Desert shrimps
[1482]
Gafanhotos – camarões do deserto. Migram ciclicamente e devastam colheitas e vegetação em geral, nos países da África Sahariana. A praga de gafanhotos é a cash cow de muitas empresas que se dedicam a produção e comercialização de pesticidas. Há vários produtos eficazes no combate ao gafanhoto. Insecticidas naturais, geralmente designados piretroides, pouco tóxicos para o ambiente e para o homem e moléculas de síntese, mais eficazes que o piretro mas, também, mais tóxicas.
Na ausência de meios químicos para matar os gafanhotos, as populações resignam-se à perda do milho ou da mandioca e tentam retirar algum benefício do gafanhoto. Na verdade, o gafanhoto é um insecto de elevado valor nutritivo, rico em proteinas e sais minerais. Fritos em óleo são um pitéu muito apreciado pelas populações em geral da Africa sahariana. Tal como as térmites, afinal, na Africa sub-sariana.
Na foto, uma mulher da região norte da Nigéria oriental expõe e vende os “camarões do deserto”, hesitante em considerar o gafanhoto uma praga ou um maná. Uma questão de pontos de vista.
Foto da BBC
Swarms of migrating locusts seasonally strip the semi-arid region of its scanty vegetation and crops.
But Gambo Ibrahim, 27, a locust hunter, says the people of Borno have found a way of converting the desert locust’s assault into an annual banquet.
7 Comments:
Se quer a minha opinião não foi coisa que me tenha deixado rendido. O sabor do óleo de palma abafou qualquer outro sabor o que tornou a coisa inócua. A dificuldade foi vencer a repulsa inicial. Não é para repetir.
Gostava de experimentar. Dizem que sabe a camarão? Qual é a parte que se come? Porque aquilo não tem a musculatura abdominal do camarão, não senhora. (deve ser mais torácica).
Ora, finalmente, um post sobre gafanhotos...! :))))
(O que não deixa de ser muito revelador é o facto de mandioca - e milho - e ditos camarões serem goods perfeitamente substituiveis... depois dizem que os desenrascados somos nós)
Abraço
zero
Eu só vi. Não experimentei :)
E os que vi haviam sido fritos com vulgar óleo alimentar (o corrente "cooking oil"), à base de óleos de algodão, amendoim, soja e outros produtos de produção extensiva)
bratt Jones eu vi... comer tudo, tipo quem come amendoin com casca :)
joãoG
Era, na verdade, o post que faltava. Nós, que já nos lemos há uns tempinhos, sabiamos que havia esta tremenda falha - um post sobre gafanhotos. Resta saber se foi escrito intencionalmente se por absoluta falta de assunto.
:))Abtraço
Resta-me pensar, algo resignado, que o evento pode, por mero acaso e por suposição, ter sido escrito com algum desiderato, portanto... :)
Enviar um comentário
<< Home