A nobreza e a fidalguia (touro e toureiro) a merecerem uma acção de graças
[3837]
Impossível passar ao lado desta excelente sequência fotográfica do Jansenista.
A morte como espectáculo e o escrúpulo do horror mimetizados numa autêntica barbárie cultural ataviada com um fundo pretensamente tradicional e a liturgia dos bons costumes das boas famílias. Vela acesa, oração de preito à carnificina e, depois, uma acção de graças pelo regresso em segurança do artista e pela nobreza do bicho compõem o ramalhete de uma tradição que tem mais a ver com as nossas idiossincrasias do que à primeira vista possa parecer.
E.T. Infelizmente a abolição das touradas está a veicular uma dinâmica política, uma «arma de arremesso» como se diz agora em «politiquês» e que pouco tem a ver com a genuína repulsa pelo espectáculo grotesco de ver uma multidão aplaudir a «nobreza» de se matar um animal aos bocadinhos.
.
2 Comments:
Agora que já sei que foi para me provocar, gostaria de convidá-lo para uma conversa construtiva sobre touros e touradas ao almoço.
Sem as fotografias...
P.S.: Também há fotografias muito impressionantes de toureiros a morrerem em praça, se quiser posso ir procurar algumas para si.
Como também há fotografias de boxeurs a morrerem no ringue (por opção, por fama, por dinheiro, no fundo por um vida boa).
Abraço
Eu estava pronto para a discussão, mas a qualidade da ementa e da companhia, "mai-la" a sua habitual destreza em não me deixar acabar as sentenças, sozinho ou com a ajuda do JC, inviabilizou o debate :))))
E se mais não houvesse, bastou o episódio da linha erótica da empresa, superiormente tratada pela superlativa RL, para abafar quaisquer ouros temas :)))
Enviar um comentário
<< Home