terça-feira, setembro 13, 2005

Fica a Intenção



[558]

Nunca tive uma especial atracção pelo partido do taxi. Da bondade da sua génese resvalou-se sempre para a mediocridade dos seus mentores, pelo que o CDS/PP sempre me passou mais ou menos ao lado. A verdade é que, do meu ponto de vista, atingimos um estádio de diluição total das ideologias que alimentavam os programas dos governos e exaltavam os puristas das ideias dos grandes vultos da história. Se repararmos bem, de há muito que a história parou de produzir grandes vultos, seja porque os grandes vultos se dissiparam numa saudável valorização e alargamento das elites, seja porque as grandes causas políticas e ideológicas se acantonaram na utopia, por força do desenvolvimento da ciência e das tecnologias – hoje por hoje o mais eficaz instrumento para o bem estar dos povos, que dele precisam bem mais do que a já insuportável retórica dos puristas das ideias.

Isto para dizer que irei votar em Maria José Nogueira Pinto (Nunca cheguei a recensear-me em Cascais, depositando o meu voto regularmente na freguesia de Santa Maria dos Olivais). Estou farto das tiradas falaciosas de Carrilho, à la PS, recuso-me a ouvir sequer as ideias (????) de um fulano qualquer que faz mister de empatar e complicar a vida aos lisboetas, à la Bloco, simpatizo com a figura de Rubens de Carvalho mas recuso-me a ser governado por um comunista seja em que circunstância for e Carmona Rodrigues tem borbulhas e arregaça muito as mangas para o meu gosto.

Eu não conheço bem a Maria José. Mas tenho a percepção de que é uma mulher séria, competente e, aparentemente, desenvolveu um excelente trabalho na Misericórdia, parece-me decidida, culta, sabe falar, veste-se bem, tem presença e oralidade, enfim, não vislumbro uma verdadeira razão para não votar nela, ao contrário do que acontece com todos os outros candidatos. Sinto, até, que poderia ser uma estimável alavanca de mudança em Lisboa.

Provavelmente ela não ganhará. As pessoas foram ensinadas a partidarizar tudo o que tenha a ver com o papelinho nas urnas e acredito que esta fidelização ao clube seja ímpar, relativamente aos outros países europeus. Por isso, a coisa vai ser disputada entre a placidez e bonomia de Carmona e a figura circense de Carrilho. Mas… fico de bem com a consciência.

Zezinha a Presidente da Câmara Municipal da minha cidade, já.

7 Comments:

At 5:26 da tarde, Blogger Guarda-factos disse...

Escolha de uma sensatez inquestionável!

(Se bem que não carecia um só mindinho de testa para regurgitar qualquer um dos outros candidatos... :))

 
At 9:32 da tarde, Blogger Hipatia disse...

E há mais um pormenor: a Zezinha é "gaija" e, portanto, vai perder. Porque os gajos (assim mesmo: os gajos) nunca poderiam votar numa mulher. Ainda lhes caia qualquer coisa.

Quanto às ideologias... suponho que estamos a precisar de inventar umas quantas novas. As grandes ideias do séc XIX, preencheram o séc. XX, mas acho que morreram no início dos anos 90, enquanto o Leste se sacudia no seu estertor moribundo, a ONU favorecia a primeira Guerra do Iraque e, num mundo cada vez mais "popular" e "popularucho", os grandes ideais nascidos na alta cultura perdiam validade. Sobra-nos hoje a possibilidade de criar ideias novas e de propor novas ideologias. Mas terão de ser construídas de forma diferente: terão, necessariamente, de nascer do ideário popular e, depois, migrarem para a alta cultura se, no entretanto, esta não desaparecer por completo.

 
At 10:07 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

-Que pena não votar em Lisboa...
Resta-me votar ...contra o Ruas!

 
At 1:54 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

JoãoG

Bem aparecido :)
Sensatez foi coisa que, geralmente, não fez parte do meu código genético... mas, enfim, desta vez deu-me para aqui. É que não há pachorra mesmo, para tanto dislate. Vou votar na Zezinha, mesmo correndo o risco de duvidarem, da minha sanidade mental. E não digo mais nada porque eu sei que o JoãoG sabe que eu sei que o João sabe do que estamos a falar... :)))

 
At 1:59 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Hipatia

Ó "gaija do norte". Também, não exageremos. Então e a Felgueiras não é gaija? E a de Leiria? e a outra de Benavente do Bloco? E a Edite Estrelinha quando esteve em Sintra? E... pera aí a ver se me lembro... bom, também em 302 câmaras, não me posso lembrar das gaijas todas :)))

Quanto ao que dizes sobre as ideologias, para te responder, dava um post. Mas diz-me uma coisa. É obrigatório criarmos ideologias? Esta extraordinária terndência nossa, humana, de passarmos a vida a criar é, sem dúvida, uma alvanca de progresso. Outras vezes, mais valia empenharmo-nos em aperfeiçoarmos as que já temos.
Mas isto digo eu ... que não sou candidato a coisa nenhuma. Tirando o tal café, claro :))
Beijinho

 
At 2:00 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

gbc

Presumo que vote em Viseu... o Carrilho, salvo erro, é daí. Livraram-se de boa...
:))))

 
At 8:06 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO

Concordo 100% com o que dizes. Essa do "lixaste-me estás lixado" é uma expressão curiosa e que não me ocorrera e eu acho que é isso mesmo que se vai verificar. Talvez até nisso, porque ela está menos comprometida com aquela gente, a Zezinha tivesse mais espaço de manobra.
Quanto a Kaskais de baixo (que eu nem sei bem onde é mas, pelo que leio no Chuinga, me cheira à Câmara de Oeiras, não te invejo as opções :))))) E sobre a falta de água, olha. Aqui em Kaskais de cima,são oito da manhã e e eu estou sem água para tomar banho. Desde ontem à noite, aliás. Não sei como vou fazer mas, na volta, visto o roupão, meto-me no carro com uma muda de roupa e vou tomar banho à casa da minha velhota...
É inadmissível estar um tão longo poeríodo sem água.
beijo para ti

 

Enviar um comentário

<< Home