There we go again...
[485] - Não estou tão certo como muitos de que a candidatura de Mário Soares seja tão inócua como pode parecer.
Uma eventual vitória de MS constituiria um rude golpe no conceito que ainda tenho do meu País e dos meus compatriotas. Este homem não serve para presidente do meu país e se mais razões não houvesse (e há...) chegariam estas que JPP brilhantemente sumariza e que aqui trancrevo, com a devida vénia.
Se se confirmar uma candidatura de Mário Soares ela dará de imediato todo sentido a uma eventual candidatura de Cavaco Silva. A candidatura de Soares será o protótipo do intervencionismo presidencial, ao modelo do seu segundo mandato, dominado pela utilização do lugar presidencial para derrubar a todo o custo o governo. Este intervencionismo será agravado pelas posições extremistas de Mário Soares em matérias tão importantes como a política externa, onde Soares está mais próximo do BE do que do PS, ou na economia, onde Soares tem hoje teses anti-capitalistas próximas dos movimentos anti-globalizadores, ou em matéria europeia, em que é um europeísta radical. Com Soares, mesmo para o PS e sobretudo para o governo do PS, a sua candidatura é sinónimo de instabilidade. Cavaco Silva, pelo contrário, é mais sensível ao que é meritório na actual situação: possibilidade de estabilidade política, governo de legislatura, política com elementos de austeridade (ver-se-á se continua...), moderação na política externa.
Soares será o candidato da instabilidade e Cavaco da estabilidade.
E o que JPP refere não é uma opinião. São verdades incontornáveis, é a realidade, é matéria factual. Tão simples como isso.
Mas habituado como estou à tendência de voto dos portugueses, receio o pior. Ou seja que a luta se torne mais derimida que o esperado e que Cavaco Silva se "canse", que é o que parece acontecer cá pela paróquia, quando se tem de lutar contra a irracionalidade, como recentemente aconteceu com Campos e Cunha.
Se eu fosse crente, pediria que deus nos guarde de Soares. Como não sou, fico na esperança que a candidatura que se lhe oponha (seja ela qual for) tenha o génio e discernimento suficientes para um cabal esclarecimento dos portugueses sobre a possibilidade de escrutinarmos e avalizarmos uma candidatura que nada pode trazer de bom. Não para Mário Soares, mas para aqueles que, como eu, têm filhos ainda muito jovens e que merecem um país melhor.
8 Comments:
Soares parece já imparável.
Estive com ele há dias, o peso da idade nota-se muito bem, o que, a somar às razões de natureza política que JPP sumariza, faz uma mistura explosiva. Estamos mal, ficaremos muito pior.
sinceramente na politica não me meto, mas vocês estão sempre prontos a criticar quem se candidata, não os vejo dizer que certa pessoa é que seria a ideal...
seja lá quem for que anuncie a sua candidatura já é motivo para a deitarem abaixo e descobrirem todas as razões para que ela não o faça.
Ou então se até gostam da pessoa que lá está, só se vê que ela está a fazer asneira. a esta hora não dá para dizer mt mais. fikem bem. vou dormir que o meu mal é sono!!!
Isto agora sem luz ao fundo do túnel fica imparável! Como se faz um sorriso triste em linguagem de net? Porque é como me sinto agora...
Beijos
crack
É a vida, como dizia o outro...
cláudia
A minha legitimidade em criticar Soares é rigorosamente a mesma legitimidade que tens em criticar quem critica Soares, neste caso, eu. De resto, eu não critico Soares, eu limito-me a lamentar como é que tal candidatura poderá, ainda, suscitar votos. Mas isto, digo eu ...
Respeito toda a gente e as ideias de toda a gente e espero sempre que respeitem as minhas.
Beijinho para ti :)))
pitucha
Lá vou eu aumentar a conta de kompensan na farmácia...
:)
Por outras razões, também discordo da candidatura de Soares. Um beijinho para ti e boa semana!
Madalena
A semana já começou...E começou de forma algo pesada, para mim. Ando cansado e a precisar de férias.
Beijinho para ti
Enviar um comentário
<< Home