sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Amanhã há touros bravos


[801]

Há uma razão forte para eu embirrar com a bonita cidade de Santarém – os escalabitanos, pelo menos alguns deles.

Por causa deles, uma vez vi-me envolvido numa cena de soco e pontapé só porque eu não sabia que D. Nuno Álvares Pereira era de Santarém (é??). Outra vez, um fulano gordo com pelos nos braços e testoesterona na língua entrou numa pastelaria chamada Bijou (que eu penso ainda existir…), puxou de uma faca e disse que ia matar-me porque eu andava a f… a irmã dele (ipsis verbis). Uma outra vez, uma senhora bonita e que se benzia imenso chamou-me maricas, entre duas chávenas de chá, porque eu tive a ousadia de dizer que achava a festa de touros algo bárbara. Não exagerei muito… disse que respeitava as tradições e assim, mas que aquilo de andar a espetar ferros num touro em público me parecia algo primitivo, mas foi o suficiente para a senhora se benzer outra vez e me chamar maricas, m-a-r-i-c-a-s com todas as letras.

Finalmente, recordo-me de ter acedido a ir a uma Feira do Ribatejo, ter entrado num restaurante chamado "burladero" e ter recebido um tremendo soco entre os olhos, assim de repente e sem eu esperar - foi passar a porta e apanhar o murro, que me deixou semi insconsciente durante uns minutos, estendido no chão, enquanto um grupo de valentões me pedia desculpa, porque me confundiram com um fulano qualquer que andava a "montar" (foi mesmo assim que disseram) a irmã de um deles (as irmãs são muito disputadas, pelo que percebo…) e que ele (o montador) merecia um atesto de porrada, que julgavam que era eu (eu, euzinho, que tinha chegado duas horas antes de Lisboa…) e que não me podia ir embora, pediam-me desculpa e que tinha , t-i-n-h-a de ir beber umas amêndoas amargas com eles, que tínhamos de ficar amigos, e mais umas jeropigas e uns "traçados" e tal e etc..

Eu penso que esta é matéria já mais que suficiente para que compreendam o meu receio em ir a Santarém. O tema recorrente é um bocado assim para o touro, para a cueca, para os copos, para o murro e pontapé e para os gajos que "montam" umas gajas (irmãs, sempre elas…) que é para isso que as gajas se fizeram, para ser montadas e depois haver uns estimáveis motivos para se andar ao estalo.

Isto vem a propósito de amanhã se iniciar o dia (ou a semana… do touro bravo, TSF dixit). Estão mesmo a ver onde é que eu NÃO vou este fim de semana. É que além de touros bravos aquilo anda cheio de gajos que não gostam que montem as irmãs, dão murros e facadas e ainda acham que eu sou obrigado a conhecer a terra natal do D. Nuno Álvares Pereira. Além de que, touro por touro, eu é mais mansos. Embora sem a nobreza a afficcion dos primeiros, são muito mais pacíficos…
Bom fim de semana para todos

NOTA: Qualquer semelhança deste post com factos reais NÃO é coincidência. Mas, tirando estes pormenores, adoro Santarém e o facto de lá haver um Museu dos Cacos não significa que tenha andado tudo à chapada, quando o fizeram.

20 Comments:

At 4:45 da tarde, Blogger Teófilo M. disse...

Olá espumante,

o tal de Nun'Álvares ao que parece é de Cernache do Bonjardim, em Castelo Branco, pelo que a cena de soco e pontapé foi iniciada poir quem não sabia que em Santarém terá nascido muita gente, mas esse não.

Quanto às histórias da perseguição das irmãs dos scalabitanos, já as minhas dúvidas se agigantam, pois as acusações são várias ;-).

Já agora, eu também poderei vir a ser apelidado de maricas se encontrar a mesma senhora na pastelaria.

Cumprimentos

 
At 5:36 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Ó Espumante, eu já estou como o Teófilo, acho muita irmã junta, na volta, há algum fundamento LOL

IL

 
At 7:00 da tarde, Blogger RAF disse...

Do que eu não gosto é de escalabitanos sem irmãs. Perdem o interesse todo.

Um abraço,
Rodrigo Adão da Fonseca

 
At 8:07 da tarde, Blogger Passada disse...

Lembro-me vagamente de ter estudado no colégio desse senhor que afinal não nasceu em Santarém que mui simpáticamente, dizem hoje ser um colégio assim meio que....mas do que me lembro havia disciplina meio ditatorial!

