Mamona de prata
[4680]
Patrícia Mamona ficou em segundo lugar na modalidade de triplo salto, no Campeonato Europeu de Atletismo que decorre em Helsínquia.
Primeiro, sorri, inevitavelmente, por caua do nome. Depois ouvi a Patrícia a ser entrevistada e a expressar-se em português límpido, sem sotaque e, mais importante, com uma notável fluidez do discurso, hoje por hoje talvez a maior dificuldade que os portugueses demonstram, sempre que têm de se expressar em público.
Depois fui à Wikipédia e entendi. Patrícia é portuguesa, nasceu em Lisboa mas está a estudar medicina nos Estados Unidos. E pode até nem vir a ser uma excelente médica, mas de uma coisa estou certo. Tem uma oralidade desenvolta, sem hiatos, erros de concordância e sem vícios de linguagem, que é a situação mais comum nos estudantes em Portugal. Acresce que percebi neste episódio um exemplo de verdadeira integração. Entenda-se, a melhor integração é não se falar nela, deixá-la fluir e ela acontece. Bem mais depressa e mais eficazmente do que a bateria de procedimentos politicamente correctos que pululam por aí ou mil gabinetes de trabalho da Câmara de Lisboa no Intendente.
.
Etiquetas: desporto, integração
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home