terça-feira, setembro 05, 2006

Surpresa?


[1194]

Há dias, registei
neste post uma das razões porque sempre achei que ir à festa do Avante era pactuar com um Partido que não me merece qualquer respeito. Porque não é democrático e porque num passado recente me deu evidência directa e objectiva de que não hesitava em pactuar com organizações terroristas para atingir os seus fins.

A dormência instalada pelo tempo e o contorcionismo a que o PC se vai prestando para conseguir alguma decência de imagem junto dos seus apaniguados não chegam para que qualquer pessoa com memória (nem sequer uma boa memória porque, repito, o passado recente tem abundantes exemplos do totalitarismo em que consistia a essência dos partidos comunistas) deixe de sentir uma repulsa natural pelos “kamaradas” de serviço.

Daí que a cosmética de que a festa dos “kamaradas” se pretende constituir me provoque algum espanto e sirva até de excipiente para algum snobismo de extracção recente. O suficiente para que a bondade da “festa” não me excite por aí além. Porque se eu ir quiser uma sandes de coirato vou ao futebol, a boa gastronomia nacional está presente em dezenas de feiras e arraiais populares por esse país fora, os livros e discos estão á venda por aí em feiras, alfarrabistas e na Fnac e posso ver os magníficos “Xutos” num qualquer concerto de Verão.

Daí que me cause mais espanto ainda a admiração e a indignação de muitos blogues pela representação das FARC no certame dos camaradas. Há mini causas, movimentos e até sugestões para o assunto ser levado á Assembleia. Gente esclarecida e escorreita de ideias aparece agora surpreendida e a produzir posts que adequam à festa e que citam Ingrid Betancourt e outros raptados, com veemência e sinceridade, admito-o. Por mim, confesso que não estou surpreso e talvez por essas e por outras o meu subconsciente proteste de uma forma simplista, eu sei, mas que é minha. Não ponho os pés na festa.

O que me espanta, repito, é a surpresa. Mas surpresos porquê? E por alma de quem?

No
Tugir existe já uma lista de blogues que se expressaram incondicionalmente a favor da libertação de reféns na Colômbia e de que a entrada de membros das FARC em Portugal seja levada à AR. Associo-me, também, naturalmente, àquele apelo.

5 Comments:

At 9:29 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Nestes assuntosjá não há realmente surpresas...
Beijinhos

 
At 11:44 da manhã, Blogger Teófilo M. disse...

O que me admira é ainda existirem comunistas, mas como existem neo-nazis e até pessoas que estranham que os seus empregados também comprem fruta, se calhar até é natural...

Abraços nortenhos

 
At 7:54 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Há sempre uma surpresazinha num cinema perto de si...
:)

 
At 7:54 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

teófilom
O amigo Teófilo anda um bocado retirado disto. Cansaço?

 
At 2:33 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Encontrei o teu blog atraves de um blog amigo, mas nao posso deixar de comentar este post.

Primeiro que tudo devo dizer que sou comunista com muito orgulho e que é com muito orgulho que participo activamente na Festa todos os anos juntamente com milhares de "kamaradas".

Em relação ao teu post, devo dizer que ao dizeres que o PCP é um partido que nao merece o teu respeito porque não é democrático, dá-me vontade de rir. Primeiro porque se não fosse o PCP talvez ainda vivessemos em ditadura, mas talvez essa seja a tua noção de "democracia". Segundo porque quem diz que o Partido não é democrático é conversa de cassetes do PP/PSD/PS até porque não conhecem os estatutos do Partido. Desafio-te a leres os estatutos e depois conversamos.

Quando falas de memória curta, penso que a tua deve de ser inexistente visto ao estado em que Portugal chegou com as politicas sucessivas do PS e PSD. Ou achas que Portugal está optimo? Desemprego, Saude, Educação, etc... está tudo uma miséria, mas tu ate deves de achar que está tudo bem, porque o Portugal que as pessoas de direita vêm (como eu presumo que sejas), é um Portugal muito diferente do Portugal visto pelo PCP. Como tudo está bem contigo e com os teus amigos proximos (ou portadores do cartão de partidos de tachos), os outros que se lixem... sim, porque os sem-abrigo nao contam, os desempregados tambem nao, nem todas aquelas pessoas que mal conseguem alimentar os filhos, esses nao existem nesse vosso Portugal.

Quanto à Festa qdo dizes "Porque se eu ir quiser uma sandes de coirato vou ao futebol, a boa gastronomia nacional está presente em dezenas de feiras e arraiais populares por esse país fora, os livros e discos estão á venda por aí em feiras, alfarrabistas e na Fnac e posso ver os magníficos “Xutos” num qualquer concerto de Verão." Diz-me um sitio que possas ter tudo junto, e só te peço que me digas 1. Sim, porque é obvio que consegues arranjar tudo o que há na Festa por esse Portugal fora visto ser uma festa do povo Português. (do Portugal que nós conhecemos, nao a vossa visão do que é Portugal).

É verdade que os Xutos vão muitas vezes à Festa, mas quem gosta de Xutos e ainda não os viu na Festa, nao sabem o que perdem.

Digo também que os Xutos não foram a única banda que foram à Festa, posso arranjar-te o cartaz para tentares encontrares todas as outras "num qualquer concerto de Verão".

Quanto às FARC as organizações convidadas para ir a Festa foram o Partido Comunista Colombiano e a Revista “Resistência”. Claro que qualquer um pode ir à Festa e levar bandeiras, ou mesmo pertencer a qualquer outra organização (democracia). Claro que se estivesse na Festa militantes do PSD com suas respectivas bandeiras, que de historia apenas têm a de enterrar Portugal, eu também poderia pensar que tinham sido convidados e pensar: "Porra, quem é que convidou estes gaijos?".

Para acabar de falar a respeito da Festa, gostava de ver qualquer outro Partido a fazer uma festa à medida dos seus ideais, imaginando uma festa do PSD que haveria bancadas dos Estados Unidos (esses sim, os verdadeiros terroristas neste mundo), Israel (esses então nem vale a pena falar), etc...

Mas se um dia quiseres conhecer o que é a Festa, porque falar na ignorância não é mais que burrice, aparece que depois terei muito gosto em discutir os pontos que puseste neste post e muitos outros...

Um abraço "Kamarada".

 

Enviar um comentário

<< Home