 
At 10:23 da tarde, Blogger Carlota disse...

Partilho a tua opinião, mas alargo-a aos ribatejanos em geral.
Tenho décadas de experiência sobre o Ribatejo e identifico um ribatejano em qualquer parte do mundo, forcado amador, defensor da castidade da irmã ou zaragateiro, sem que ele abra a boca para dizer seja o que for.
É uma das minhas melhores especialidades, só comparável com a minha mousse de chocolate belga ou com os meus quadros de ponto-cruz. :)
A costumeira beijola e votos de um excelente fim de semana!

 
At 12:12 da manhã, Blogger Sinapse disse...

Não sei, acho que ainda assim tiveste sorte por aqueles rapazes que te deram um soco não terem depois embirrado (como a outra da pastelaria) que eras afinal ma-ri-cas, não me parecem do género de se benzerem, pelo que a história poderia ter terminado com mais uns socos...

 
At 12:28 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

ah foste tu o que f---- a minha irmã! malandro. Mais um.

Abraço do ABM

 
At 1:02 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Ele é as mães de Bragança, as irmãs de Santarem!
lol

Tiaga de Vale de Estacas

 
At 1:37 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

TEÓFILO M

Tem razão quanto a Nuno Álvares Pereira. Espero que não nos peguemos ao estalo por causa disso. :)))) Quanto às suas dúvidas, posso asseverar que fui sempre vítima de mal entendidos
Um abraço

 
At 1:39 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

IL

Aproveita o comentário que fiz ao Teófilo. E do que conheces, sabes que a última coisa que eu faria seria ir namorar a irmã de um belicoso escalabitano :)))

 
At 1:41 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Rodrigo Adão da Fonseca
E acho que não gosta muito bem :))
Um abraço para si e para o Blue Lounge, meu companheiro diário de leituras!

 
At 1:41 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

mmicr
Nem sei se o colégio ainda existe, mas acho que sim...
Beijos

 
At 1:45 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota
De tudo o que dizes, "ficou-se-me" a mousse de chocolate e o ponto de cruz. Quanto à mousse, Bxl está um bocadinho fora de mão, mas há chocolate belga em Lisboa e podes sempre fazê-la em férias e levá-la para um jantarinho de bloggers.
Quanto ao ponto de cruz, reconheço o meu convencimento de que isso era desporto de velhinhas, afinal as "mecinhas" de 22 (é 22 não é?):)))) também pontocruzam
:
Beijolas e vou-me deitar que já tenho as pálpebras a fechar!

 
At 1:46 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota (outra vez)
Como é que tens... décadas de experiência de Ribatejanos???? Décadas?

 
At 1:47 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse
Obrigado pela visita e vejo que Bruxelas tem uma fortíssima representação na Blogos.
Felicidades para o neófito e um beijinho.

 
At 1:51 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

ABM

Eu conheço um ABF... mas não estava a vê-lo a fazer este tipo de comentário. De repente... eis que a luz se instalou e me iluminou as meninges e vi que ABM só há um, que é você e mais nenhum.
Vejo que a conversa telefónica desta tarde deu frutos e espero que não ande a derramar o talento por jornais menores (!...) e abra um blog.
Um abraço

P.S. Nem de propósito, vi no Telejornal o ""velho Kok Nam à porta do Savana a balbuciar qualqwer coisa em frente da turba enfurecida...
Ossos do ofício :)

 
At 1:53 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Tiaga de Vale de Estacas

Que se não pense que um alfacinha como eu não sabe onde é Vale de Estacas, ali mesmo junto à Portela das Padeiras, estou certo ou errado?
Agora, Tiaga, Tiaga é que não conheço nenhuma...

 
At 1:47 da tarde, Blogger Carlota disse...

Caro Espumante, quem tem 22 anos de idade já tem pelo menos duas décadas, não é? Eu tenho um pouco mais. Já reconheci publicamente que tenho pelo menos duas décadas e meia e fico-me por aí, que já vou tendo idade para começar a mentir sobre o número de anos que compõem a minha. :))

 
At 11:18 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota

Acho graça a esse teu ar quase de culpa quando dizes "já reconheci publicamente", etc :)))
beijolas

 
At 7:36 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Beg
É o que dá não ler os comentários todos :))) Lá em cima, no primeiro comentário, o Teófilo M faz essa correcção.
De qualquer maneira obrigado pelo cuidado e eu espero que ele não retire o sentido do post.
bejinho e obrigado

 

Enviar um comentário

<< Home