Marchas
[1191]
O Bloco de Esquerda continua, inteligentemente, a tirar dividendos da cobertura mediática que se tem vindo a fazer à "Marcha do Emprego" que vem a caminho de Lisboa (Seguir o link para ler 70 hilariantes medidas contra o desemprego e de como a marcha demonstra bem a "capacidade governativa" - SIC- do Bloco).
As televisões têm oferecido aos telespectadores um dos mais degradantes espectáculos de que tenho memória. Mostrando um punhado de "marchantes" nas mais inusitadas poses e figuras. A última mostrava os marchantes mascarados de vacas que, presumivelmente, simbolizariam as vacas magras, nossas companheiras de infortúnio. Os marchantes (numa espécie de trote cavalar) iam evoluindo (de forma bovina) numa rua que eu penso ser de Guimarães. Só vi duas vacas. Perdão, dois marchantes a fazer de vaca. Vi ainda um grupo de curiosos num passeio a rir e a cavaquear. Relances de Louçã com cara de caso a olhar para aquilo tudo, que era como quem olhava para "aquilo nada", já que era de nada que se tratava. O espectáculo era tão pífio que eu, alheio ao bloco, senti alguma comiseração pelo exemplo pires, trapalhão e néscio que o Bloco ia proporcionando.
Mais tarde, Louçã disse umas banalidades e, entre outras coisas, chamou Corleone, em tom jocoso (tom jocoso em Louçã corresponde a olhos a saltar das órbitas, maça de Adão em vai-vem contínuo, jugular dilatada e pupilas com o diâmetro da cabeça de um alfinete…), a alguns empresários da nossa praça. Duas ou três dezenas de marchantes caminharam, mais tarde, por uma rua abaixo, já sem vacas.
Mas os olhinhos de Louçã pareciam dizer: - Que importa o fiasco se logo vou ter quatro televisões (no mínimo) a falar da marcha? Mais tarde, pela noitinha, ao deitar, Louçã fará sua oração do costume que deverá ser mais ou menos assim. Abaixo os Corleones deste Mundo e que Deus os conserve no poder por muitos anos e bons para eu poder continuar a brincar aos políticos e aos economistas.
3 Comments:
Aprendi com quem sabe que o Louçã é um homem sério e brilhante, que publicou diversos livros e foi aluno de notas 20. De facto, ele está sempre com ar de quem vai ter um ataque apoplético. Talvez não fizesse melhor se pudesse (é só ver o triste exemplo do Lula desde que chegou ao poder), mas que no estado em que estão as coisas é difícil não ter ataques, lá isso...
E as vacas até que estavam giras: lembrou-me a manifestação popular de bumba-meu-boi lá no Brasil e sabes como a saudade dói!
Beijinhos
125_azul
Não gosto de utopias, sempre que saltamos de um plano puramente filosófico e passamos a lidar com aspectos reais da vida das pessoas.
E este homem é uma utopia com umas quantas dioptrias em cada olho. E quanto a ser brilhante, vais desculpar a minha discordância mas todas as teorias que ele explana no campo da economia são de uma fragilidade atroz e sempre sustentadas por uma carga ideológica muito grande. E não há racionalidade que acomode ideologias, sejam elas quais forem.
Beijinho para ti e não te zangues comigo :)))
Luísa
Bem que ele podia ir ser do contra para outra freguesia :)))
Enviar um comentário
<< Home