sócrates com professores socialistas, na sede do Partido ao Largo do Rato. Porque na cena patética da reportagem apareceu um primeiro-ministro iracundo, zangado e malcriado, sem estofo democrático nem vestígio de tolerância que lhe pudesse ter sido inculcado, quanto mais não seja pelo regime em que vivemos. Um primeiro-ministro refém das pressões internas do Partido, dos lóbis do governo e de cabeça cheia com o que os seus assessores de imagem lhe dizem e ele não sabe ou não consegue digerir e assimilar. Um primeiro-ministro sem qualquer cultura de cidadania ou liberdade, deslumbrado com o poder e supinamente irritado com quem lhe faz frente.

(Ocorre-me a entrevista que vi hoje na CNN de McCainn a Larry King e a forma elevada como o senador candidato respondia às questões de Larry King e às ácidas críticas de Obama e Clinton. Também me ocorre a diferença entre as perguntas de 5 segundos de Larry e as perguntas de três minutos da Judite de Sousa ou da Fátima Campos Ferreira, mas isso não vem agora a propósito)

E se de um lado aparecia um primeiro ministro zangado, nervoso e malcriado, no outro via-se um punhado de professores rebarbativos, comicieiros, igualmente malcriados e aflitivamente mal preparados para o mister que desempenham (Aparentemente membros de um auto denominado grupo de professores revoltados que, aparentemente, funcionam através de blogues e sms’s), mas diligentemente engajados nesta espécie de 2ª edição de PREC a que se tem correntemente assistido nestes últimos meses.

De um lado e de outro o desvario, a pobreza de espírito e o reflexo triste da sociedade que somos. Sobretudo uma gritante falta de nível, o que assusta, se pensarmos que se trata de membros do governo (os que nos governam) e de professores (os que ensinam os nossos filhos).

É nestas ocasiões que ganha relevância o conteúdo de posts como este.
.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

At 10:36 da tarde, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Seria extemporâneo perguntar-te sobre o teu conhecimento da sorte reservda aos professores pelo governo de Sócrates?
Pimenta no olho do vizinho é acúcar?

 
At 12:20 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

antónio chaves Ferrão

Uma leitura mais atenta do post possibilitará perceber que não está em causa o que Sócrates fez ou não fez aos professores. Referi-me apenas ao facto de Sócrates não suportar opiniões diferentes da dele e daí ter reagido como reagiu à manifestação daquela cerca de centena de professores no exterior. Sócrates devia saber que a liberdade de manifestação é soberana, mas não o suporta. Por outro lado referi-me à forma comicieira e trauliteira como a tal centena de professores se manifestou. Como aliás tem sido norma. E quanto ao mal que Sócrates tenha causado aos porofessores, aqui estaria uma oportunidade de oiro para se aquilatar da utilidade de um sindicato, em vez do camião de sidicatos que os professores têm todos ou quase todos dominados por uma forte corrente ideológica. Não fosse isso e aqui estaria uma boa oportunidade para a existência de um sindicato.
Mas isto é chover no molhado...
O meu post é uma modesta reflexão, como disse. Sobretudo porque nunca poderia litigar a afirmação que fazes em relação à pimenta e açucar. Só por manifesta incompreensão se poderá depreender que estou a apoiar o governo contra os professores...

 
At 10:47 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Porque ficas a ver essas coisas? Eu não posso, sobe-me a tensão!

 
At 9:07 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

azulinha

Pois... és capaz de ter razão...
:)

 

Enviar um comentário

<< Home